1.9.11

bolo, mais simples impossível


Estava há várias semanas querendo comer um bolo bem simples, aquele "bolo de nada". Comecei a procurar em alguns livros, nos meus cadernos de receita (qualquer dia mostro meus caderninhos aqui) e nenhum parecia agradar, eram elaborados demais, aromatizados demais. Até que peguei este livro - e tem bolos ótimos - li o título: butter cake, só isso. Era o bolo que queria comer, sem nenhum retoque. Não precisava, mas fiz um glacê com limão-cravo que peguei do pé na casa dos meus sogros, os limões estavam tão suculentos e perfumados que mereciam estar no topo do bolo ;)

125g manteiga, bem amolecida (usei 90g)
1 colher (chá) baunilha
1 xícara açúcar
3 ovos
1½ xícara farinha de trigo, peneirada
½ colher (chá) fermento em pó, peneirado
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio, peneirado
½ xícara leite

glacê:
1 xícara açúcar de confeiteiro
suco de limão

Pré-aqueça o forno a 150ºC. Unte uma forma redonda de 20cm, forre o fundo e as laterais com papel manteiga. Coloque a manteiga, baunilha, açúcar, ovos, farinha, fermento, bicarbonato e leite na batedeira e bata em velocidade baixa até todos os ingredientes se misturarem. Aumente a velocidade e bata até a mistura ficar bem homogênea, cerca de 3min. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por 1h05min, ou até um palito sair seco. No meu forno assou em 50min a 160ºC.
Para o glacê, coloque o açúcar de confeiteiro numa tigela e vá misturando o suco de limão aos pouquinhos, até ficar com uma consistência cremosa. Derrame sobre o bolo.