terça-feira, 27 de abril de 2010

bolo de banana e nozes


A motivação é sempre a mesma: salvar algumas bananas que amadureceram demais, e migraram da fruteira para a geladeira. Esse bolo fica bem suave, bem pouco doce, ideal acompanhando um chazinho - earl grey é meu preferido do momento. Sempre fiz metade da receita deste bolo, por isso colocarei os ingredientes para meia receita, e rende um bolo de tamanho médio.

60g manteiga, temperatura ambiente
25g açúcar refinado
60g açúcar mascavo
1 ovo, ligeiramente batido
250g farinha de trigo
1½ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
2 bananas médias, amassadas
125ml leite
50g nozes picadas

Misture a farinha, fermento e sal. Na batedeira bata a manteiga e os açúcares, até ficar cremoso. Adicione o ovo, e deixe bater até incorporar. Adicione alternadamente a mistura de farinha, leite e bananas amassadas. Desligue a batedeira, coloque as nozes picadas e mexa. Coloque a massa em forma (usei de bolo inglês 23cm x 10cm) untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno pré-aquecido até dourar, aproximadamente 50min, faça o teste do palito.

7 comentários:

  1. Aiai... Nada como um bolinho para acompanhar um chá... Aqui tem chovido tanto! Com esse tempinho fica mais apetitoso ainda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tati, dá pra congelar as bananas, viu? Dentro da casca mesmo, nem precisa colocá-las em potinhos ou saquinhos.
    Amei o seu bolo - eu realmente tenho um fraco por baking com banana e maçã. Amo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Uau, perfeito esse bolinho!!! Nunca testei banana com nozes, mas acho que vou amar!!!
    receita anotada!
    Beijocas,
    Thais

    ResponderExcluir
  4. Tati,

    Eu tenho mania de juntar 'nuts' aos meu bolos de banana e maçã. Ponho o que tiver à mão, pois acho que elas os enriquecem. O Earl Grey é também o meu chá preferido.
    Agora, esse bolinho, pouco doce, vai sair rapidinho do meu forno, rsrs.

    Beijinho e boa tarde.

    ResponderExcluir
  5. opa, que é essa receita que eu vou falar pra amiga, que tá com duzentas e cinquenta e oito bananas ali na fruteira.
    vou aproveitar e falar pra ela dos congelamentos, que vi a Pati ali comentando...

    ai, earl grey. ai, ai. saudade do tempo que eu tomava um moooonte desse chá.

    =***

    ResponderExcluir
  6. Hummm, bolinho de banana com nozes, tudo de bom!!!Ficou lindo!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati...menina, tbm não consigo ver uma banana passando da hora que me dá logo vontade de transformar aquilo em bolo...é uma coisa!

    Muito bom por sinal esse aí viu? Convidativo pra uma xicara de chá e um sofá...ahhhh...como eu queria isso agora!

    ResponderExcluir