14.10.10

muffins de limão siciliano e papoulas


Andei sem muita noção do tempo nas últimas semanas, ora parecia que o tempo acelerou, ora pensava que as semanas se arrastaram. Fato é que pouco cozinhei recentemente, falta de ânimo, de interesse, e a dor por ter uma ferida aberta e pulsante: meu pai faleceu há pouco mais de um mês. Bom, aprendi que o mundo não pára pra gente juntar os cacos quando a gente se quebra em mil pedacinhos, então este é mais um recomeço dos tantos que passei recentemente. E também não tem outro jeito senão andar pra frente, e se tinha uma coisa que meu pai não gostava era ver minha cara triste... e eu achava a maior graça quando ele perguntava se os docinhos que levava para ele foram comprados na padaria pelo caminho ;)
Como faz um tempo que fiz a maioria das (próximas) receitas, e deixei as fotos guardadas, nem sempre lembrarei de todas as impressões. Mas desde sempre, tudo o que publico aqui foi porque gostei e achei que seria legal compartilhar. Estes muffins agradaram bastante, são perfeitos para o café da manhã, não testei, mas devem ficar bons com limão tahiti e sem as papoulas. Receita desse livro.

2/3 xícara açúcar
raspas e suco de 1 limão siciliano
2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
¾ xícara sour cream*
2 ovos grandes
1 colher (chá) extrato de baunilha
8 colheres (sopa) manteiga, derretida e fria
2 colheres (sopa) sementes de papoulas

Numa tigela grande misture o açúcar e as raspas de limão, e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Misture então a farinha, fermento, bicarbonato e sal. Numa outra tigela misture o suco de limão, sour cream, ovos, baunilha e manteiga. Combine as duas misturas, e por último adicione as sementes de papoula. Distribua a massa entre as forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 18-20 min, ou até que os muffins estejam assados, faça o teste do palito. Deixe esfriar completamente e só então coloque a cobertura.
Para o glacê misture o açúcar de confeiteiro e 1 ½ colher (sopa) do suco de limão, mexa bem e coloque mais suco aos poucos, sempre misturando bem, o glacê deve ficar um pouquinho grosso, se ficar muito ralo vai escorrer pelos bolinhos.
*para o sour cream, misture 1 xícara de leite, ou creme de leite, com 1 colher (sopa) de limão ou vinagre de maçã.
rendimento: 12 muffins.