Muitas vezes eu reclamo por não haver nenhuma padaria realmente boa perto da minha casa. Porém a cada vez que eu testo uma receita diferente de pão e o resultado é satisfatório, penso que não há motivo para lamentar a falta de boas padarias. Um pouco de paciência, tempo e bons ingredientes transformam a cozinha de qualquer casa na melhor padaria do bairro - sem falar naquele aroma de pão saindo do forno, que é a parte "não tem preço" da diversão. Este pão demora para ficar pronto, foram 4 horas do momento que separei os ingredientes até colocá-lo na gradinha para esfriar, contudo, não dá trabalho quase algum para fazer, a sova é muito breve e basta respeitar todos os tempos de fermentação. Receitinha boa da Martha Stewart.
2 xícaras água, temperatura ambiente
¾ xícara azeite (de preferência extra-virgem)
4 ½ xícaras farinha de trigo para pães
30g fermento biológico fresco (2 tabletes)
1 colher (sopa) sal grosso triturado (não tinha, usei metade dessa medida de sal comum)
Numa tigela grande coloque a água, azeite, farinha e fermento. Misture bem com uma colher de pau (achei mais fácil com garfo), até o fermento se dissolver, cubra com filme plástico e deixe num lugar morno e sem corrente de ar por 1h a 1h15. Se tiver uma batedeira que bata massa, use o batedor de gancho, coloque a massa na tigela, adicione o sal e bata em velocidade baixa até o sal incorporar à massa, aumente para velocidade média e bata por 3min, até a massa desgrudar dos lados, vai ficar grudenta. Dá para fazer o mesmo usando uma colher, basta mexer a massa com uma colher grande por uns 5min. Vire a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove por 1min, evite adicionar *muita* farinha. Coloque a massa numa tigela untada com óleo, cubra e deixe fermentar no mesmo local morno por mais 1h. Passado o tempo, despeje novamente a massa na superfície enfarinhada, retire levemente o ar, faça um retângulo e dobre-a como se fosse uma carta comercial, vire a massa, de modo a deixar a parte com as dobras virada para dentro. Cubra com o filme plástico untado com óleo e deixe descansar por 15min. Então faça uma bola com a massa, usando as duas mãos em forma de concha e rodando a massa até dar o formato redondo. Transfira a massa para uma assadeira polvilhada com um pouco de fubá e deixe por 30min. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220ºC. Faça 4 cortes em volta da massa, formando um quadrado, polvilhe com um pouco mais de fubá e leve ao forno por 35min, ou até ficar bem dourado.
Se preferir, divida a massa em 16 porções de aproxidamente 70g, e faça pãezinhos. Asse por 20min.
Embale num saco plástico, em temperatura ambiente dura por até 4 dias.
Fiz meia receita acima, e rendeu um pão médio.
Adoro pão de azeite, que maravilha. Tenho a sorte de morar perto de boas padarias mas a verdade é que acabo sempre fazendo o meu pão em vez de comprar. Sabe melhor, fica melhor e podemos fazer pão daquilo que nos apetecer na altura :)
ReplyDeleteEsse pãozinho ficou lindo!
ReplyDeleteDeve ser delicioso.
Beijinhos
Muito apetitoso este pão, imagino o aroma e o sabor.
ReplyDeletebjo
Este pão ficou lindo amiga so o aspecto dele da vontade de comer, so lhe falta uma coisa a PLANTA!!!!!!!!!!!!!!
ReplyDeletePães feitos em casa tem um Q de especial nao é? Acho que é o amor e dedicação que colocamos. Só de saber que foi feito por nós já se torna uma delícia ;)
ReplyDeleteahhh, o famoso pão! tava aqui esperando a receita, pra ler os ingrês, pensar no tempo que leva pra ficar pronto, e saber que vai demorar ainda pra eu me jogar na vida panificadora...
ReplyDeletemas, ei, a carta de alforria tá chegando! espero que com ela, eu tenha tempo de sovar pão também, porque me morro de inveja quando vejo eles tão lindos por aqui!
beijão!
Ah, Quéroul, esse pão é tão besta de fazer - só com o timer ligado pra não esquecer dele - que dá pra fazer escrevendo relatório ;)
DeleteOi querida
ReplyDeleteRealmente não tem do que reclamar, por não ter boas padarias por perto, pois esse pão parece maravilhoso!
Bjos
Léia
imagino o sabor dêsse seu pão..delicia mesmo..bjo
ReplyDeleteQue pãozinho bom Tati!
ReplyDeleteConcordo com você. Nada com o cheirinho de pão quente pela casa.
Um beijinho.
Oi Tati,
DeleteO aroma chegou até aqui.
Bj,
Lylia
Hummm, estou aqui imagindo o aroma!!!
ReplyDeleteQue delícia!!!!
bjs...
ADORO FAZER PÃO,GOSTEI DO SEU FICOU LINDO E DEVE SER MUITO BOM.
ReplyDeleteBJS
Fiquei tentado a experimentar ;)
ReplyDeleteJotaSousa
http://searchncook.blogspot.pt/
Vc narrando a receita parece fácil... Aqui em Curitiba está tão frio, que estou meio receosa de fazer pão, até a cuca alemã está suspensa... Vamos ver se esta semana melhora o tempo, para eu me aventurar...
ReplyDeleteBeijokas e ótimo domingo pra vc!
www.amenidadesdekelly.blogspot.com
Tati,
ReplyDeleteVerdade seja dita, pão que é pão requer tempo e paciência, rsrs.
Mas o resultado vale muito a pena, como foi o caso deste pão que ficou
com um aspecto super apetitoso!
Beijo e boa semana!