quinta-feira, 29 de outubro de 2009

bolo de chocolate


Na verdade não tenho opinião formada sobre a Nigella, vi quase todos os programas que passaram no GNT. Acho graça das caras e bocas que ela faz enquanto prepara os pratos (assim como acho forçado os "huummm" que as pessoas fazem ao provar os pratos nos programas de TV, ninguém faz isso no mundo real, não as pessoas ao meu redor). Algumas receitas dela me deixaram "desconfortável", como aquela antológica do chocolate frito, aliás, todo aquele episódio, o Trashy, me embrulhou o estômago. Felizmente a maioria me deixa com vontade de experimentar, como este bolo de chocolate, que dá vontade de comer só o recheio, apesar de toda a manteiga.
levemente adaptado

(chocolate fudge cake)
massa
400g farinha de trigo
250g açúcar
100g açúcar mascavo
50g cacau em pó
2 colheres (chá) fermento em pó
1colher (chá) bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) sal
3 ovos
142ml creme de leite
1 colher (sopa) extrato de baunilha
175g manteiga sem sal, derretida e fria
125ml óleo de milho
300ml água gelada

recheio
175g chocolate meio-amargo
250g manteiga sem sal, temperatura ambiente
275g açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher (sopa) extrato de baunilha

Para a massa, unte duas formas redondas de 20 cm, e forre o fundo com papel manteiga. Numa tigela grande, misture farinha, açúcares, cacau, fermento, bicarbonato e sal. Noutra tigela coloque os ovos, baunilha, creme de leite e mexa até incorporar tudo. Na batedeira, bata a manteiga derretida e o óleo até ficar homogêneo, então adicione a água gelada. Adicione os ingredientes secos e bata em velocidade baixa. Em seguida, adicione a mistura de ovos e misture bem. Coloque a massa nas formas preparadas, e leve ao forno até passar no teste do palito. Deixe esfriar na forma por 15 min, e depois desenforme, e deixe esfriar completamente.
Para o recheio, derreta o chocolate no microondas, ou em banho-maria. Bata a manteiga na batedeira até ficar bem cremosa, adicione aos poucos o açúcar de confeiteiro e bata até ficar mais cremoso e fofo. Coloque o chocolate derretido (que deverá ter esfriado um pouco) e a baunilha, misture bem. Recheie o bolo com mais ou menos 1/4 do creme, e use o restante para a cobertura, espalhe com o auxílio de uma espátula.
Fiz meia receita da massa, e 2/3 do recheio. Como podem ver, não sou muito habilidosa para cortar bolos...

enroladinho de salsicha


Muitas vezes não gosto de jogar fora comida, acho que tem a ver com a minha mãe que faz isso sem muito peso na consciência, e sempre achei estranho. Estes enroladinhos foram escolhidos para acabar com umas salsichas que estavam perto do prazo de vencimento. A receita tirei do calendário que vem encartado na revista da Nestlé, que fica minha cozinha e tem fotos lindas.

15g fermento biológico fresco (ou 1½ colher de chá do seco)
½ xícara de leite
1 colher (sopa) açúcar
1 colher (sopa) de Fondor (não tinha, então usei apenas sal com pimenta branca moída na hora)
3 colheres (sopa) manteiga
1 ovo
3 xícaras farinha de trigo
8 salsichas cortadas ao meio e cozidas
1 gema para pincelar

Numa tigela dilua o fermento no leite. Junte o açúcar, Fondor, manteiga e ovo. Coloque a farinha aos poucos, e misture até obter uma massa homogênea (talvez não seja necessária toda a medida de farinha). Sove a massa por 5 a 10 minutos, cubra e deixe descansar por 1 hora.Retire o ar da massa, e divida em 16 pequenas bolas de massa, e abra sobre a palma da mão, coloque uma salsicha no centro e enrole. Pincele com a gema, coloque na assadeira forrada com papel alumínio, e leve ao forno pré-aquecido a 200C até dourar.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

pudim de limão


É uma quinta-feira cítrica! Pena que estou temporariamente recomendada a não comer nada ácido, e o último pudim acabou ontem. Ficam duas camadas, em cima parece um bolo, e no final do pote fica um creme molinho, parece um mingau. Eu preferi comer aquecido, já o marido achou melhor gelado, mas é bom de todo jeito.
daqui

1 xícara açúcar
1 1/2 xícara buttermilk
1/3 xícara farinha de trigo
1/2 xícara sumo de limão tahiti
4 ovos, separados, temperatura ambiente
pitada de sal
raspas de 2 limões

Misture numa tigela açúcar + farinha, reserve. Noutra tigela, coloque o buttermilk, gemas, sumo e raspas de limão e misture até ficar homogêneo. Junte as duas misturas. Batas as claras em neve, e junte delicadamente à misura anterior. Distribua entre tacinhas, e leve ao forno, dentro de uma assadeira com água até 3/4 da altura das tacinhas (banho-maria). Asse em forno pré-aquecido (180°C ), até dourar, o que no meu forno levou 1 hora para acontecer. Sirva morno. Você pode guardar na geladeira por até 3 dias, e aquecer no microondas.
Fiz meia receita e obtive 6 ramequins com capacidade para 1/2 xícara.

tortinhas de limão siciliano


Simplesmente adorei este livro, tenho vontade de fazer quase tudo que contém nele, até agora nenhuma receita decepcionou. Essa tortinha é muito boa, fica bem azedinha, a massa não é doce e super fácil de fazer.

massa:
2 xícaras farinha de trigo
3 colheres (sopa) açúcar
150g manteiga gelada, em cubinhos
2-3 colheres (sopa) água gelada

Misture a farinha, açúcar e manteiga e amasse bem, coloque a água gelada aos poucos, o suficiente para a massa ficar macia. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30min. Para as tortinhas, abra a massa aos poucos (3mm), sobre uma superfície enfarinhada, forre a forminha, e fure com um garfo. Leve ao forno pré-aquecido por 15-20min, ou até dourar. No livro é sugerido usar arroz (ou feijão) cru sobre a massa, para esta não levantar, eu prefiro furar a massa, e fico de olho, se levantar bolhas, passo as costas de uma colher para assentar a massa.

recheio:
3/4 xícara suco de limão
3/4 xícara açúcar
3/4 xícara creme de leite fresco
3 ovos, ligeiramente batidos

Coloque o suco de limão + açúcar numa tigela, e leve em banho-maria, mexendo sempre. Quando o açúcar se dissolver, coloque o creme de leite e os ovos, sem parar de mexer, por 5 minutos. Passe a mistura pela peneira, que estará bem líquida. Com uma colher, preencha as forminhas com a mistura, e leve ao forno por 20-25min, ou até que o recheio esteja opaco.
Fiz meia receita da massa e do recheio, obtive 6 tortinhas de 9cm. Se quiser, esta receita se acomoda numa forma redonda de 22cm.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

sorvete de maracujá


Procurando limões sicilianos no mercado, avistei outra fruta amarela, e pensei, por que não sorvete? Já fiz outra receita, no início da "era da sorveteira", mas este é incomparavelmente melhor.
daqui

125ml polpa de maracujá (aproximadamente 3 maracujás grandes)
250ml creme de leite fresco
90ml leite integral
85g açúcar
pitada de sal
3 gemas grandes
raspas de 1 laranja pequena (opcional, não coloquei)
1 colher cheia de sementes de maracujá (opcional, coloquei)

Retire a polpa do maracujá e misture com 125ml do creme de leite numa tigela grande. Reserve. Numa panela aqueça o leite, creme de leite restante, açúcar e a pitada de sal. Numa outra tigela, bata ligeiramente as gemas. Assim que a mistura do leite estiver aquecida, derrame lentamente sobre as gemas, misturando bem. Devolva a mistura à panela, e em fogo baixo, mexa sempre, sem deixar ferver, até a mistura engrossar, de modo que cubra as costas de uma espátula. Retire do fogo e passe por uma peneira, diretamente sobre a tigela que está a mistura de maracujá. Mexa bem, cubra, deixe esfriar por 30min, e então leve à geladeira por 2-3 horas. Coloque a mistura na sorveteira, e prepare conforme instruções do fabricante. Quando o sorvete estiver quase pronto, acrescente as sementes de maracujá. Coloque em pote hermético e leve ao freezer.
rende 750 ml.

bolo de laranja, amêndoas e lavanda


Estava curiosa para conhecer a lavanda (acho linda esta palavra, rs), mas estava com receio de um primeiro encontro a sós, queria outros ingredientes para mediar o encontro. Procura receita aqui, ali, achei esta do TremBom, tem laranja e amêndoas, assim, a lavanda estaria em boa companhia, e não corria o risco de me assustar com ela, e assim, ficar parada na minha despensa. Foi um primeiro encontro muito bem-sucedido, marcamos de nos encontrarmos outras vezes!

4 colheres (chá) lavanda
4 ovos
250g açúcar
250g manteiga
200g farinha de trigo com fermento*
55g amêndoas moídas
2 laranjas, suco e raspas

Primeiro triture a lavanda, com um pilãozinho, e em seguida coloque-a no processador junto com o açúcar e bata até ficar fininho. Coloque este açúcar na batedeira com a manteiga e bata por 5min, ou até ficar um creme claro e fofo. Adicione as raspas, o suco e os ovos ligeiramente batidos. Provavelmente a mistura vai talhar, então acrescente uma colher de sobremesa da farinha. Desligue a batedeira e incorpore a farinha de trigo e misture com uma colher, em seguida, coloque as amêndoas, e por fim, o fermento em pó. Leve ao forno pré-aquecido por 25-30 min em 180ºC. Fiz meia receita, e coube numa forma redonda de 20cm.
*não tinha a farinha com fermento, coloquei 1 1/2 colher (chá) de fermento, para meia receita do bolo.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

bolo trufado


A escolha do bolo foi feita pelo marido, que ficou de olho assim que viu o livro pela primeira vez. Fiz para o aniversário da minha cunhada. Acho que não sei mais presentear as pessoas se não for com comida, é a melhor maneira que encontrei para demonstrar afeto =D
massa:
1/2 xícara farinha de trigo
2 colheres (sopa) cacau em pó
1/3 xícara açúcar
4 ovos
80g manteiga, derretida
recheio:
450g chocolate amargo
2 xícaras creme de leite
6 gemas
1/3 xícara de açúcar

Comece pela massa. Peneire a farinha + cacau três vezes e reserve. Na batedeira, bata o açúcar e os ovos por 8-10min, ou até ficar um creme claro e fofo, e triplicar o volume. Cuidadosamente, coloque a mistura de farinha, e então a manteiga. Despeje numa forma redonda de 20cm, untado dos lados, e com o fundo forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido por 25 min. Enquanto o bolo assa, faça o recheio. Coloque o chocolate picado e o creme de leite numa panela, e sobre o fogo baixo, mexa até derreter, reserve. Leve em banho-maria as gemas e o açúcar, e bata com um fouet por 6 min, ou até engrossar e ficar cremoso. Cuidadosamente, junte a mistura do chocolate à mistura dos ovos e bata por mais 6 min, ou até esfriar. Leve à geladeira por 30 min. Depois que o bolo estiver assado e frio, retire-o da forma, e corte ao meio, horizontalmente, claro. Coloque a metade dentro de um aro de 20cm, e derrame metade do recheio, cubra com a outra metade do bolo, e então despeje o restante do recheio. Leve para gelar por 5 horas. Depois que desenformar, você pode deixar a cobertura e laterais mais lisa, usando uma faca aquecida em água quente, não esqueça de secar a faca antes de passar sobre o bolo.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

pudim de chocolate


Para mim o pudim ficou uma versão bastante melhorada daqueles pudins de caixinha, há quem dissesse que se parecia com chandele. Nas próximas vezes usarei leite integral, ao invés da versão semi-desnatada feita aqui, e mudarei o chocolate para o amargo, provavelmente ficará ainda melhor.
daqui

600ml leite
60g chocolate meio-amargo
80g açúcar
4 colheres (sopa) amido de milho
1 pitada de sal
1 pitada de baunilha

Numa tigela coloque o amido de milho, sal e açúcar; adicione o leite aos pouquinhos, misturando bem. Leve ao fogo em banho-maria, mexendo de vez em quando até engrossar um pouco, não tenha pressa, isso vai levar um tempo. Quando engrossar, abaixe o fogo e mexa com um fouet, até ficar com a consistência de um creme suave. Coloque o chocolate picadinho e mexa até que este derreta. Passe por uma peneira fina e coloque em potinhos individuais. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.
Fiz meia receita e rendeu 3 ramequins.

muffin de cappuccino


Tenhos duas receitas de muffin de cappuccino para testar, decidi fazer esta primeiro, que estava anotada há muito tempo num dos meus cadernos, certamente peguei na internet, mas na época nem passava pela cabeça ter um blog de culinária, então, não me preocupei em anotar a fonte (coisa que faço atualmente). Na maioria das vezes, a receita é manuscrita para algum dos meus vários caderninhos, adoro escrever a mão, e depois sempre faço alguma anotação posterior, como quantidades, tempo de forno. Estes muffins são incrivelmente perfumados quando saem do forno, mas o sabor da massa em si é bem suave, quase imperceptível, deve ser por causa do açúcar mascavo. De todo jeito, são bons com chá.

2 colheres (sopa) café solúvel
1 colher (sopa) água quente
2 ovos
1/2 xícara açúcar mascavo
1/2 xícara de creme de leite (usei iogurte)
2 colheres (sopa) leite
50g manteiga derretida
1 1/2 xícara farinha de trigo
1/4 xícara farinha de trigo integral
2 1/2 colheres (chá) fermento em pó
pitada de sal
1/3 xícara chocolate ao leite picado

Misture café + água e dissolva. Bata os ovos e o açúcar com fouet até ficar homogêneo, então adicione o iogurte, leite, manteiga e café, e misture para homogeneizar. Noutra tigela, misture as farinhas, o sal e fermento. Incorpore esta mistura seca à mistura primeira, por último coloque as gotas de chocolate. Disponha em forminhas de muffin, e leve para assar. Faça o teste do palito.
Fiz meia receita acima, e obtive 7 muffins.