16.8.12

muffin de morango e laranja


Sabe aquela receita que você não dá muita coisa por ela? Pensei, mais um muffin genérico, vai servir para acabar com os morangos que o marido deixou de lado e aquele meio pote de iogurte que eu abandonei, e no meio do caminho tudo foi mudando. Me segurei para não acabar com a massa crua antes de colocar nas forminhas, fiquei com dor de estômago porque não consegui esperar esfriar para comer os bolinhos assim que saíram do forno, porque eles ficam muito melhores no mesmo dia em que são feitos. Receita daqui.


2 ¼ xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
¾ xícara açúcar
½ xícara leite
½ xícara iogurte (se preferir, use sour cream)
 xícara óleo vegetal (usei de milho)
1 ovo
1 colher (sopa) raspas de laranja
1 xícara morangos finamente fatiados
 xícara geléia de morango (medida aproximada)

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa tigela grande misture a farinha, fermento, bicarbonato e sal. Reserve. Em outra tigela coloque o açúcar, leite, iogurte, óleo, ovo e raspa de laranja, misture até ficar homogêneo, então adicione os morangos. Adicione a mistura líquida à mistura de secos, mexa somente para incorporar, não bata demais a massa. Coloque uma colher de sopa de massa em cada forminha - já devidamente untada ou forrada com forminhas de papel - sobre a massa coloque uma colher de chá de geléia de morango e cubra com o restante da massa, enchendo cerca de dois terços da forminha. Leve ao forno por 15-18min, ou até um palito sair seco quando inserido sobre o centro da massa. Deixe esfriar uns minutinhos e depois desenforme.
rende: 16 muffins, fiz meia receita e rendeu 9 muffins em forminhas de 80ml.

19 comments:

  1. Estão com um aspecro delicioso e devem estar fantásticos de sabor!
    Um beijinho

    ReplyDelete
  2. Seus muffins ficaram lindinhos e devem ser deliciosos! Acho que eu também comeria eles quente mesmo, rsrs. :)

    Abraços, Fabiana.

    ReplyDelete
  3. Imagino estou babando só de ler a receita. E ficou literalmente de comer com os olhos.
    bjo

    ReplyDelete
  4. parece bem promissor. eu tô numa mania de morango, que quero fazer tudo.
    vou experimentar esse bolinho, eeee. :)

    tô com saudade.
    =*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hoje à noite te escrevo, num tá fáciO as coisas do lado de cá.
      Saudade...

      Delete
  5. Eu adoro muffins. Aproveitando essa safra maravilhosa de morangos que estamos tendos é barbaro. Já fiz dois bolos e geléia com as infindáveis caixas que estou comprando últimamente kkk
    Um beijo

    ReplyDelete
  6. Como grande adoradora de muffins, digo que estes não vão ficar de fora da minha interminável, mas adorável lista de muffins a serem testados...

    Super!Amei!

    ReplyDelete
  7. Nossa! Que receita LINDA! Fiquei morrendo de vontade de fazer, tipo, AGORA! Pena que to num regimão! rs
    Ja disse que adoro o blog, já né?! ;)
    bjs

    ReplyDelete
  8. conheço bem aquela receita que não damos muito valor e se transforma num quitute perfeito! amei mais esta receita!

    ReplyDelete
  9. Ficaram bem bonitos.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  10. Oi Tati, que delicia de combinação.Deve ter ficado divinos.Beijos e ótimo final de semana.

    ReplyDelete
  11. Oi Tati!... coincidência ou não tinha um restinho de iogurte... um punhado de morangos e fiz... ficaram divinos. Maridão disse q parece muffin de loja!! acho q foi um elogio. beijos. Gleyse

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por me contar, Gleyse, adoro saber quando as pessoas testam as receitas. Acho também que foi um elogio :)
      beijos

      Delete
  12. Olá Tati, ficaram lindos e com certeza deliciosos, como estamos em época de morango fica fácil reproduzi a receita!Gosto muito do aroma e sabor que as rasapas de larnja acrescentam!
    Um ótimo domingo para vc!!

    ReplyDelete
  13. Não consigo deixar de pensar que iria adorar dar uma dentadinha num desses muffins! :)
    Ficaram tão bonitinhos.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  14. Oi, Tati,

    Menina, fui lendo o post é pensando: será que este muffin é o mesmo que já fiz? rsrs. É que eu tenho um livro de sobremesas do WS (capa diferente desta) e já fiz uns muffins muito saborosos de laranja e morangos, depois vou ver se a receita é de lá mesmo, pois devo ter uns quatro livros gringos só sobre muffins, rsrs.
    O aspecto dos seus ficou muito saboroso e a foto ficou linda.

    Beijo e bom dia, querida!

    ReplyDelete
  15. Descobri seu blog hoje e adorei! é dificil achar blogs de culinária bacanas no Brasil e o seu é 10! Parabéns!

    www.cravoepanela.com

    ReplyDelete
  16. FICARAM MARAVILHOSOS!!!!

    BJS...UMA LINDA E ABENÇOADA SEMANA!!!!!

    ReplyDelete
  17. Olá Tatiane,

    Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tuasreceitas.com.br

    ReplyDelete