23.1.14

hambúrguer - por uma vida menos gourmet


A Donna Hay chamou esta receita de gourmet beef burger, eu poderia chamá-la de "hambúrguer gourmet", mas eu acho picaretagem essa moda de qualquer detalhe supostamente sofisticado ganhar a etiqueta de gourmet e custar algumas dilmas a mais por isso, ou seja, custa mais caro por nada, custa mais caro porque tem gente que acha bonito pagar caro nas coisas. Comentei com o marido que o título do post poderia ser: "como fazer quatro hambúrgueres de 35 reais gastando 25". Pois então, achei este hambúrguer super saboroso, leva ingredientes simples e baratos e a combinação toda na montagem do sanduíche fica deliciosa, além de ser dez mil vezes melhor que aquela receita horrorosa preguiçosa de carne moída + pó de sopa de cebola. E não, não é gourmet, é só pão com carne moída. Tá no livro Fast, Fresh, Simple.

para o hambúrguer:
500g carne moída
1 dente de alho esmagado
1 colher (sopa) molho inglês
1 colher (sopa) extrato de tomate
2 colheres (sopa) salsinha picada
sal e pimenta-do-reino

para servir:
4 pães
8 fatias de bacon
cebola caramelizada*
folhas de rúcula - ou a folha que quiser
queijo gruyère (usei também emmental, acho que um queijo com sabor forte combina melhor)

Para preparar o hambúrguer é só misturar todos os ingredientes numa tigela. Separe a carne em quatro porções iguais, e molde em bolotas achatadas. Frite-os numa frigideira grande por 4min de cada lado, coloque as fatias de bacon para fritar também. Corte os pães e toste a parte interna numa frigideira. Para montar, coloque o hambúrguer sobre uma metade do pão, duas fatia de bacon, queijo, folhas e cebola caramelizada por cima... e pão.
rende: 4 porções famintas

*para caramelizar cebola eu corto em fatias, coloco na panela com um fiozinho de óleo, açúcar mascavo, um pouquinho de shoyu (pouquinho, mesmo), sal e pimenta-do-reino. Mexo até ficar tudo envolvido nas cebolas, tampo a panela e deixo em fogo baixo, até as cebolas murcharem, às vezes coloco um pouquinho de água para ficarem mais tempo cozinhando e dourando. Para este prato, duas cebolas médias renderam muito bem.