6.9.12

brownies com chocolate ao leite


Outro dia estava programando o aparelho para gravar a série nova da Nigella, aí meu marido perguntou por que eu queria tanto assistir se o livro está há meses na estante e posso consultá-lo a qualquer hora. Respondi que ler as receitas era um tanto diferente de ver o preparo - e além isso, assistindo um dos programas pude aprender como deixar as vieiras douradinhas (as minhas ficaram miseravelmente pálidas), em outro me animei a preparar um pudim de pão no mesmo dia. E ainda vejo alguma coisa que passou em branco no livro: churros (sabe lá quando vou ter coragem de fazer) e estes brownies. Esta receita também leva um pouco de bicarbonato, o que deixa o bolinho mais macio e menos úmido - e depois de tantos brownies melequentos comecei a achar esta versão fofinha mais interessante, é igualmente deliciosa e eu me sinto mais phynna sem me lambuzar de chocolate :)

100g manteiga sem sal
1 ¾ xícara açúcar mascavo
¾ xícara cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado
1 xícara farinha de trigo
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
pitada de sal
4 ovos
170g chocolate ao leite, picado
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular de 33x23cm*, forre com papel alumínio e unte levemente o papel. Derreta a manteiga em banho-maria, quando estiver completamente derretida, adicione o açúcar e mexa com uma colher de pau, para misturar. Então adicione o cacau, farinha, bicarbonato e sal - já previamente misturador - e mexa bem, a mistura ficará seca, mesmo. Retire a tigela do banho-maria e adicione os ovos, misture. Por fim, coloque o chocolate, misture rapidamente e despeje a massa na forma. Asse por 20-25min, ou até ficar seco, mas ainda balançando levemente no centro da forma. Deixe esfriar, retire da forma, corte em tamanhos que desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.
* Fiz meia receita acima e coloquei numa forma quadrada de 20cm.