quinta-feira, 29 de abril de 2010

bolo de chocolate preto & branco


Fiz este bolo para o aniversário do marido, na semana passada. Foi ele que escolheu o bolo depois que mostrei algumas fotos nos livros, claro que precisava ser algo com chocolate :) Não sei se há uma inabilidade natural para bolos recheados, ou se eles não saem direito por falta de prática - a última vez que fiz um bolo recheado foi no meu aniversário, seis meses atrás. Também foi a primeira vez que fiz um bolo de três camadas, e deu um medo de desmoronar tudo dentro da geladeira! Apesar da falta de simetria, podem apostar que o bolo é muito saboroso, e creio que a massa é versátil para outros recheios. Receita daqui.

massa:
2 xícaras farinha para bolo (cake flour)*
2 colheres (chá) fermento em pó
1/8 colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
125g manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara açúcar
3 ovos grandes + 1 gema
1 colher (chá) extrato de baunilha
¾ xícara buttermilk**

recheio de chocolate preto:
2 xícaras leite integral
4 gemas grandes
6 colheres (sopa) açúcar
3 colheres (sopa) amido de milho, peneirado
¼ colher (chá) sal
200g chocolate meio-amargo, derretido
2½ colheres (sopa) manteiga sem sal, temperatura ambiente, cortada em pedaços

recheio de chocolate branco e cobertura:
170g chocolate branco, picadinho
1½ xícara creme de leite fresco

Comece pela massa. Unte, enfarinhe e forre o fundo com papel manteiga duas formas redondas de 22cm (eu usei formas de 20cm), e pré-aqueça o forno a 190ºC. Peneire tudo junto a farinha para bolo, fermento em pó, bicarbonato e sal. Reserve. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga em velocida média, até ficar cremosa. Adicione o açúcar e bata por mais 3min. Adicione os ovos, e a gema, um por um, batendo por 1 min após cada adição. Coloque a baunilha, reduza a velocidade e acrescente os ingredientes secos, alternando com o buttermilk, adicionando três vezes a mistura de farinha e duas vezes o buttermilk (comece e termine com os ingredientes secos). Bata somente até incorporar todos os ingredientes. Divida a massa entre as formas, e leve ao forno por 28-30 min, ou até estiver dourado e um palito sair limpo. Deixe esfriar sobre uma grade, cerca de 5min, desenforme, e deixe na gradinha até esfriar completamente.
Enquanto o bolo assa, faça o recheio de chocolate preto. Numa panela leve o leite para aquecer, em outra panela coloque as gemas, açúcar, amido de milho e sal, e misture muito bem. Adicione cerca de ¼ xícara do leite quente, e mexa bem até ficar homogêneo. Lentamente e sem parar de mexer, coloque o leite restante. Leve a panela ao fogo, até engrossar, deixe ferver por 1-2 min, mexendo o tempo todo, para não empelotar a mistura. Retire do fogo, coloque o chocolate derretido, mexa para incorporar. Deixe a mistura esfriar por 5 min e acrescente a manteiga, mexa até derreter e incorporar. Tranfira para uma tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira até o creme gelar.
Para o creme de chocolate branco, leve em banho-maria o chocolate branco até derreter completamente. Enquando isso aqueça ½ xícara do creme de leite, até abrir fervura. Quando o chocolate derreter, retire do fogo, deixe esfriar um pouquinho (cerca de 1 min) e misture o creme de leite quente. Deixe esfriar até voltar à temperatura ambiente. Na batedeira, em velocidade baixa, coloque o creme de leite restante a bata até formar picos suaves, aumente para velocidade média, adicione a mistura de chocolate branco e continue batendo até formar picos mais firmes. Coloque o creme de leite batido numa tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 a 6 horas.
Para montar o bolo, corte ao meio os dois bolos, faça a primeira camada de recheio com creme de chocolate preto, coloque uma metade de bolo por cima, uma camada do creme de chocolate branco, e a terceira camada de chocolate preto, e faça a corbertura com o creme branco. Decore com raspas de chocolate meio-amargo e branco, ou outra decoração de sua preferência. Leve à geladeira no mínimo por 3 horas antes de servir.
*para 1 xícara de farinha para bolo, coloque numa xícara medidora 2 colheres (sopa) amido de milho, complete com farinha de trigo e misture.
** para 1 xícara de buttermilk, misture 2/3 xícara de iogurte com 1/3 xícara de leite desnatado.

terça-feira, 27 de abril de 2010

bolo de banana e nozes


A motivação é sempre a mesma: salvar algumas bananas que amadureceram demais, e migraram da fruteira para a geladeira. Esse bolo fica bem suave, bem pouco doce, ideal acompanhando um chazinho - earl grey é meu preferido do momento. Sempre fiz metade da receita deste bolo, por isso colocarei os ingredientes para meia receita, e rende um bolo de tamanho médio.

60g manteiga, temperatura ambiente
25g açúcar refinado
60g açúcar mascavo
1 ovo, ligeiramente batido
250g farinha de trigo
1½ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
2 bananas médias, amassadas
125ml leite
50g nozes picadas

Misture a farinha, fermento e sal. Na batedeira bata a manteiga e os açúcares, até ficar cremoso. Adicione o ovo, e deixe bater até incorporar. Adicione alternadamente a mistura de farinha, leite e bananas amassadas. Desligue a batedeira, coloque as nozes picadas e mexa. Coloque a massa em forma (usei de bolo inglês 23cm x 10cm) untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno pré-aquecido até dourar, aproximadamente 50min, faça o teste do palito.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

brownie scones


Estes scones são mais macios que os tradicionais, e no meio deles têm uma textura de brownie. A massa é meio molenga para trabalhar, mas o resultado compensa e deve agradar aos chocólatras mais convictos! Receita do livro Baking Unplugged, da Nicole Rees.

112 g chocolate amargo, grosseiramente picado
1 xícara farinha de trigo
1 xícara farinha para bolo* (cake flour)
2/3 xícara açúcar
¼ xícara cacau em pó
1 colher (sopa) fermento em pó
¼ colher (chá) sal
1 ovo grande
1/3 xícara + 2 colheres (sopa) creme de leite
2 colheres (chá) melado de cana
1 colher (chá) baunilha
7 colheres (sopa) manteiga sem sal, gelada
100g chocolate meio-amargo, picadinho
açúcar para polvilhar

Derreta o chocolate amargo em banho-maria e deixe num lugar morno para mantê-lo derretido. Enquanto isso, numa tigela grande misture as farinhas, açúcar, cacau em pó, fermento, sal e mexa até ficar misturado. Numa tigela pequena, misture o ovo, 1/3 xícara do creme de leite, o melado e a baunilha. Reserve. Pegue a manteiga e corte em pedaços sobre a mistura de ingredientes secos e misture até formar uma farofa. Despeje a mistura de ovos sobre a farofa, em seguida, despeje o chocolate derretido. Misture até a massa ficar mais homogênea, então coloque o chocolate meio-amargo picado. Neste ponto ainda haverá alguns pedacinhos de massa não incorporada, mas não mexa demais na massa. Pré-aqueça o forno a 190ºC e forre uma assadeira grande com papel manteiga. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e divida-a em dois. Com as mãos também enfarinhadas, com os dois pedaços de massa forme dois quadrados, de aproximadamente 13cm nas laterais e 4cm de altura, com uma faca, faça dois cortes diagonais nos quadrados, formando 4 triângulos de massa. Coloque os pedaços na assadeira, deixando um espaço de 3cm entre eles. Espalhe o creme de leite que restou (2 colheres de sopa) e polvilhe com açúcar. Asse por 14-16min, ou até o scone parecer secos nas beiradas, não asse demais, para não resseca-los.
rendimento: 8 scones grandes.
* numa xícara medidora coloque 2 colheres (sopa) amido de milho e complete com farinha de trigo até encher 1 xícara, misture bem.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

biscoitinhos de coco recheados com curd de maracujá


Pensei em não postar estes biscoitinhos porque as fotos ficaram muito feias, houve uma seqüência de fotos com o recheio escorrendo, parecia stop motion involuntário; tentei até colocar no freezer para ver se firmava, mas derramou do mesmo jeito. Apesar da foto ruim, os biscoitinhos são deliciosos, um dos melhores que provei, mesmo sem a curd, aliás, esse recheio é tão bom dá que vontade comer às colheradas, para quem gosta de sabores mais azedinhos é ótimo. Receita deste livro.

curd:
½ xícara suco de maracujá (1 maracujá grande, passado na peneira)
1 ½ colher (sopa) suco de limão
½ xícara açúcar granulado
pitada de sal
2 colheres (sopa) amido de milho
4 gemas, ligeiramente batidas
4 colheres (sopa) manteiga, gelada, cortada em cubinhos

biscoitinhos:
½ xícara farinha de trigo
½ colher (chá) fermento em pó
1/8 colher (chá) sal
4 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
1 xícara açúcar granulado
1 ovo grande
½ colher (chá) baunilha
1 ½ xícara coco ralado, sem adição de açúcar

Faça primeiro a curd. Leve para aquecer em fogo médio o maracujá, limão, açúcar, sal e amido de milho. Lentamente coloque as gemas. Deixe cozinhar, mexendo sem parar, até engrossar e a mistura cobrir as costas de uma colher de pau. Retire do fogo, adicione a manteiga e mexa até derreter tudo. Coloque numa tigela, passando por uma peneira, cubra com filme plástico, deixe-o grudado na curd. Leve à geladeira no mínimo por 2 horas, ou de um dia para o outro.
Para os biscoitinhos, misture a farinha, fermento e sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar, em velocidade média, até ficar esbranquiçado e fofo (cerca de 2min), misture o ovo e baunilha. Reduza para velocidade baixa. Gradualmente coloque a mistura de farinha, e por último o coco ralado. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Com a massa, faça dois discos, envolva em filme plástico filme e leve à geladeira por 30min. Passado esse tempo, a receita sugere abrir a massa com um rolo, numa espessura de 0,5cm e usar cortadores redondos de 3cm para cortar os biscoitinhos, eu achei a massa muito quebradiça para abrir e preferi moldar os biscoitinhos na mão, fazendo bolinhas e em seguida achatando em pequenos discos. Coloque os biscoitinhos em assadeira forrada com papel manteiga e leve ao freezer por 15min, coloque no forno, e asse até dourar. Depois de frios, coloque o recheio sobre um biscoitinho e cubra com outro biscoitinho. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir. Os biscoitinhos sem recheio duram até uma semana em pote hermético.
rendimento: cerca de 3 dúzias, fiz meia receita, e rendeu 11 biscoitinhos recheados, a quantidade de curd é na medida.

terça-feira, 13 de abril de 2010

tortinhas de banana


Por aqui não aparecem tortas porque raramente faço, admito que tenho uma certa preguiça. Mas quando vi esta de banana, o olho cresceu, e deixei a preguiça de lado. Gostei muito dessa massa, com aveia e raspinhas de limão, fica bem diferente, deve combinar com outros recheios, a testar. Só aconselho, se possível, consumir as tortinhas no mesmo dia. Receita da revista Nestlé com vocẽ, nº45.

massa:
1 xícara farinha de trigo
4 colheres (sopa) manteiga
4 colheres (sopa) açúcar
1 ovo
½ xícara aveia em flocos
1 pitada de cravo em pó
raspas de limão

recheio:
3 bananas nanicas cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) açúcar
1 caixinha de creme de leite
canela para polvilhar

Comece pelo recheio, colocando numa panela as bananas, açúcar e meia xícara de água, leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até as bananas ficarem macias (10min). Retire do fogo, espere esfriar e bata no liquidificador com o creme de leite. Reserve.
Para a massa, misture numa tigela todos os ingredientes, amasse levemente até ficar homogêneo. Envolva e massa em filme plástico e leve à geladeira por 20min. Unte com manteiga forminhas de torta, de 9cm de diâmetro, e forre com a massa. Espalhe o creme de banana por cima, polvilhe com a canela e faça um gradeado com as sobras de massa. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 30min. Desenforme ainda quente.
rendimento: 10 porções, fiz meia receita e obtive 4 tortinhas.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

bolo delícia de chocolate


Fiz este bolo para o feriado de Páscoa, não gosto muito de ovos de chocolate, acho que são mais gordurosos que as barras comuns, e geralmente não estou afim de pagar muito caro por pouco chocolate. E este bolo tem o sabor tão intenso de chocolate (olha que usei meio-amargo, porque o paladar das pessoas para quem levei é mais puxado para o doce) que nem senti falta de chocolate em outros formatos! É do livro Larousse do Chocolate, eu comprei na empolgação, o preço abaixou bastante (e ainda está baixo), mas é, digamos, esquisitinho, as receitas são bem explicadas - tenho outro Larousse que é tenebroso - no entanto os métodos para bolo são tão diferentes dos quais estou habituada, parece que alguma coisa vai dar errado, tanto que nessa receita eu acrescentei um pouco de fermento pois não confiei que só as claras assegurariam o volume do bolo, e ainda assim o bolo achatou levemente no centro...

4 ovos
150g açúcar
200g chocolate meio-amargo, ou amargo
40g farinha de trigo
100g amêndoas moídas
150g manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 colher (chá) fermento em pó (coloquei por conta e risco)


Pré-aqueça o forno a 200C. Quebre os ovos e separe as claras. Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Pique o chocolate com uma faca serrilhada e leve para derreter em banho-maria. Em seguida, adicione a mistura de gemas ao chocolate. Misture a amêndoa com a manteiga, peneire a farinha por cima e mexa (no livro não havia nenhuma indicação, e fiz na batedeira). Adicione a mistura de chocolate e misture até ficar homogêneo, coloque o fermento em pó e misture para incorporar. Bata as claras em neve, e incorpore-as à mistura, misture delicadamente com o auxílio de um fouet, para as claras não desmancharem. Unte e polvilhe com farinha uma forma redonda de 22cm - eu ainda forrei o fundo com papel manteiga, em caso do bolo queimar, pois há muito chocolate. Despeje a massa na forma, e leve ao forno por 20 min, faça o teste do palito. Coloquei numa forma de 20cm, e distribuí o restante da massa em três forminhas de muffin.

terça-feira, 6 de abril de 2010

palitinhos de chocolate



Tem uma loja, aqui em SP, de artigos para confeitaria, chamada Chocolândia, e o chocolate meio-amargo acabara uma semana antes da páscoa e resolvi ir a esta loja comprar. Imaginem como a "terra do chocolate" estava populosa perto da páscoa. Resultado: no meio no furdúncio trouxe para casa cobertura fracionada "sabor" chocolate meio-amargo. O jeito foi sair à procura de receitas que pudessem ser cobertas com a minha cobertura "sabor chocolate" (invoquei com isso, rs), a primeira que me lembrei foi estes palitinhos, que vi há muito tempo no blog da Patricia, e fiz só uma vez. Agorinha quando fui procurar o link notei a coincidência na escolha do azul como cor de fundo :)
A partir de agora aparecerão por aqui mais receitas (mais?) com chocolate, meu tratamento para enxaqueca está dando certo e posso comer mais do que um pedacinho sem a minha cabeça latejar!

260g farinha de trigo
120g manteiga, temperatura ambiente
2 colheres (chá) fermento em pó
100g açúcar
1 ovo
500g chocolate meio-amargo derretido, para banhar

Coloque a farinha e manteiga no processador de alimentos e pulse até formar uma farofinha. Adicione o fermento, açúcar e ovo e deixe o processador ligado até formar uma bola. Com pequenas porções da massa, faça "minhoquinhas", corte em tiras de 8cm, aproximadamente, disponha sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar levemente. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha, e somente depois de frio, passe os biscoitinhos pelo chocolate derretido. Deixe secar sobre o papel manteiga. Guarde em pote hermético.
*fiz meia receita, não contei o rendimento, mas dá bastante, mesmo!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

muffin de blueberry com laranja


Acho que eu sou a maníaca do muffin de blueberry, não posso ler estas palavras juntas que saio correndo separar os ingredientes para preparar. Este fica diferente pela presença da laranja e do mel, e cai muito bem no café da manhã. Mantenho a opinião de que esta ainda é a receita definitiva, mas para quem tem mania de testar muffins, este com laranja não fica nada a dever! Receita daqui. Bom feriado a todos!

raspas e suco de 1 laranja
¾ xícara buttermilk*
2 ovos grandes
3 colheres (sopa) mel
100g manteiga, derretida e fria
1/3 xícara açúcar
2 xícaras farinha de trigo
2 ½colheres (chá) fermento em pó
¼colher (chá) bicarbonato de sódio
¼colher (chá) sal
1 xícara blueberry (mirtilo) fresco ou congelado
açúcar granulado no topo, opcional

Coloque o suco de laranja numa tigela medidora e complete com buttermilk até encher 1 xícara. Adicione os ovos, o mel e a manteiga derretida. Misture bem. Numa tigela grande coloque o açúcar e as raspas, esfregue bem com as pontas dos dedos até o açúcar ficar úmido e perfumado. Adicione a farinha, fermento, bicarbonato e o sal. Coloque a mistura de buttermilk na tigela de farinha e misture. Não bata demais, pois deixando algumas pelotas na massa, o muffin ficará mais macio. Adicione os mirtilos e mexa somente para incorporar. Distribua a massa entre as forminhas, e se quiser, salpique um pouco de açúcar granulado. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por 20 min ou até dourar.
*para fazer 1 xícara buttermilk, misture 2/3 xícara iogurte desnatado com 1/3 xícara de leite.
rendimento: 12 muffins, fiz meia receita e rendeu 8, minhas forminhas têm capacidade para 1/3 xícara.