8.4.10

bolo delícia de chocolate


Fiz este bolo para o feriado de Páscoa, não gosto muito de ovos de chocolate, acho que são mais gordurosos que as barras comuns, e geralmente não estou afim de pagar muito caro por pouco chocolate. E este bolo tem o sabor tão intenso de chocolate (olha que usei meio-amargo, porque o paladar das pessoas para quem levei é mais puxado para o doce) que nem senti falta de chocolate em outros formatos! É do livro Larousse do Chocolate, eu comprei na empolgação, o preço abaixou bastante (e ainda está baixo), mas é, digamos, esquisitinho, as receitas são bem explicadas - tenho outro Larousse que é tenebroso - no entanto os métodos para bolo são tão diferentes dos quais estou habituada, parece que alguma coisa vai dar errado, tanto que nessa receita eu acrescentei um pouco de fermento pois não confiei que só as claras assegurariam o volume do bolo, e ainda assim o bolo achatou levemente no centro...

4 ovos
150g açúcar
200g chocolate meio-amargo, ou amargo
40g farinha de trigo
100g amêndoas moídas
150g manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 colher (chá) fermento em pó (coloquei por conta e risco)


Pré-aqueça o forno a 200C. Quebre os ovos e separe as claras. Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Pique o chocolate com uma faca serrilhada e leve para derreter em banho-maria. Em seguida, adicione a mistura de gemas ao chocolate. Misture a amêndoa com a manteiga, peneire a farinha por cima e mexa (no livro não havia nenhuma indicação, e fiz na batedeira). Adicione a mistura de chocolate e misture até ficar homogêneo, coloque o fermento em pó e misture para incorporar. Bata as claras em neve, e incorpore-as à mistura, misture delicadamente com o auxílio de um fouet, para as claras não desmancharem. Unte e polvilhe com farinha uma forma redonda de 22cm - eu ainda forrei o fundo com papel manteiga, em caso do bolo queimar, pois há muito chocolate. Despeje a massa na forma, e leve ao forno por 20 min, faça o teste do palito. Coloquei numa forma de 20cm, e distribuí o restante da massa em três forminhas de muffin.

11 comments:

  1. Ficou super lindo Tati, adoro bolo de chocolate, amei a receita! Bjinhos

    ReplyDelete
  2. Tati, o bolo ficou lindo, e simples, bem do jeito que eu gosto!
    Bjinhos

    ReplyDelete
  3. eita que estamos cósmicas!
    hoje eu vou fazer bolinho de chocolate também... quer dizer, tô doida pra fazer, vamos ver se até o fim do (frio) dia eu consigo parar as funções aqui pra bater bolo (muffins/cupcakes. ainda não me acostumei a chamar de bolo quando coloco nas forminhas! bolo na forma eu nunca fiz mesmo :P)

    chocolate e amêndoa... tem coisa mais bonita nesse país???

    beijo, querida. bom friozinho de quinta pra vc!

    ReplyDelete
  4. Chocolate com amêndoas não tem como ficar ruim, né?! Uma perdição! Eu também ia preferir ganhar um desses a um ovo de chocolate!

    Beijos!

    ReplyDelete
  5. Oi, Tati,

    Que delícia esse bolo! Falo com convicção, pois conheço umas três versões desse bolo (que leva chocolate em barra, em vez de em pó). Há o do Pierre Hermé, o de São Tomé e Príncipe, o que leva pesos iguais de açúcar, manteiga e chocolate, enfim, esse seu deve ser melhor, por causa do acréscimo das amêndoas!

    Beijinho e boa tarde.

    ReplyDelete
  6. Pode até ter dado uma achatadinha, mas ficou lindo, e apetitoso!!!Eu gosto muito de bolo de chocolate!!!

    Bjs...

    ReplyDelete
  7. Vixe, eu tenho um sério problema com esse livro. Como ele não diz qual a textura final das sobremesas (a não ser as que têm foto), você não sabe se o bolo deve sair mole do forno, ou se de palito limpo, etc. Também não é toda receita que diz tamanho/capacidade de forma, e você fica na base da adivinhação. Tive sucesso com um biscoito e algumas coisinhas cremosas, e um ou outro bolo, mas normalmente o livro me dá mais dor de cabeça do que outra coisa. Como o da Magnolia Bakery. :P Mas não tenha medo de bolos só com claras não, que normalmente elas dão mais que conta do recado! O fermento extra é que pode ter alterado o equilíbrio da receita e causado o "achatamento"... :) Mas ficaram uma graça mesmo assim! (Ô comentário imenso!!!)

    Bjs
    Ana.

    ReplyDelete
  8. Tati, que delicia esta combinação, amêndoas com chocolate....e mais fofos ainda são os bolinhos pequenos!

    Bjo gde, Dani :)

    ReplyDelete
  9. Seu bolo ficou lindo e os bolinhos puro charme!!!
    bj
    Dani

    ReplyDelete
  10. Olá Tatiane, fiquei muito feliz com sua visita, e mais, adorei seu blog, tens coisas deliciosas aqui, já roubei uma receitinha...rs!
    Volte sempre, ok?
    Estarei sempre por aqui!
    Bjuss!!!

    ReplyDelete
  11. Tati, eu adoro fazer bolos com amêndoas ou alguma outra castanha/noz moída, o resultado é sempre algo bem úmido, muito bom! A mesma coisa ocorre com baking com iogurte.
    Os teus bolinhos estão lindos e me deram água na boca - nem chocólatra sou, você sabe que o meu "negócio" é coisa azeda. :)

    Ah, livro sem instruções claras me dão nos nervos, fico p. da vida.

    Super beijo!

    ReplyDelete