2.6.16

barrinhas de limão e gengibre


Ultimamente tenho levado a Clara comigo nas compras do sacolão, embora tenho tempo para ir enquanto ela está na escola. É uma forma de inserí-la no mundo da comida, para que ela aprenda que tomate não é só aquele que está nadando junto ao macarrão, que batata é algo além de palitinhos fritos ou uma pasta chamada purê. Na vida real ela me ajuda a colocar as coisas nos saquinhos, depois se desinteressa e quer correr pelo galpão onde se situa o sacolão, e obviamente pedir marshmallows de uma banca próxima, que estrategicamente estão colocados bem à altura dos seus olhos. E foi nessas que ela quis colocar mais limões sicilianos no saquinho do que eu estava disposta a levar, mas ao invés de retirar e devolver os excedentes, trouxe para casa para ver o que faria depois. Fiz várias coisas com os limões, mas felizmente estavam suculentos demais e teimavam em durar por mais tempo que eu previa. Até que lembrei das lemons bars, ótima forma de "gastar" limões, e uma combinação com gengibre, que vira em algum lugar, provavelmente no instagram. Encontrei esta receita, bem fácil, pois não precisa de batedeira, prática e rápida. Ficaram do jeito que eu gosto, bem azedinhos, e talvez colocaria até mais gengibre. Receita adaptada daqui.

barrinhas de limão e gengibre
massa:
7 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) açúcar
¾ colher (chá) baunilha
pitada de sal
1 xícara farinha de trigo

recheio:
1 xícara açúcar
3 colheres (sopa) farinha de trigo
3 ovos grandes
1½ colher (chá) raspas de limão siciliano
½ colher (chá) genbibre ralado
½ xícara suco de limão siciliano
açúcar de confeiteito, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte levemente uma forma quadrada de 20cm e coloque por cima uma folha de papel alumínio de modo que cubra todas as laterais da forma, formando duas alças para auxiliar no momento de retirar da forma, reserve. 
Numa tigela derreta a manteiga, coloque o açúcar, baunilha e sal, misture bem, em seguida coloque a farinha aos poucos (eu não utilizei toda a medida de farinha), até formar uma massa de biscoito. Coloque a massa na forma preparada, preenchendo toda a forma e nivele. Leve ao forno até dourar bem as bordas e ficar levemente dourado no centro, cerca de 20 minutos. Enquanto isso prepare o recheio. 
Em uma tigela coloque o açúcar e farinha, misture bem, junte os ovos e bata com um fouet, coloque as raspas de limão, gengibre e suco de limão, misture bem. Quando a massa de biscoito estiver pronta, diminua o forno para 170ºC, retire a forma e coloque por cima do biscoito quente a mistura do recheio, leve de volta ao forno e asse por mais 20-25 minutos, ou até o recheio parecer seco. 
Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha, só depois retire da forma, usando as "alças" de papel alumínio, e fatie em 16 pedaços médios, ou 25 pedaços pequenos. Polvilhe com açúcar de confeiteito, se desejar.