quinta-feira, 9 de agosto de 2012

sorvete de morango com flocos de chocolate


Assim que bati o olho nessa receita, achei a ideia tão boa que mesmo com as baixas temperaturas do inverno não dava para deixar passar a época de morangos e experimentar este sorvete. Mas pra falar a verdade, frio nunca foi empecilho para comer coisas geladas, sou dessas de usar cachecol para aquecer o pescoço enquanto mando pra baixo um sorvete :-D
Gostei também da base deste sorvete, apesar de não levar gemas fica muito macio e acho que deve combinar muito bem com outras misturas, a conferir. Receita encontrei aqui.

400g morangos
 xícara açúcar
3 colheres (sopa) sumo de limão
2 colheres (sopa) amido de milho
1 ½ xícara leite integral
1 ¼ xícara creme de leite
 xícara açúcar
2 colheres (sopa) glucose de milho (karo)
4 colheres (sopa) cream cheese, temperatura ambiente
pitada de sal
¼ xícara buttermilk
140g chocolate meio-amargo, derretido


Corte os morangos, retire os cabinhos e disponha-os sobre um refratário, espalhe o açúcar por cima e misture. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10min. Retire do forno, espere esfriar, adicione o sumo de limão e passe a mistura pelo processador. Separe ½ xícara e reserve (o restante empregue em outros usos). Numa tigelinha coloque o amido de milho e duas colheres de sopa do leite, misture bem e reserve. Numa panela coloque o leite, creme de leite, açúcar e glucose de milho, deixe ferver por 4 minutos, então adicione o amido de milho e deixe ferver por mais 1min, mexendo sempre. Numa tigela grande coloque o cream cheese e sal. Aos poucos, e mexendo com um fouet, adicione a mistura líquida sobre o cream cheese. Em seguida coloque o buttermilk e o morango, misture bem. Deixe esfriar, cubra e leve à geladeira - de preferência de um dia para o outro. Coloque a mistura na sorveteira e proceda conforme instruções do fabricante. Quando o sorvete estiver pronto, despeje o chocolate derretido, deixe a máquina de sorvete misturar por mais 30 segundos e então, desligue. Guarde em pote hermético no freezer.