9.11.10

muffins de cenoura e maçã


Eu fiz estes muffins muito desconfiada do resultado. Meu pensamento era, isso tá mais pra um salpicão doce sem frango (??). Sim, algumas receitas natalinas já povoam minha mente. Depois de posto no forno, começou a assar e o aroma de canela invadiu a cozinha, deixei de ficar desconfiada e passei a esperar com ansiedade para provar. Fica delicioso e todos os sabores combinam lindamente. Coloco a receita original, no entanto, fiz algumas modificações, omiti o coco ralado porque não tinha, por isso dobrei a quantidade de maçã, e troquei pecãs por amêndoas. Receita adaptada daqui.

2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) bicarbonato de sódio*
2 colheres (chá) canela em pó
¼ colher (chá) sal
1 ¼ xícara açúcar
2 xícaras cenoura ralada
½ xícara pecãs picadas - usei amêndoas
½ xícara uva-passa - usei a clara
¼ xícara coco ralado adoçado (não coloquei)
3 ovos grandes
1 xícara óleo de milho
2 colheres (chá) baunilha
1 maçã Granny Smith,  ralada



Numa tigela grande, peneire a farinha, fermento, canela e sal, misture e coloque o açúcar. Adicione a cenoura ralada no ralo grosso, pecãs, passas e coco. Misture bem. Noutra tigela misture os ovos, óleo, baunilha. Descasque a maçã e passe pelo ralo grosso, adicione à mistura de ovos. Combine as duas misturas. Coloque em forminhas, leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por 25min, ou até um palito sair seco.
Fiz meia receita e rendeu 11 muffins em forminhas com capacidade para 1/3 xícara cada.
*quando fui olhar a receita original, percebi que anotei fermento em pó, e deve ser bicarbonato de sódio, apesar da confusão, meus muffins cresceram com fermento, talvez sem todo o esplendor que cresceriam com bicarbonato :S