8.10.09

bolo trufado


A escolha do bolo foi feita pelo marido, que ficou de olho assim que viu o livro pela primeira vez. Fiz para o aniversário da minha cunhada. Acho que não sei mais presentear as pessoas se não for com comida, é a melhor maneira que encontrei para demonstrar afeto =D
massa:
1/2 xícara farinha de trigo
2 colheres (sopa) cacau em pó
1/3 xícara açúcar
4 ovos
80g manteiga, derretida
recheio:
450g chocolate amargo
2 xícaras creme de leite
6 gemas
1/3 xícara de açúcar

Comece pela massa. Peneire a farinha + cacau três vezes e reserve. Na batedeira, bata o açúcar e os ovos por 8-10min, ou até ficar um creme claro e fofo, e triplicar o volume. Cuidadosamente, coloque a mistura de farinha, e então a manteiga. Despeje numa forma redonda de 20cm, untado dos lados, e com o fundo forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido por 25 min. Enquanto o bolo assa, faça o recheio. Coloque o chocolate picado e o creme de leite numa panela, e sobre o fogo baixo, mexa até derreter, reserve. Leve em banho-maria as gemas e o açúcar, e bata com um fouet por 6 min, ou até engrossar e ficar cremoso. Cuidadosamente, junte a mistura do chocolate à mistura dos ovos e bata por mais 6 min, ou até esfriar. Leve à geladeira por 30 min. Depois que o bolo estiver assado e frio, retire-o da forma, e corte ao meio, horizontalmente, claro. Coloque a metade dentro de um aro de 20cm, e derrame metade do recheio, cubra com a outra metade do bolo, e então despeje o restante do recheio. Leve para gelar por 5 horas. Depois que desenformar, você pode deixar a cobertura e laterais mais lisa, usando uma faca aquecida em água quente, não esqueça de secar a faca antes de passar sobre o bolo.

11 comments:

  1. Que bolo divino,vou anotar a receita!!!Farei no meu niver!!!

    Bjs....

    ReplyDelete
  2. Nhaaaaaammmm, que delícia!!!!
    Receitinha anotada!
    Ficou lindo querida, parabéns!
    Beijocas!

    ReplyDelete
  3. meu deus, que bolo é esse, fiquei com agua na boca só de ver, delicioso.
    beijinhos

    ReplyDelete
  4. Nem fala....nossa! Que delícia! Essa foto foi o bolo que vc fez? Parabéns!
    Deve ser divino!

    ReplyDelete
  5. Esqueci de perguntar também pelo cacau, tem que ser cacau mesmo? Ou pode ser chocolate em pó?

    ReplyDelete
  6. Bom dia Tati! Que bolo maravilhosooooooooooooooooooooooooooo... Ameiiiiiiiiiiiiiiiii... Estarei te companhando! Bjinhos

    ReplyDelete
  7. Fiquei sem palavras não só por esta receita mas por todo blog!!!
    Simplesmente adorei, tanto que até me tornei seguidora!
    Beijinhos grandes e Parabéns.

    ReplyDelete
  8. Ai ai, este bolo parece muito bom!
    Fiquei com água na boca.

    ReplyDelete
  9. Ola Tati! Te achei atraves do blog da Thais do abobrinhas! Vi a fotinho dessa delicia!! e nossa babei! Farei mais visitas!!!
    Quando puder de uma passadinha no meu cantinho tbm! http://emamaocomacucar.blogspot.com
    Bjs Fe. ;)

    ReplyDelete
  10. Tati, obrigada pela resposta, acho legal irmos até o outro blog pra responder, assim fica mais rápido. Com certeza vou fazer, amei e pela foto parece ser uma torta que eu sempre comprei na época de adolescente, ai, espero que seja essa, volto aqui pra dizer, bjs!

    ReplyDelete
  11. Tem como não babar nesse bolo? Se tiver, me avise, porque nem imagino!

    ReplyDelete