terça-feira, 21 de agosto de 2012

mac & cheese, à minha moda


Sabe quando você está com vontade de comer algo que não sabe direito o que é? Acho que todo mundo passa por isso, aí quando descobre vai preparar e fica exatamente como desejou. E ainda tem o bônus de fazer um arrastão na geladeira, se livrando daquelas coisa há muito tempo abertas.
Aqui usei o queijo Reino, comprei sem muitas expectativas, depois fui descobrir que é um queijo nacional, uma tentativa de reproduzir o Edam, queijo holandês, pois era difícil importar, desde a época colonial. Ainda não provei o Edam, mas achei que o Reino é um ótimo substituto para o cheddar e muito mais fácil de achar.
Não é muito bem uma receita, fiz tudo a olho e ficou uma boa medida para duas pessoas.

Coloque água para ferver o macarrão, eu usei 120g do serpentini, eu calculo 60g por pessoa quando vou servir com um molho mais encorpado e 80g para molho ao sugo, por exemplo. Esta é a medida daqui de casa, na maioria das vezes funciona, às vezes falta, às vezes sobra, rs.
Numa panela derreta meia colher de sopa de manteiga e um fiozinho de óleo, adicione uma cebola pequena picada e frite até a cebola ficar macia, em seguida adicione 1 colher de chá de mostarda em pó, uma pitada de chilli em pó e pimenta-do-reino, mexa bem. Coloque cerca ¼ de pacote de cream cheese e ½ copo de requeijão (era o que tinha sobrando na geladeira e você pode inverter essas medidas), mexa e adicione leite aos poucos para deixar a mistura mais fina. Passe o queijo Reino no ralo grosso até obter cerca de 1 xícara, coloque o queijo na panela e vá mexendo até derreter, acerte o sal, se precisar coloque mais leite, deve ficar com a consistência de um mingau ralo. Despeje o macarrão já cozido e escorrido, misture bem e sirva. Se preferir, reserve um pouco do queijo e salpique um pouco mais por cima de cada prato.

7 comentários:

  1. hmmmm, que delicia. Um mac&cheese é sempre uma boa opção. E super versátil para os queijos que tivermos à mão :)

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de macarrão com queijo e sua versão me agradou muito, e o queijo do reino, que adoro, deve ter dado um toque especial.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa massa, fica divina, a sua ficou espetacular!
    Beijinhos
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de molhos de queijo, mas de vez em quando porque pro meu paladar eu acho levemente enjuativo se como muito ou sempre. Uma boa é gratinar ele no forno tb.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Tatiane, ficou esplendido.Adoro macarrão com queijo.Faço um 4 queijos que é bem simples.Você aquece creme de leite e adiciona vários tipos de queijo ralados ou picados e aquece até que derretam e coloca sobre a massa.
    Também fica delicioso.Sua receita me deu até vontade de comer macarrão.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Que engraçado, se há prato que me desperta curiosidade é exatamente o mac-chesse!!
    Deve ser delicioso, vou experimentar a tua receita. ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. E eu nem tive tempo de almoçar... quem mandou fuçar em blog de amiga que manda bem? Bem feito pra mim!

    Btw, adorei a receita, Tatiane!

    Beijão

    ResponderExcluir