quinta-feira, 30 de agosto de 2012

biscoito mocha


Gosto tanto da combinação café + chocolate, mas no fim das contas faço pouquíssimos doces utilizando os dois ingredientes - já são lindos separados e quando se juntam o resultado é sempre ótimo. Estes biscoitos são super rápidos para preparar, se usar a batedeira - algo que quase sempre dispenso - fica ainda mais rápido e fácil. Eu não utilizei a quantidade toda de manteiga, por isso, na hora de amassar a massa, adicionei um pouquinho de água gelada, para facilitar. Receita daqui.

½ xícara + 3 colheres (sopa) farinha de trigo
¼ xícara cacau em pó alcalinizado
pitada de sal
2 colheres (chá) café solúvel
½ xícara manteiga, temperatura ambiente
½ xícara açúcar de confeiteiro

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de uma forma redonda de 20cm com papel manteiga (usei uma forma com rundo removível). Peneire a farinha, cacau e sal, misture e em seguida adicione o café solúvel. Bata a manteiga até ficar um creme fofo e claro, adicione o açúcar a bata bem. Por último, coloque a mistura de farinha, bata até incorporar. Coloque a massa sobre a forma preparada, e aos poucos, vá amassando para cobrir todo o fundo da massa e ficar nivelado. Leve ao forno por 20-25min, ou até a massa ficar estufada e mais escura nas bordas. Retire do forno e deixe esfriar por 5 min. Com cuidado, remova o disco de massa da forma e corte em 8 pedaços (como uma pizza). Deixe os pedaços sobre uma gradinha até esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

13 comentários:

  1. Também adoro esta combinação!!! Devem estar uma delicia :)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Uma das minhas combinações favoritas!!
    E que belos biscoitos, gostei da forma, tipo pizza :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Tatiane. Que biscoitos saborosos!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tati,
    e como resistir a uns belos biscoitos?
    Para mim basta falar em chocolate que eu arregalo logo os olhos e sinto uma enorme vontade de provar :) Adorei o formato.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati,

    Desde criança eu prefiro o chá ao café. Mas adoro o aroma de café e os
    preparados em que ele entra, vá entender, rsrs.
    Estes biscoitos, não bastasse serem lindos, devem ser deliciosos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Sou da mesma opinião, café e chocolate é uma combinação perfeita. Tenho várias receitas a testar com essa duplinha...
    Posso imaginar o sabor desse mocha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Tatiane, fiquei imaginando esses biscoitos acompanhados de um copo de leite frio ou gelado.Hummm, acho que estou com fome.Rsrsrs.Adorei e anotei.Beijos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Que interessante, tbm adoro essa combinação, mas nunca fiz nada com os dois ingredientes...essa é uma ótima receita para começar, pois tem um aspecto muito bom!!
    Bj,

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da receita, tem uma boa combinação de ingredientes.Alem do bom aspecto parece uma receita muito fácil, vou experimentar u um dia destes,obg

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. uau! será que posso trocar a água gelado por soro gelado de iogurte? tô com esse soro sobrando em casa, morrendo de dó de jogar fora! se souber de alguma dica de como aproveitar esse soro, aceito sugestões. obrigada, mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana, pode usar o soro de iogurte, sim, é só para ajudar a dar liga. Também pode colocar o soro no preparo de pães, ou nas sopas mais cremosas, se vc gostar.
      Beijos

      Excluir
    2. nossa! fiz e ficou simplesmente emocionante! melhor biscoito que já comi! já fiquei imaginando ele no papel de massa de torta! rs...

      Excluir