18.1.15

crumble de maçã e maracujá


Parece que eu não me canso de crumbles de maçã, né? Acho que não, pois não pude resistir quando vi maçãs grandes, verdes, e brilhantes (sei que aquilo é cera, mas que fica atraente, isso fica), trouxe para casa sem saber muito para quê. Daí junta que ultimamente estou viciada nas reprises da BBC durante a semana, na faixa das 18h, vejo e revejo os programas no Nigel Slater e do Bill Granger, deste último só tenho um livro dele, e com tantas reprises me deu vontade de pegar de novo o livro (já usei bastante, muitas receitas ótimas, mas acontece que do nada eu simplesmente esqueço um livro por meses e meses, e aconteceu com o pobre Bill), vi a receita, vi minhas maçãs e comprei alguns maracujás. As duas frutas combinam lindamente, e ainda tem o azedinho cítrico que tanto gosto. Receita do Bill Granger.

recheio:
6 maçãs Granny Smith, descascadas e fatiadas finamente
110g (½ xícara) açúcar
polpa de uns 3 ou 4 maracujás (depende do tamanho)

crumble:
100g (1 xícara) aveia flocos
125g (⅔ xícara) açúcar mascavo
40g (⅓ xícara) farinha de trigo
100g manteiga, amolecida

Pré-aqueça o forno a 180 e unte um refratário com capacidade para e xícaras. Misture as maçãs, açúcar e maracujá e coloque no refratário. Para fazer o topo, misture a aveia, açúcar, farinha e manteiga usando as pontas dos dedos, até formar uma farofa úmida. Espalhe sobre as maçãs, e asse por 25-30min até ficar dourado. Sirva com sorvete ou creme.