terça-feira, 21 de agosto de 2012

mac & cheese, à minha moda


Sabe quando você está com vontade de comer algo que não sabe direito o que é? Acho que todo mundo passa por isso, aí quando descobre vai preparar e fica exatamente como desejou. E ainda tem o bônus de fazer um arrastão na geladeira, se livrando daquelas coisa há muito tempo abertas.
Aqui usei o queijo Reino, comprei sem muitas expectativas, depois fui descobrir que é um queijo nacional, uma tentativa de reproduzir o Edam, queijo holandês, pois era difícil importar, desde a época colonial. Ainda não provei o Edam, mas achei que o Reino é um ótimo substituto para o cheddar e muito mais fácil de achar.
Não é muito bem uma receita, fiz tudo a olho e ficou uma boa medida para duas pessoas.

Coloque água para ferver o macarrão, eu usei 120g do serpentini, eu calculo 60g por pessoa quando vou servir com um molho mais encorpado e 80g para molho ao sugo, por exemplo. Esta é a medida daqui de casa, na maioria das vezes funciona, às vezes falta, às vezes sobra, rs.
Numa panela derreta meia colher de sopa de manteiga e um fiozinho de óleo, adicione uma cebola pequena picada e frite até a cebola ficar macia, em seguida adicione 1 colher de chá de mostarda em pó, uma pitada de chilli em pó e pimenta-do-reino, mexa bem. Coloque cerca ¼ de pacote de cream cheese e ½ copo de requeijão (era o que tinha sobrando na geladeira e você pode inverter essas medidas), mexa e adicione leite aos poucos para deixar a mistura mais fina. Passe o queijo Reino no ralo grosso até obter cerca de 1 xícara, coloque o queijo na panela e vá mexendo até derreter, acerte o sal, se precisar coloque mais leite, deve ficar com a consistência de um mingau ralo. Despeje o macarrão já cozido e escorrido, misture bem e sirva. Se preferir, reserve um pouco do queijo e salpique um pouco mais por cima de cada prato.