3.9.09

barrinhas de limão


Acontece sempre a mesma história: estou no mercado com minha habitual lista de compras, indispensável para minha memória-de-minhoca, quando vejo algo que não está na lista e logo surge a lembrança de uma receita que deixei de fazer por não ter o ingrediente. Como tenho memória-de-minhoca, claro que não lembro da quantidade, para não ter erro, levo um pouco a mais. Aconteceu na última semana com os limões sicilianos, que estavam o mesmo preço dos limões tahiti (!!). A idéia original era fazer sorvete, mas eu usei apenas 2, e sobraram mais 6. O que fazer? Queria estrear meu livro novo, e esta receita parecia perfeita, pois usaria os limões restantes, e tinha os outros ingredientes em casa. Ficaram muito parecidos com uma torta, colocarei menos açúcar no recheio da próxima vez, e ficam ótimos gelados.
Daqui.

massa:
1/2 xícara açúcar
1 1/4 xícara farinha
120g manteiga
1 colher sopa leite
recheio:
1 1/2 colher sopa amido de milho
2/3 xícara creme de leite
6 ovos
1 3/4 xícara açúcar
1 1/2 raspa de limão siciliano
3/4 xícara suco do limão

Comece pela base, misture todos os ingredientes e amasse até formar uma massa que desgrude das mãos. Forre uma forma 20x30 cm com papel manteiga e disponha a massa sobre ela, deixando nivelada. Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Enquanto isso prepare o recheio:
Misture o amido de milho com duas colheres (sopa) do creme de leite, até formar uma pastinha. Feito isso, misture os demais ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexa até engrossar, aproximadamente 5 min. Despeje o creme sobre a massa já assada e leve ao forno até o recheio firmar, levou em torno de 40 min. Coloque a assadeira sobre uma gradinha e deixe esfriar bem, desenforme e corte em 24 pedaços.