21.6.12

torta de cebola e tapenade


Com o tempo fui deixando de comer carne com freqüência e não foi nada planejado, ou por alguma restrição, simplesmente foi deixando de fazer parte do meu cardápio. Sei lá, passei a achar meio sem graça, sem gosto e a textura da carne na boca durante a mastigação me incomoda um pouco, não sei explicar o motivo. Agora apenas como quando sinto vontade, me satisfaço, passa e não pretendo ser vegetariana. E por algum motivo me sinto mais leve assim, é uma leveza digestiva, que me deixa mais disposta, sem aquela leseira pós-refeição, que me fazia ficar igual uma jibóia depois de comer boi. Enfim, esta torta reflete mais meu estilo atual de alimentação, se bem que nem sempre quase nunca estou afim de demorar tanto tempo preparando algo para almoçar/jantar, reflete mais meu paladar, com sabores fortes e variados (que não encontro mais nas carnes em geral). Servi acompanhada de um pouco de rúcula - salada sem nenhum tempero é a nova mania do momento por aqui. Receita do Cooking at Home, definitivamente meu melhor livro de receitas.

tapenade: 
½ xícara azeitona preta, sem caroço
1 colher (sopa) alcaparra
2 colheres (chá) anchova, picada
1 colher (chá) raspas de limão
1 colher (chá) alho picado
pimenta-do-reino 
2 a 3 colheres (sopa) azeite

recheio:
3 cebolas grandes, fatiadas em meia-lua
1 colher (sopa) azeite
2 colheres (sopa) manteiga
1 colher (sopa) farinha de trigo
sal e pimenta a gosto
2 colheres (chá) tomilho fresco, picado (usei metade do seco)
2 ovos
200m creme de leite
60g queijo emental ralado (ou outro queijo que derreta bem)

massa:
1 ¼ xícara (200g) farinha de trigo
125g manteiga gelada, picada
¼ colher (chá) sal
2 a 3 colheres (sopa) água gelada

Comece pela tapenade. Coloque todos os ingredientes no processador e bata até formar um purê, se necessário coloque um pouco mais de azeite. Reserve. A tapenade dura por até 5 dias na geladeira, se fizer com antecedência, deixe em temperatura ambiente para usar na torta.
Descasque e fatie as cebolas. Numa panela grande aqueça o azeite e a manteiga, em seguida coloque a cebola, mexa bem, deixe cozinhar em fogo baixo por 20min, mexendo de vez em quando. Passado o tempo, tempere com sal, pimenta e coloque a farinha de trigo, mexa por 2min. Adicione o tomilho, mexa bem, desligue o fogo e reserve. Numa tigela coloque os ovos, creme de leite, um pouco de sal e pimenta-do-reino e mexa bem. Reserve.
Para a massa. Pré-aqueça o forno a 220ºC. Coloque no processador a farinha, manteiga e sal, processe até formar uma farofa úmida, adicione água aos pouquinhos, até ficar homogêneo. Coloque a massa numa bancada e amasse algumas vezes, mas não manipule demais a massa. Se necessário, enfarinhe ligeiramente a bancada e abra com um rolo, formando um círculo para forrar uma forma redonda de fundo removível de 24cm. Forre com a massa, disponha uma folha de papel alumínio por cima e coloque feijões crus - para formar pesinhos. Leve ao forno por 8-10min. Passado o tempo, retire do forno e abaixe a temperatura para 180ºC. Deixe esfriar um pouco e retire os feijões e o papel.
Montagem. Espalhe a tapenade sobre a massa pré-assada. Por cima coloque a cebola e arrume para ficar uniformemente espalhada. Em seguida despeje a mistura de ovos e creme de leite. Por cima espalhe o queijo ralado, se preferir, coloque um pouco mais de pimenta-do-reino. Leve ao forno por 25min, ou até ficar dourada. Espere uns 10min antes de servir.