terça-feira, 13 de abril de 2010

tortinhas de banana


Por aqui não aparecem tortas porque raramente faço, admito que tenho uma certa preguiça. Mas quando vi esta de banana, o olho cresceu, e deixei a preguiça de lado. Gostei muito dessa massa, com aveia e raspinhas de limão, fica bem diferente, deve combinar com outros recheios, a testar. Só aconselho, se possível, consumir as tortinhas no mesmo dia. Receita da revista Nestlé com vocẽ, nº45.

massa:
1 xícara farinha de trigo
4 colheres (sopa) manteiga
4 colheres (sopa) açúcar
1 ovo
½ xícara aveia em flocos
1 pitada de cravo em pó
raspas de limão

recheio:
3 bananas nanicas cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) açúcar
1 caixinha de creme de leite
canela para polvilhar

Comece pelo recheio, colocando numa panela as bananas, açúcar e meia xícara de água, leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até as bananas ficarem macias (10min). Retire do fogo, espere esfriar e bata no liquidificador com o creme de leite. Reserve.
Para a massa, misture numa tigela todos os ingredientes, amasse levemente até ficar homogêneo. Envolva e massa em filme plástico e leve à geladeira por 20min. Unte com manteiga forminhas de torta, de 9cm de diâmetro, e forre com a massa. Espalhe o creme de banana por cima, polvilhe com a canela e faça um gradeado com as sobras de massa. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 30min. Desenforme ainda quente.
rendimento: 10 porções, fiz meia receita e obtive 4 tortinhas.

11 comentários:

  1. Ficou super lindas suas tortinhas, devem ter ficado deliciosas, deu vontade de pegar uma na telinha aqui para provar! kkkk... Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. e ontem eu ficava vendo a postagem da tortinha e ela não aparecia :/

    tortinhas tão fofas. me lembra as tortinhas de maçã que minha mãe fazia quando eu era mais nova.
    facinha, né?
    adorei.

    beijo pra vc, queridona!

    ResponderExcluir
  3. adorei suas tortinhas!! bjs

    ResponderExcluir
  4. Huumm, com essa massa cheia de bossa, ops, aveia e 'temperos', eu tenho de experimentar; vou levar a receita. As tortinhas ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  5. Poxa estou desde ontem tentando comentar e não estava conseguindo!!!
    Mas que linda ficou as suas tortinhas, e gostei tb pois é super prática!!!

    Bjs....

    ResponderExcluir
  6. Tati, que lindas ficaram! Adorei essa decoração da tampinha, a minha mãe fazia uma torta de banana pro meu pai com "cobrinhas" assim como tampa e há uns anos ele me pediu pra tentar fazer uma igual (chorei feito boba, né? Manteiga derretida total). :)

    A receita parece fácil de fazer, adorei!

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  7. Também sou meio preguiçosa pra essas coisas...mas ficaram bem lindinhas!

    E com aveia? Diferente né? Gostei!

    ResponderExcluir
  8. Tati, sabe q comprei um jogo de forminhas como essa sua, para mini tortas, já faz um tempão, e ainda não criei coragem para fazê-las...kkk. Nome: Preguicite aguda...rs.

    Lindas as suas!

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  9. Olá Tatiane!
    Passei por acaso e fiquei encantada com suas receitas,parabéns pelo bom gosto na escolha...Já anotei algumas,obrigada uma boa tarde pra vc.


    Ana.

    ResponderExcluir
  10. Tati, comprei forminhas iguais essas suas, vou inalgura-las com essa receita! Adorei a praticidade do recheio!
    bjo bjo

    ResponderExcluir