23.12.10

cobbler de mirtilos


Sobremesa de fruta para comer de colher, morninha, empoleirada no sofá. Posso dizer que cobbler é meu novo crumble no quesito comfort food. Estava de olho nesta receita faz um tempo, e nessa época do ano aparecem blueberries frescas no mercado, corri para aproveitar. Nesta receita cada caixinha daquela de 100g rendeu uma porção, e esta cor linda roxa que ficou, ainda me faz chamar a sobremesa de clubber :D
Esta é minha última postagem do ano, e aproveito para desejar a todos um ótimo Natal, e grandes realizações no próximo ano. Até lá!

1 ½ xícara (200g) mirtilos
½ colher (chá) baunilha
suco de meio  limão
3 colheres (sopa) açúcar, ou a gosto
¼ colher (chá) farinha de trigo
1 ½ colher (chá) manteiga, derretida

cobertura:
¾ xícara farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
3 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) manteiga
½ xícara leite


Unte levemente uma tigela refratária. Coloque os mirtilos, baunilha e suco de limão, e misture. Polvilhe por cima o açúcar e farinha, por último espalhe a manteiga derretida. Reserve.
Para a cobertura, numa tigela misture a farinha, fermento e açúcar. Coloque a manteiga, e esfregue com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Faça um buraco e despeje o leite, mexendo rapidamente, até absorver toda a mistura. A massa ficará bem líquida. Cubra e deixe descansar por 10 min.
Enquanto isso pré-aqueça o forno a 190ºC. Coloque a massa às colheradas sobre a mistura de blueberry, deixando algum espaço (o recheio vai borbulhar bastante e subir enquanto cozinha) entre as colheradas de massa. Se preferir polvilhe por cima um pouco de açúcar + canela antes de levar ao forno. Asse por 20-25min, ou até a massa ficar dourada. Deixe amornar antes de servir. Na geladeira dura por até 2 dias.
rendimento: serve 2 porções, coloquei em dois refratários com capacidade para 1 xícara cada.