16.8.20

sorbet de framboesa

Ainda estamos em quarentena, as escolas provavelmente reabrirão no final do mês, marido não voltará para o escritório neste ano, os números de casos aumentam, diminuem, o governo testa pessoas jovens assintomáticas, quase ninguém mais morre de coronga, mas as autoridades não explicam qual é a mágica - ou tratamento eficaz, ou "mutação" do vírus para baixar a letalidade - que fez as mortes baixarem tanto. Tenho uma caixa cheia de perguntas que não encontro respostas (e não é por falta de procurar informações confiáveis), nunca fez sentido para mim o discurso pronto de vírus mortal, achatar a curva, luvas, máscaras, quarentenzzzz. É difícil duvidar da eficácia dessas práticas sem cair para o lado do maluco de teoria da conspiração, nova ordem global e outras groselhas. Manter a sanidade está difícil para todo mundo, eu sei. Enfim, espero que daqui um, ou dois anos, todos nos sintamos bem ridículos ao lembrar do ano de 2020, dos nossos medos infundados e do dinheiro que gastamos comprando vacina, e que não deixemos de lavar as mãos regularmente, pelo menos isso!

Mas nem tudo são derrotas nos últimos seis meses. Felizmente sobrou um dinheiro economizado involuntariamente - porque tava tudo fechado - e deu para comprar uma sorveteira nova que fez a alegria deste lar no verão. As framboesas abundam no verão, são baratas, docinhas, eu gosto de comer pura mesmo, marido e filha preferem a versão sorbet. Já fiz tantas vezes esta receita que tenho memorizada, mas tenho certeza que até o próximo verão terei esquecido, então fica aqui guardado e quem saiba seja útil para mais alguém. Receita do site da BBC.

sorbet de framboesa  

500g framboesas
200g açúcar
270ml água
suco de ½ limão

Lave bem as framboesas e reserve. Numa panela coloque açúcar e água, mexa até diluir o açúcar em fogo baixo, assim que levantar fervura aumente um pouco o fogo e deixe por 5 minutos, até formar uma calda. Retire do fogo e deixe esfriar. No liquidificador coloque a framboesa, calda e suco de limão, bata até formar um purê. Passe tudo pela peneira para retirar as sementes. Coloque na geladeira por algumas horas, depois passe pela sorveteria.