11.12.14

panzanella com hortelã e anchovas


Sabe quando você gosta bastante de um alimento, mas seu sistema digestivo não tem a mesma opinião? Eu sou assim com pepino, desde pequena, minha mãe fazia uma salada com pepino, tomate, cebola e sardinha em lata, como eu adorava tudo aquilo! Daí era passar o resto do dia "conversando" com o pepino. Mesmo assim eu continuo comendo, bem de vez em quando. Fiquei salivando quando encontrei esta receita, mas sempre adiava porque nunca tinha algum dos ingredientes. Agora eu tenho um vaso de hortelã em casa, quem sabe dá certo, é minha quarta tentativa em ter hortelã morando aqui em casa, tinha até pão italiano delicioso e artesanal de uma padaria famosa perto de casa. Aqui coloco a receita inteira, mas fiz uma única porção, meio a olho, ficou deliciosa.
Depois de muito tempo comecei a usar mais o instagram para fins comidísticos, colocando umas dicas de comida do dia-dia, se quiser vai lá em @tati_penteado.

salada:
400g tomates cereja - eu prefiro aquele italianinho, que é mais firme
1 colher (chá) sal
4-6oz pão dormido, picado
1 pepino, sem casca e sem sementes (retire usando uma colher)
½ cebola roxa pequena, picadinha
2 colheres (sopa) alcaparras
punhado pequeno de folhas de hortelã

molho:
2 filetes de anchova
1 dente de alho
sal e pimenta-do-reino
xícara azeite
2 colheres (sopa) vinagre de vinho tinto

Numa tigela coloque os tomatinhos cortados em quatro, coloque um pouco de sal, misture bem e deixe reservado por 15min. Passado o tempo, transfira os tomatinho para uma tigela grande e reserve o líquido que sobrar dos tomates drenados. Adicione o pão, pepino, cebola, alcaparras e uma parte da hortelã picada.
Para fazer o molho, coloque num pilão os filetes de anchova, alho, sal, pimenta e o restante da hortelã, triture bem até formar uma pasta grossa. Em seguida acrescente o suco reservado do tomate, azeite e vinagre. Triture mais um pouco, a pasta ficará mais rala. Despeje sobre a salada.
serve: 6-8 pessoas