15.10.09

bolo de laranja, amêndoas e lavanda


Estava curiosa para conhecer a lavanda (acho linda esta palavra, rs), mas estava com receio de um primeiro encontro a sós, queria outros ingredientes para mediar o encontro. Procura receita aqui, ali, achei esta do TremBom, tem laranja e amêndoas, assim, a lavanda estaria em boa companhia, e não corria o risco de me assustar com ela, e assim, ficar parada na minha despensa. Foi um primeiro encontro muito bem-sucedido, marcamos de nos encontrarmos outras vezes!

4 colheres (chá) lavanda
4 ovos
250g açúcar
250g manteiga
200g farinha de trigo com fermento*
55g amêndoas moídas
2 laranjas, suco e raspas

Primeiro triture a lavanda, com um pilãozinho, e em seguida coloque-a no processador junto com o açúcar e bata até ficar fininho. Coloque este açúcar na batedeira com a manteiga e bata por 5min, ou até ficar um creme claro e fofo. Adicione as raspas, o suco e os ovos ligeiramente batidos. Provavelmente a mistura vai talhar, então acrescente uma colher de sobremesa da farinha. Desligue a batedeira e incorpore a farinha de trigo e misture com uma colher, em seguida, coloque as amêndoas, e por fim, o fermento em pó. Leve ao forno pré-aquecido por 25-30 min em 180ºC. Fiz meia receita, e coube numa forma redonda de 20cm.
*não tinha a farinha com fermento, coloquei 1 1/2 colher (chá) de fermento, para meia receita do bolo.

2 comments:

  1. Meu Deus, tô aqui babando!!!! Que bolo lindo, Tati! Fora que deve ser deliciosoooooo!
    Parabéns!
    Beijinhos!

    ReplyDelete
  2. Tati, estamos em sintonia, querida - eu marquei esta receita pra fazer no final de semana passado, mas acabei optando pelos bolinhos de maple syrup.

    Lindo!

    ReplyDelete