quinta-feira, 23 de agosto de 2012

granola - a barrinha de cereal que não deu certo


Nem sempre eu lido bem com fracassos na cozinha, quando há perda total confesso que eu saio um pouco do sério, xingo alguns palavrões e depois fico um tanto obcecada tentando entender o que fiz errado. Quando o erro foi sem grandes conseqüências, fico frustrada na hora e depois esqueço. Como o título já diz, eu queria ter feito barrinha de cereal, era assim que a foto do livro estava, foi isso que eu vi o Bill Granger preparar no programa, mas o destino não quis assim (oi?) e o que consegui foi uma deliciosa granola. Desconfio que foi o tempo de forno que me separou das almejadas barrinhas: enquanto cortava - ou tentava - a parte das bordas firmou muito bem, fiquei com medo de assar demais, queimar e amargar, apesar de deixar no forno pelo tempo e temperaturas indicados, mas cada um com seu forno, eu já deveria saber disso. Mas nada de lamentações, eu modifiquei algumas coisas na receita (ah-ráá!!) adicionando algumas coisinhas, ainda assim, respeitando as proporções. Coloco a receita tal como fiz.

235g aveia em flocos
20g coco ralado (usei úmido e adoçado)
35g amêndoas laminadas
45g gérmen de trigo
20g gergelim (usei branco)
10g semente de girassol
10g semente de abóbora (ambas sem sal e sem casca)
40g damasco seco, picado
40g cranberry seca
120g mel
35g açúcar mascavo
1 colher (sopa) manteiga de amendoim
3 colheres (sopa) óleo vegetal (evite usar óleo de soja)

Numa tigela grande misture a aveia, coco, amêndoa, gérmen de trigo, gergelim, sementes de girassol e abóbora, damasco e cranberry. Numa panelinha coloque o mel, açúcar, manteiga de amendoim e óleo, leve ao fogo baixo até o açúcar se dissolver. Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e misture bem, se precisar, misture com as mãos. Coloque numa forma retangular 20x30 forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 130C por 50min, ou até dourar bem.

9 comentários:

  1. Tati,

    O meu forno jamais assa qualquer coisa no tempo indicado na receita, é uma lástima, rsrs. Mas o bom, no caso das barrinhas é que não houve perdas e a granola, além de nutritiva e saudável deve ter ficado também muito gostosa, náo é?

    Beijo


    ResponderExcluir
  2. Pelo menos você teve uma deliciosa granola para comer com leite. nem tudo está perdido neste mundo rsrd.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro o plano "B"!! EVER!
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  4. Já tentei fazer barrinhas de cereais e também acaaram como granola, porque eu também modifiquei algumas "coisinhas" no decorrer da receita. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Mas de qualquer forma valeu a pena!!!
    Granola com iogurte é maravilhoso!!!

    Bjs..ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Tati, tenho uma dificuldade enorme em seguir receitas à risca.Sempre coloco meu jeitinho.Quando dá certo é uma alegria, mas qdo a gente erra fica se questionando.É assim que surgem novas receitas e versões diferentes.
    O importante é que não se perdeu tudo, e agora você terá uma fantástica e saborosa granola para comer com iogurte.Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Tati,

    Ah, do limão uma limonada!

    Que frustação quando isso acontece, né?! Eu também fico super irritada.
    Semana passada tentei fazer um "polpettone" e foi um fiasco. Me atrapalhei toda, coloquei um ovo a mais e ficou uma meleca geral. O jeito foi colocar tudo na panela e cozinhar como guisado mesmo. Argh, que raiva!!!!!

    Agora, se tem uma coisa que tento e nunca consigo são biscoitos. Eu já nasci para o fracasso biscoiteiro! Fazer o que?!

    Um ótimo final de semana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. De uma receita que não fica como esperado pode sempre sair uma nova receita! Uma delícia ;)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Como diria Julia Child...nunca se desculpe por uma receita...ótimo aproveitamento!
    Tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir