4.1.15

frango assado com limão e alho


Olá pessoas! Antes do post quero desejar um lindo 2015 pra todo mundo! A propósito, este frango foi o primeiro almoço do ano, levei para a casa da minha mãe. Foi minha ideia assar um frangão de ano novo, mas eu nunca assei uma ave inteira, depois fiquei numa dúvida imensa sobre qual receita escolher, levando em conta que os comensais não gostam de nada que fuja do tradicional e eu não queria que primeiro frango fosse um fracasso logo no primeiro dia do ano. Catei vários livros, marquei várias receitas para futuros galináceos e fiquei com esta, bem simples e com um resultado maravilhoso. Confesso que esperava pouco, tipo um frango de padaria, mas que nada! Ficou super saboroso, crocante por fora, carne tenra por dentro... só de lembrar já dá saudade, e fica ótimo para um sanduíche depois de frio. Vamos à receita, tirei deste livro.

1 frango de 1,5kg (o meu foi de 2,3kg)
raspa de 1 limão
6 dentes de alho
2 limões
2 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) azeite
sal e pimenta a gosto
um punhado de salsinha picada

Lave todo o frango, retire miúdos e moela, seque bem com papel tolha. Tempere com sal e pimenta, espalhando por dentro e por fora da ave. Espalhe as raspas de limão por fora do frango e esfregue bem com as mãos. Corte o limão e use o suco da metade dele regando, também por fora e umas gotas por dentro. Com a outra metade, corte mais uma metade e insira na cavidade do frango, coloque os dentes de alho também. Amarre com barbante as coxas, deixe bem amarrado. À parte derreta a manteiga e misture o azeite, adicione um terço desta mistura na cavidade do frango e o restante espalhando por fora da ave. Leve ao forno, com o peito virado para cima, a 180, por 1h30 a 2h (cerca de 30min para cada 450g de frango). De vez em quando, regue a carne com seu próprio caldo que se formará. Para saber se está pronto, insira um garfo grande na coxa, se não sair nenhum suco e a carne parecer macia, está pronto. Esprema o segundo limão e deixe descansar por 15 minutos. Espalhe a salsinha picada e sirva.
Eu não fiz - fiquei com preguiça - retire o frango da assadeira, leve ao fogo o caldo que restou, mais ¼ xícara de água, ou caldo de frango, tempere com pimenta e sal, e deixe cozinhar, até reduzir numa consistência da sua preferência e formar um molho (no meu frango achei que o caldo que restou era o bastante), regue bem a ave. Sirva.