4.9.14

brownie de farinha de amêndoa


Fiquei tão curiosa com o sabor deste brownie que nem me atentei ao fato dele ser gluten free. Logo lembrei da minha mãe, que é celíaca e poderia comer estes brownies, mas há contradições em todos seres humanos e minha mãe adora chocolates em barra, bombons, porém, detesta bolo de chocolate. Às vezes ela comenta comigo da moda das pessoas eliminarem o glúten da alimentação por acharem que faz bem à saúde, e diz que esse povo só faz isso porque pode, a qualquer momento, comer um pãozinho quentinho com manteiga, e arremata: gente besta. Não posso discordar, mãe.
Com ou se glúten, fato que estes brownies fizeram sucesso aqui em casa, marido ficou  trabalhando de madrugada e quando acordei na manhã seguinte só sobrou um quadradinho, pudera, são bem úmidos, doces na medida e intensamente chocolatudos. Receita daqui.

200g chocolate meio-amargo, uso dividido (ou chocolate ao leite)
½ xícara manteiga
3 ovos grandes 
¾ xícara açúcar
1 colher (chá) baunilha
¾ xícara farinha de amêndoas
2 colheres (sopa) cacau
1 colher (chá) café solúvel (opcional)
½ colher (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal

Numa tigela média coloque o 110g do chocolate e manteiga para derreter (usei o microondas, mesmo). Em outra tigela grande bata com fouet os ovos, açúcar e baunilha. Coloque a mistura de chocolate na tigela dos ovos e misture bem. Em seguida coloque os ingredientes secos e misture somente para incorporar, despeje numa forma quadrada de 20cm, untada e forrada com papel alumínio, espalhe o chocolate restante sobre a massa, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30min. Espere esfriar completamente para desenformar.