17.1.12

sopa thai de frango com bifum


No ano passado uma das minhas melhores descobertas comidísticas foi a combinação de gengibre com leite de coco. Já fiz com camarão, sopa creme, adoro a combinação picante do gengibre com o doce aveludado do leite de coco, que nunca mais faltaram na despensa aqui em casa.
Até que num domingo de manhã, sem inspiração para o almoço, vi que esta receita estava marcada há tempos no livro Nigella Kitchen e resolvi aproveitar para fazer. Mudei um pouco o modo de preparo, pois não tinha frango assado pronto (se quiser aproveitar as sobras daquele frango da padoca, economiza muito tempo), então assei alguns filés, aproveitei os sucos que restaram na assadeira para fazer o caldo de frango, utilizando a mesma água que cozinhei os vegetais. Aliás, os vegetais usei aqueles que estavam à mão. E foi um belo almoço de domingo, comida com gosto de verão - essa foi minha definição para a sopa :)


1 litro caldo de frango
170g bifum
1 xícara leite de coco
1 pedaço de 3cm de gengibre fresco, bem picadinho
1 colher (sopa) hondashi
1 pimenta malagueta, pequena (usei desidratada)
1 colher (chá) cúrcuma
1 colher (chá) açúcar mascavo
2 colheres (sopa) suco de limão
2 xícaras frango assado, picado
220g vegetais sortidos (usei cenoura e ervilha)
2-3 colheres (sopa) coentro picado, para servir (não usei)

Coloque o caldo de frango para aquecer. Numa tigela coloque o bifun e despeje água fervente - siga as instruções no pacote. Quando o caldo de frango começar a ferver, adicione o leite de coco, gengibre, hondashi, pimenta, cúrcuma, açúcar mascavo e suco de limão. À parte, cozinhe os vegetais e aqueça o frango. Assim que tudo estiver quente, coloque os vegetais e frango na panela com o caldo de frango. Escorra o bifum e também coloque na panela. Misture bem. Sirva com o coentro picado.
rende: 2 a 3 porções. Fiz meia receita que matou a fome de duas pessoas (e ainda sobrou).