segunda-feira, 3 de setembro de 2012

torta de tomatinhos


Gosto bastante de torta de tomate, não é a primeira vez que aparece no blog, porém, infelizmente, eu tenho que comer tudo sozinha porque sou a única a gostar. O jeito é sempre reduzir as porções para não sobrar muita coisa - sobra em excesso acaba em desperdício, isso já aprendi. Daí veio a ideia de colocar a massa em mini formas e por que não, usar mini-tomates (o italianinho solta menos líquido que o tomate-cereja). Fiz somente meia receita e ainda sobraram duas massas de tortinhas ainda menores que estão no freezer, à espera de eu pensar em como rechear esta deliciosa massa aromatizada com alecrim e parmesão. Receita desse livro.

massa:
1 ½ xícara farinha de trigo
2 colheres (sopa) parmesão ralado
1 colher (sopa) alecrim fresco
sal e pimenta-do-reino, a gosto
½ xícara manteiga gelada e picada em cubos
3 colheres (sopa) água gelada

recheio:
¼ xícara queijo de cabra
3 colheres (sopa) manjericão fresco, picado
sal e pimenta-do-reino, a gosto
4 tomates grandes, fatiados (usei os tomatinhos, quanto baste)
azeite, para regar

Comece pela massa. No processador coloque a farinha, parmesão, alecrim, ½ colher de chá de sal e ¼ colher de chá de pimenta-do-reino e processe por 30 segundos. Coloque a manteiga picada por cima e pulse algumas vezes até se formar uma farofa úmida, então adicione a água aos pouquinhos e deixe o processador ligado até a massa ficar mais úmida - não deixe homogênea demais. Numa superfície estenda um pedaço de filme plástico, coloque a massa por cima e abra a massa formando um disco de 2cm de altura, cubra o disco com o filme plástico e leve à geladeira por 30min.
Aqueça o forno a 220ºC. Abra a massa e estenda sobre uma forma redonda de 24cm, pressionando bem e retire o excesso das bordas. Fure a massa com um garfo, cubre com papel alumínio e coloque feijões crus sobre o papel, para formar peso e não deixar a massa estufar. Asse por 8min, retire os feijões e o papel, retorne ao forno por mais 8-12min, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Para o recheio, coloque no processador o queijo picado, 2 colheres de sopa de manjericão e ¼ colher de chá de pimenta-do-reino, processe até ficar macio. Espalhe a mistura de queijo sobre a massa assada. Por cima coloque as fatias de tomate, formando uma espiral, regue os tomates com azeite, salpique um pouquinho de sal, pimenta e o restante do manjericão picado. Sirva em seguida.
 

13 comentários:

  1. só ia demorar pra comer porque gastaria uns nanosegundos na admiração!
    que tortinha linda!!!

    :)

    ResponderExcluir
  2. Que linda! Nunca experimentei fazer, mas parece óptima :)
    Beijinhos
    Inês

    ResponderExcluir
  3. LINDA E COMO ADORO TOMATE ,É PERFEITA PARA MIM..
    BJ

    ResponderExcluir
  4. Que linda *-*
    Amo tomate, vou tentar fazer.

    ResponderExcluir
  5. Pelo aspecto, estou convencido!
    Gosto bastante de tomate, e até já tinha visto uma receita do género, mas ainda não experimentei... Mas fiquei curioso. :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Tão delicada, uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Uma tarte perfeita Tati :)
    Adoro tomate, e agora está na época deles, bem vermelhos e carnudos.
    Deliciosa forma de os comer, aromatizada com manjericão.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  8. Tb sou fã de tomate!!!
    A torta ficou linda!!!!E bem apetitosa!!!

    Bjs...Uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Tatiane, ficou linda sua torta.Essa história de agradar à todos em casa é muito dificil.Preparar algo que nem todos comem é muito chato.Mas essa tortinha valeu à pena.Adorei e anotei.Ficarei esperando as outras opções de recheio, pois aqui também sou a única que come.Beijos e tudo de bom querida.

    ResponderExcluir
  10. Se eu fosse sua vizinha iria adorar dividir contigo essas delícias com tomato, adoro (e o meu marido não gosta).
    Linda a tortinha, Tati - ficou bem delicada!
    xx

    ResponderExcluir
  11. Tati,

    Como disse a Patricia Scarpin, eu também adoraria ser tua vizinha para dividir estas delícias. Aqui eu faço isso com a minha vizinha de porta. Sempre que faço coisas para o blog dou "uma provinha" para ela. Em troca ganho ovos coloniais que ela traz do interior e feijão que ela faz sempre para a família. Adoramos nosso escambo.

    Adorei também esta sua receita. Ficou linda e todos os ingredientes me agradam. Inclusive o tomate, que aqui em casa, só eu gosto.

    Beijos para vc.
    Carla

    ResponderExcluir
  12. ola amei o seu cantinhp e resolvi ficar aqui te seguindo para nao perder nenhuma novidade sua, parabéns, estarei aqui sempre q puder para vc as suas delicias, passe nos meus cantinhos e de uma olhadinha e particcipe dos meus sorteios...bjocas lindo feriado
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/

    http://ministerioinfantilchrisgipebube.blogspot.com.br/
    bjocas da chris

    ResponderExcluir
  13. Ficou linda essa torta, aprecio tomatinhos mais que os outros, acho-os mais saborosos!A foto está um luxo!!

    ResponderExcluir