quinta-feira, 30 de agosto de 2012

biscoito mocha


Gosto tanto da combinação café + chocolate, mas no fim das contas faço pouquíssimos doces utilizando os dois ingredientes - já são lindos separados e quando se juntam o resultado é sempre ótimo. Estes biscoitos são super rápidos para preparar, se usar a batedeira - algo que quase sempre dispenso - fica ainda mais rápido e fácil. Eu não utilizei a quantidade toda de manteiga, por isso, na hora de amassar a massa, adicionei um pouquinho de água gelada, para facilitar. Receita daqui.

½ xícara + 3 colheres (sopa) farinha de trigo
¼ xícara cacau em pó alcalinizado
pitada de sal
2 colheres (chá) café solúvel
½ xícara manteiga, temperatura ambiente
½ xícara açúcar de confeiteiro

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de uma forma redonda de 20cm com papel manteiga (usei uma forma com rundo removível). Peneire a farinha, cacau e sal, misture e em seguida adicione o café solúvel. Bata a manteiga até ficar um creme fofo e claro, adicione o açúcar a bata bem. Por último, coloque a mistura de farinha, bata até incorporar. Coloque a massa sobre a forma preparada, e aos poucos, vá amassando para cobrir todo o fundo da massa e ficar nivelado. Leve ao forno por 20-25min, ou até a massa ficar estufada e mais escura nas bordas. Retire do forno e deixe esfriar por 5 min. Com cuidado, remova o disco de massa da forma e corte em 8 pedaços (como uma pizza). Deixe os pedaços sobre uma gradinha até esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

granola - a barrinha de cereal que não deu certo


Nem sempre eu lido bem com fracassos na cozinha, quando há perda total confesso que eu saio um pouco do sério, xingo alguns palavrões e depois fico um tanto obcecada tentando entender o que fiz errado. Quando o erro foi sem grandes conseqüências, fico frustrada na hora e depois esqueço. Como o título já diz, eu queria ter feito barrinha de cereal, era assim que a foto do livro estava, foi isso que eu vi o Bill Granger preparar no programa, mas o destino não quis assim (oi?) e o que consegui foi uma deliciosa granola. Desconfio que foi o tempo de forno que me separou das almejadas barrinhas: enquanto cortava - ou tentava - a parte das bordas firmou muito bem, fiquei com medo de assar demais, queimar e amargar, apesar de deixar no forno pelo tempo e temperaturas indicados, mas cada um com seu forno, eu já deveria saber disso. Mas nada de lamentações, eu modifiquei algumas coisas na receita (ah-ráá!!) adicionando algumas coisinhas, ainda assim, respeitando as proporções. Coloco a receita tal como fiz.

235g aveia em flocos
20g coco ralado (usei úmido e adoçado)
35g amêndoas laminadas
45g gérmen de trigo
20g gergelim (usei branco)
10g semente de girassol
10g semente de abóbora (ambas sem sal e sem casca)
40g damasco seco, picado
40g cranberry seca
120g mel
35g açúcar mascavo
1 colher (sopa) manteiga de amendoim
3 colheres (sopa) óleo vegetal (evite usar óleo de soja)

Numa tigela grande misture a aveia, coco, amêndoa, gérmen de trigo, gergelim, sementes de girassol e abóbora, damasco e cranberry. Numa panelinha coloque o mel, açúcar, manteiga de amendoim e óleo, leve ao fogo baixo até o açúcar se dissolver. Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e misture bem, se precisar, misture com as mãos. Coloque numa forma retangular 20x30 forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 130C por 50min, ou até dourar bem.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

mac & cheese, à minha moda


Sabe quando você está com vontade de comer algo que não sabe direito o que é? Acho que todo mundo passa por isso, aí quando descobre vai preparar e fica exatamente como desejou. E ainda tem o bônus de fazer um arrastão na geladeira, se livrando daquelas coisa há muito tempo abertas.
Aqui usei o queijo Reino, comprei sem muitas expectativas, depois fui descobrir que é um queijo nacional, uma tentativa de reproduzir o Edam, queijo holandês, pois era difícil importar, desde a época colonial. Ainda não provei o Edam, mas achei que o Reino é um ótimo substituto para o cheddar e muito mais fácil de achar.
Não é muito bem uma receita, fiz tudo a olho e ficou uma boa medida para duas pessoas.

Coloque água para ferver o macarrão, eu usei 120g do serpentini, eu calculo 60g por pessoa quando vou servir com um molho mais encorpado e 80g para molho ao sugo, por exemplo. Esta é a medida daqui de casa, na maioria das vezes funciona, às vezes falta, às vezes sobra, rs.
Numa panela derreta meia colher de sopa de manteiga e um fiozinho de óleo, adicione uma cebola pequena picada e frite até a cebola ficar macia, em seguida adicione 1 colher de chá de mostarda em pó, uma pitada de chilli em pó e pimenta-do-reino, mexa bem. Coloque cerca ¼ de pacote de cream cheese e ½ copo de requeijão (era o que tinha sobrando na geladeira e você pode inverter essas medidas), mexa e adicione leite aos poucos para deixar a mistura mais fina. Passe o queijo Reino no ralo grosso até obter cerca de 1 xícara, coloque o queijo na panela e vá mexendo até derreter, acerte o sal, se precisar coloque mais leite, deve ficar com a consistência de um mingau ralo. Despeje o macarrão já cozido e escorrido, misture bem e sirva. Se preferir, reserve um pouco do queijo e salpique um pouco mais por cima de cada prato.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

muffin de morango e laranja


Sabe aquela receita que você não dá muita coisa por ela? Pensei, mais um muffin genérico, vai servir para acabar com os morangos que o marido deixou de lado e aquele meio pote de iogurte que eu abandonei, e no meio do caminho tudo foi mudando. Me segurei para não acabar com a massa crua antes de colocar nas forminhas, fiquei com dor de estômago porque não consegui esperar esfriar para comer os bolinhos assim que saíram do forno, porque eles ficam muito melhores no mesmo dia em que são feitos. Receita daqui.


2 ¼ xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
¾ xícara açúcar
½ xícara leite
½ xícara iogurte (se preferir, use sour cream)
 xícara óleo vegetal (usei de milho)
1 ovo
1 colher (sopa) raspas de laranja
1 xícara morangos finamente fatiados
 xícara geléia de morango (medida aproximada)

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa tigela grande misture a farinha, fermento, bicarbonato e sal. Reserve. Em outra tigela coloque o açúcar, leite, iogurte, óleo, ovo e raspa de laranja, misture até ficar homogêneo, então adicione os morangos. Adicione a mistura líquida à mistura de secos, mexa somente para incorporar, não bata demais a massa. Coloque uma colher de sopa de massa em cada forminha - já devidamente untada ou forrada com forminhas de papel - sobre a massa coloque uma colher de chá de geléia de morango e cubra com o restante da massa, enchendo cerca de dois terços da forminha. Leve ao forno por 15-18min, ou até um palito sair seco quando inserido sobre o centro da massa. Deixe esfriar uns minutinhos e depois desenforme.
rende: 16 muffins, fiz meia receita e rendeu 9 muffins em forminhas de 80ml.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

sorvete de morango com flocos de chocolate


Assim que bati o olho nessa receita, achei a ideia tão boa que mesmo com as baixas temperaturas do inverno não dava para deixar passar a época de morangos e experimentar este sorvete. Mas pra falar a verdade, frio nunca foi empecilho para comer coisas geladas, sou dessas de usar cachecol para aquecer o pescoço enquanto mando pra baixo um sorvete :-D
Gostei também da base deste sorvete, apesar de não levar gemas fica muito macio e acho que deve combinar muito bem com outras misturas, a conferir. Receita encontrei aqui.

400g morangos
 xícara açúcar
3 colheres (sopa) sumo de limão
2 colheres (sopa) amido de milho
1 ½ xícara leite integral
1 ¼ xícara creme de leite
 xícara açúcar
2 colheres (sopa) glucose de milho (karo)
4 colheres (sopa) cream cheese, temperatura ambiente
pitada de sal
¼ xícara buttermilk
140g chocolate meio-amargo, derretido


Corte os morangos, retire os cabinhos e disponha-os sobre um refratário, espalhe o açúcar por cima e misture. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10min. Retire do forno, espere esfriar, adicione o sumo de limão e passe a mistura pelo processador. Separe ½ xícara e reserve (o restante empregue em outros usos). Numa tigelinha coloque o amido de milho e duas colheres de sopa do leite, misture bem e reserve. Numa panela coloque o leite, creme de leite, açúcar e glucose de milho, deixe ferver por 4 minutos, então adicione o amido de milho e deixe ferver por mais 1min, mexendo sempre. Numa tigela grande coloque o cream cheese e sal. Aos poucos, e mexendo com um fouet, adicione a mistura líquida sobre o cream cheese. Em seguida coloque o buttermilk e o morango, misture bem. Deixe esfriar, cubra e leve à geladeira - de preferência de um dia para o outro. Coloque a mistura na sorveteira e proceda conforme instruções do fabricante. Quando o sorvete estiver pronto, despeje o chocolate derretido, deixe a máquina de sorvete misturar por mais 30 segundos e então, desligue. Guarde em pote hermético no freezer.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

pudim cremoso de chocolate


Amar é... ir para a cozinha às 23h, depois de um sábado cansativo preparar pudim porque o marido pediu com jeitinho, além de me sentir em débito com ele porque segurou as pontas durante a semana por causa dos meus problemas. Ok, casamento é parceria, mas não custa nada demonstrar gratidão e afeto em forma de pudim de chocolate :)
Mesmo cansada o pudim foi moleza preparar, em quinze minutos estava tudo pronto - a louça ficou para lavar no dia seguinte, é verdade, mas a parte que interessa foi muito breve. Não deixe de passar toda a mistura pela peneira, isso garantirá a cremosidade necessária. Ah, o toque de café solúvel é bem discreto e ainda acentua o sabor do chocolate. Receita deste livro.

2 colheres (chá) baunilha
½ colher (chá) café solúvel
2 colheres (sopa) amido de milho
3 colheres (sopa) cacau em pó
 xícara açúcar
½ xícara creme de leite
3 gemas
2 ½ xícaras leite integral (usei semi-desnatado)
5 colheres (sopa) manteiga, cortada em cubinhos
110g chocolate meio-amargo, picado

Numa tigelinha misture a baunilha e café solúvel, reserve. Na panela coloque o amido, cacau, açúcar, misture. Em seguida adicione o creme de leite e gemas, misture bem até incorporar os ingredientes secos, então adicione o leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até abrir fervura. Deixe a mistura ferver e borbulhar por 30 segundos. Retire do fogo e adicione a manteiga e chocolate, mexa até tudo derreter e ficar homogêneo, por último coloque a mistura de baunilha e café. Passe o creme pela peneira e distribua em potinhos, se não gostar da película que se forma por cima, passe o papel filme deixando grudadinho sobre o pudim, se a pelicula não for problema, simplesmente cubra os potinhos. Leve à geladeira no mínimo por 4h antes de servir.
Rende:  6 porções