quinta-feira, 29 de abril de 2010

bolo de chocolate preto & branco


Fiz este bolo para o aniversário do marido, na semana passada. Foi ele que escolheu o bolo depois que mostrei algumas fotos nos livros, claro que precisava ser algo com chocolate :) Não sei se há uma inabilidade natural para bolos recheados, ou se eles não saem direito por falta de prática - a última vez que fiz um bolo recheado foi no meu aniversário, seis meses atrás. Também foi a primeira vez que fiz um bolo de três camadas, e deu um medo de desmoronar tudo dentro da geladeira! Apesar da falta de simetria, podem apostar que o bolo é muito saboroso, e creio que a massa é versátil para outros recheios. Receita daqui.

massa:
2 xícaras farinha para bolo (cake flour)*
2 colheres (chá) fermento em pó
1/8 colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
125g manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara açúcar
3 ovos grandes + 1 gema
1 colher (chá) extrato de baunilha
¾ xícara buttermilk**

recheio de chocolate preto:
2 xícaras leite integral
4 gemas grandes
6 colheres (sopa) açúcar
3 colheres (sopa) amido de milho, peneirado
¼ colher (chá) sal
200g chocolate meio-amargo, derretido
2½ colheres (sopa) manteiga sem sal, temperatura ambiente, cortada em pedaços

recheio de chocolate branco e cobertura:
170g chocolate branco, picadinho
1½ xícara creme de leite fresco

Comece pela massa. Unte, enfarinhe e forre o fundo com papel manteiga duas formas redondas de 22cm (eu usei formas de 20cm), e pré-aqueça o forno a 190ºC. Peneire tudo junto a farinha para bolo, fermento em pó, bicarbonato e sal. Reserve. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga em velocida média, até ficar cremosa. Adicione o açúcar e bata por mais 3min. Adicione os ovos, e a gema, um por um, batendo por 1 min após cada adição. Coloque a baunilha, reduza a velocidade e acrescente os ingredientes secos, alternando com o buttermilk, adicionando três vezes a mistura de farinha e duas vezes o buttermilk (comece e termine com os ingredientes secos). Bata somente até incorporar todos os ingredientes. Divida a massa entre as formas, e leve ao forno por 28-30 min, ou até estiver dourado e um palito sair limpo. Deixe esfriar sobre uma grade, cerca de 5min, desenforme, e deixe na gradinha até esfriar completamente.
Enquanto o bolo assa, faça o recheio de chocolate preto. Numa panela leve o leite para aquecer, em outra panela coloque as gemas, açúcar, amido de milho e sal, e misture muito bem. Adicione cerca de ¼ xícara do leite quente, e mexa bem até ficar homogêneo. Lentamente e sem parar de mexer, coloque o leite restante. Leve a panela ao fogo, até engrossar, deixe ferver por 1-2 min, mexendo o tempo todo, para não empelotar a mistura. Retire do fogo, coloque o chocolate derretido, mexa para incorporar. Deixe a mistura esfriar por 5 min e acrescente a manteiga, mexa até derreter e incorporar. Tranfira para uma tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira até o creme gelar.
Para o creme de chocolate branco, leve em banho-maria o chocolate branco até derreter completamente. Enquando isso aqueça ½ xícara do creme de leite, até abrir fervura. Quando o chocolate derreter, retire do fogo, deixe esfriar um pouquinho (cerca de 1 min) e misture o creme de leite quente. Deixe esfriar até voltar à temperatura ambiente. Na batedeira, em velocidade baixa, coloque o creme de leite restante a bata até formar picos suaves, aumente para velocidade média, adicione a mistura de chocolate branco e continue batendo até formar picos mais firmes. Coloque o creme de leite batido numa tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 a 6 horas.
Para montar o bolo, corte ao meio os dois bolos, faça a primeira camada de recheio com creme de chocolate preto, coloque uma metade de bolo por cima, uma camada do creme de chocolate branco, e a terceira camada de chocolate preto, e faça a corbertura com o creme branco. Decore com raspas de chocolate meio-amargo e branco, ou outra decoração de sua preferência. Leve à geladeira no mínimo por 3 horas antes de servir.
*para 1 xícara de farinha para bolo, coloque numa xícara medidora 2 colheres (sopa) amido de milho, complete com farinha de trigo e misture.
** para 1 xícara de buttermilk, misture 2/3 xícara de iogurte com 1/3 xícara de leite desnatado.