segunda-feira, 6 de agosto de 2012

pudim cremoso de chocolate


Amar é... ir para a cozinha às 23h, depois de um sábado cansativo preparar pudim porque o marido pediu com jeitinho, além de me sentir em débito com ele porque segurou as pontas durante a semana por causa dos meus problemas. Ok, casamento é parceria, mas não custa nada demonstrar gratidão e afeto em forma de pudim de chocolate :)
Mesmo cansada o pudim foi moleza preparar, em quinze minutos estava tudo pronto - a louça ficou para lavar no dia seguinte, é verdade, mas a parte que interessa foi muito breve. Não deixe de passar toda a mistura pela peneira, isso garantirá a cremosidade necessária. Ah, o toque de café solúvel é bem discreto e ainda acentua o sabor do chocolate. Receita deste livro.

2 colheres (chá) baunilha
½ colher (chá) café solúvel
2 colheres (sopa) amido de milho
3 colheres (sopa) cacau em pó
 xícara açúcar
½ xícara creme de leite
3 gemas
2 ½ xícaras leite integral (usei semi-desnatado)
5 colheres (sopa) manteiga, cortada em cubinhos
110g chocolate meio-amargo, picado

Numa tigelinha misture a baunilha e café solúvel, reserve. Na panela coloque o amido, cacau, açúcar, misture. Em seguida adicione o creme de leite e gemas, misture bem até incorporar os ingredientes secos, então adicione o leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até abrir fervura. Deixe a mistura ferver e borbulhar por 30 segundos. Retire do fogo e adicione a manteiga e chocolate, mexa até tudo derreter e ficar homogêneo, por último coloque a mistura de baunilha e café. Passe o creme pela peneira e distribua em potinhos, se não gostar da película que se forma por cima, passe o papel filme deixando grudadinho sobre o pudim, se a pelicula não for problema, simplesmente cubra os potinhos. Leve à geladeira no mínimo por 4h antes de servir.
Rende:  6 porções