3.10.16

bolo de limão e tomilho


Este bolo está, com certeza, entre os melhores bolos de limão que já provei. Lembro desta receita quando assistia às inúmeras reprises do programa do Nigel Slater que passava, anos atrás, na televisão. Até que finalmente me dei conta que tinha a receita dele no livro. Desde então o bolo virou freguês aqui em casa. Na última vez que preparei, neste final de semana, a Clara cismou que queria me ajudar com o bolo, logo começou a empurrar a cadeira para a cozinha, afim de subir na cadeira e despejar colheres de farinha na batedeira. Eu acho muito divertida a iniciativa dela me ajudar na cozinha, e por isso, a massa do bolo bateu por muito mais tempo - até que ela terminasse de colocar toda a farinha - e isso resultou num bolo ligeiramente diferente das outras vezes que fiz, ficou bem mais macio. Sinceramente não sei qual versão que preferi: bater menos e ter um bolo mais esfarelento, ou bater bastante e ficar super macio. Talvez as duas, porque o sabor não se altera e o bolo é maravilhoso de todo jeito. Receita do Notes from the Larder: A Kitchen Diary with Recipes.

bolo de limão e tomilho
bolo:
150g manteiga, temperatura ambiente
200g açúcar
4 ovos grandes
100g farinha de trigo
100g farinha de amêndoas
½ colher (chá) fermento em pó
raspas de 1 limão siciliano
1 colher (chá) folhas de tomilho

calda:
4 colheres (sopa) açúcar
suco de 2 limões sicilianos
½ colher (chá) folhas de tomilho

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês (23x10cm) e forre com papel manteiga. Misture a farinha de trigo, farinha de amêndoas e fermento, reserve. Passe no pilão as raspas do limão e as folhinhas de tomilho. Na batedeira coloque a manteiga e açúcar, bata até formar um creme fofo e claro. Adicione os ovos, um a um. Em seguida coloque a mistura de farinhas, aos poucos. Bata até incorporar bem. Por último a raspa de limão com o tomilho, bata para misturar bem. Coloque a massa na forma preparada, nivele com uma colher e asse por 45 minutos, ou até um palito sair limpo.
Enquanto o bolo assa, prepare a calda.  Numa panelinha coloque todos os ingredientes, mexa até o açúcar dissolver. Deixe ferver uns minutinhos.
Assim que o bolo sair do forno coloque sobre uma gradinha para esfriar. Fure o bolo diversas vezes com um palito de dente, para a calda ser melhor absorvida. Despeje a calda por todo o bolo, e deixe esfriar antes de desenformar. Para manter o bolo úmido conserve-o embrulhado num filme plástico.