quinta-feira, 22 de outubro de 2009

tortinhas de limão siciliano


Simplesmente adorei este livro, tenho vontade de fazer quase tudo que contém nele, até agora nenhuma receita decepcionou. Essa tortinha é muito boa, fica bem azedinha, a massa não é doce e super fácil de fazer.

massa:
2 xícaras farinha de trigo
3 colheres (sopa) açúcar
150g manteiga gelada, em cubinhos
2-3 colheres (sopa) água gelada

Misture a farinha, açúcar e manteiga e amasse bem, coloque a água gelada aos poucos, o suficiente para a massa ficar macia. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30min. Para as tortinhas, abra a massa aos poucos (3mm), sobre uma superfície enfarinhada, forre a forminha, e fure com um garfo. Leve ao forno pré-aquecido por 15-20min, ou até dourar. No livro é sugerido usar arroz (ou feijão) cru sobre a massa, para esta não levantar, eu prefiro furar a massa, e fico de olho, se levantar bolhas, passo as costas de uma colher para assentar a massa.

recheio:
3/4 xícara suco de limão
3/4 xícara açúcar
3/4 xícara creme de leite fresco
3 ovos, ligeiramente batidos

Coloque o suco de limão + açúcar numa tigela, e leve em banho-maria, mexendo sempre. Quando o açúcar se dissolver, coloque o creme de leite e os ovos, sem parar de mexer, por 5 minutos. Passe a mistura pela peneira, que estará bem líquida. Com uma colher, preencha as forminhas com a mistura, e leve ao forno por 20-25min, ou até que o recheio esteja opaco.
Fiz meia receita da massa e do recheio, obtive 6 tortinhas de 9cm. Se quiser, esta receita se acomoda numa forma redonda de 22cm.

2 comentários:

  1. Que delícia, adoro este genero de sobremesa!
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  2. As receitas da Donna Hay são mesmo muito boas, não? Dão certinho e ficam super saborosas.

    Tuas tortinhas ficaram muito bonitas!

    ResponderExcluir