8.9.15

bolinhos de abobrinha com milho


Sei que tem uma receita aqui com o mesmo nome, é o mesmo tipo de bolinho, fritters, mas são bem diferentes. Esta é uma receita de café da manhã, bem diferente do pingado com pão com manteiga que a gente come aqui, pois além dos bolinhos acompanha salmão defumado e uma salsa de avocado e tomate. Eu preferi servir no almoço, não queria descongelar o salmão para comer sozinha, e a Clara comeu junto. Crianças são imprevisíveis, coloquei apenas o bolinho no prato dela (junto com arroz e feijão) e deixei a salsa só pra mim, tinha certeza que ela não se interessaria por tomate cru, e não é que a criatura estica o olho para o meu prato e começa a comer os pedacinhos de tomate? A receita é desse livro, na hora confundi as bolas com o título e caí sem querer nessa música que tanto gostava nos anos 90 e tinha esquecido :)

400g milho fresco (usei em lata)
3 talos de cebolinha
2 ovos
1 punhado de salsinha (ou coentro), picadinho
150g farinha de trigo com fermento*
1 abobrinha, bem ralada

No processador de alimentos coloque metade do milho, cebolinha, ovos, salsinha e farinha, processe até ficar uma massa. Transfira para uma tigela grande. Esprema o excesso de líquido da abobrinha e coloque na tigela com a massa, junte o milho restante, misture bem. Acerte o sal e pimenta. Aqueça uma frigideira om óleo e coloque a massa às colheradas, formando uma panquequinha fofa, deixe cozinhar 2-3min de cada lado. Coloque sobre papel toalha.
*para 1 xícara de farinha de trigo, coloque 1 colher (chá) fermento em pó, ¼ colher (chá) bicarbonato de sódio e ¼ colher (chá) sal.

salsa:
1 avocado, picado
1 tomate, picadinho
1 talo de cebolinha
2 colheres (sopa) coentro picado
1 colher (sopa) suco de limão

Basta misturar todos os ingredientes. Faça bem antes de servir, assim o avocado não vai oxidar e ficar marrom.