Tenho uma lista de receitas para fazer com mais ou menos 10 itens, tento não aumenta-la sem antes preparar pelo menos metade do que contém nela. Mas por algum motivo, uma receita aparece e passa na frente de todas as outras, e já nem sei se a vontade maior é de preparar ou de comer, o que no fim das contas não faz muita diferença, porque me diverti com as duas atividades! Esta massa é super fácil de sovar, fica macia e levemente crocante no dia seguinte (ao contrário dos pães ressecados), tudo fica doce na medida. Na próxima vez que fizer - e com certeza haverá próxima vez - colocarei numa forma maior, mesmo que seja retangular, para as fatias terem espaço para crescer e ficarem redondinhas. Receita do Baking Unplugged.
massa:
3 xícaras farinha de trigo (dividida)
7g fermento instantâneo seco (aquele envelopinho de 10g)
1 xícara água morna (46ºC)
50g manteiga sem sal, derretida
3 colheres (sopa) açúcar
11/4 colher (chá) sal
recheio:
3 colheres (sopa) manteiga sem sal, amolecida
1/3 xícara açúcar mascavo
2 colheres (chá) canela em pó
cobertura:
3 colheres (sopa) cream cheese, temperatura ambiente
1 colher (chá) baunilha
1 xícara açúcar de confeiteiro, peneirado
Comece pela massa. Numa tigela média, combine metade da farinha + fermento. Coloque a água morna e mexa até ficar tudo misturado. Cubra a tigela, e deixe descansando num lugar morno por 30min. Misture a manteiga derretida, açúcar e sal nesta massa esponjosa. Aos poucos, coloque a farinha restante até deixar a massa homogênea e sem grudar nas mãos. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove por 10min. Mais uma vez, cubra a massa com filme plástico e deixe naquele lugar morno por mais 30min, ou até dobrar o volume.
Agora o recheio. Passado tempo, retire o ar da massa, e com ela abra um retângulo de 36x28cm. Espalhe sobre este retângulo a manteiga, e polvilhe o açúcar + canela, já previamente combinados. Enrole a massa no sentido do comprimento, de modo que o lado aberto fique virado para baixo. Com uma faca serrilhada corte 1cm das extremidades. Depois corte a tora de massa em 3 pedaços, e em seguida, corte cada terço em mais 3 pedaços. Coloque todas as fatias numa forma quadrada de 20cm, untada com manteiga, cubra com o filme plástico e deixe descansar no mesmo lugar morno por mais 30min, ou até que dobre de volume. Leve para assar, forno pré-aquecido em 190ºC, por 24 - 28 min, ou até que esteja dourado.
Finalmente prepare a cobertura. Numa tigela pequena, bata o cream cheese e a baunilha até ficar cremoso. Aos poucos, adicione o açúcar de confeiteiro e vá batendo com o fouet, até não restar mais nenhum "gruminho" (eu sei que esta palavra não existe no dicionário, mas não consigo encontrar outra tão perfeita). Espalhe sobre os rolinhos assados e ainda quentes.
rendimento: 9 rolinhos.
com um chá mesmo com esse calorão é de babar
ReplyDeleteNunca comi esse tal de cinnamon rolls, mas o sabor deve ser fantástico, pq adoro canela.
ReplyDeleteO seu ta perfeito, com esse foundant em cima então...uauuuu
Bj,
dani
Aí que delicia!!!!!
ReplyDeleteSempre faço desses rolinhos, mas com o recheio de coco, aqui conhecido como "fátias hungaras"
Mas preciso fazer com esse recheio de canela.
Devem ficar deliciosos!
E o aroma da canela, então?!?
Já estou sentindo aqui em casa..rs..rs..
bjs
Teu trabalho é de muita qualidade, parabéns!
ReplyDeleteGostei muito desta receita, principalmente a cobertura - muito diferente.
Um abraço
Léia
Cinnamon rolls nunca provei, mas pelo menos o formato parece com Fatia Húngara! Deve ser um espetáculo!!!
ReplyDeleteBjs
Que liiiiiiiiiiindos Tati!!! Vou tentar, apesar de ser péssima com pães.. Meu marido vai amar!!!
ReplyDeleteFiz cinnamon rolls uma vez, lá no comecinho do blog e, apesar de terem ficado gostosos, a massa era tão ruim de trabalhar que desanimei.
ReplyDeletePreciso tentar de novo - o teu está lindão, Tati!
Tatiane,
ReplyDeleteEstou que nem Ricky Martin (se é que você sabe de quem se trata, rs), "livin' la vida loca". Isso significa "correr" para atualizar o blog, correr para dar "conta" dos afazeres, e fazer coisas como marcar a visita a um blog (jogando o link nos favoritos) e esquecer de fazê-la! Foi o que aconteceu com relação a esse seu blog.
Bem, cheguei aqui e já gostei desses cinnamon rolls (e de todas as outras receitas que consegui ver)! Resultado: vou levar o seu link.
Beijinho e boa semana.
Que lindo! Fiquei morrendo de vontade.
ReplyDeleteWelze, com chá fica ótimo, mesmo!
ReplyDeleteDani, tb sou fã de canela, e a cobertura faz diferença. bjs
Fabi, não conhecia as fatias húngaras, mas dando uma olhada no google imagens, acho que é a mesma coisa, só muda o recheio. bjs
Léia, obrigada :)
Tati, tinha alguns quiosques em shoppings com estes cinnamon rolls, mas parece que sumiram, pelo menos não vi mais. bjs!
Renata, também não sou muito boa com pães doces, mas esta massa é bem fácil de trabalhar.
Pati, eu lembro dos seus, até anotei a receita, mas tb desanimei com seu relato. Este achei bem fácil!
Marly, entendo a correria, parece que no final de ano tudo fica mais acelerado. Que bom que gostou! Volte sempre. Bjs
Talita, obrigada :D