quinta-feira, 28 de outubro de 2010

torta alla gianduia


Depois de uma certa idade, não lembro direito qual, meus aniversários passavam em branco por mim: vontade nula para comemorar, e por essas idiossincrasias inexplicáveis, eu adoro os aniversários dos outros. Daí que há alguns anos, meu único momento especial é escolher e fazer um bolo que seja inteiramente do meu agrado, só com coisas que eu gosto. Foi assim que nasceu este bolo de chocolate e avelãs. Devo dizer que este é um bolo para quem é tarado por chocolate! Acho que é um dos bolos mais "fortes" que já provei, um pedacinho de "dois dedos" já é mais que suficiente para saciar a vontade. E o melhor da história: o bolo fica mais gostoso com o passar dos dias, em casa durou quase uma semana e se manteve super úmido. Achei que se parece bastante com este, mas ainda melhor. A receita é deste livro da Nigella.

6 ovos, claras e gemas separadas
pitada de sal
½ xícara (100g) manteiga, amolecida
390g Nutella
1 colher (sopa) rum
½ xícara (130g) avelãs moídas
112g chocolate meio-amargo, derretido

cobertura:
112g avelãs sem casca
1/3 xícara creme de leite
1 colher (sopa) rum
112g chocolate meio-amargo


Bata as claras com o sal, até ficar firme, mas não muito seco. Numa tigela grande misture a manteiga e Nutella, mexa bem. Em seguida adicione as gemas, rum e avelãs moídas. Misture bem, e por último coloque o chocolate derretido. Pegue cerca de ¼ das claras em neve, e coloque na mistura de chocolate, mexa vigorosamente. Já o restante das claras, coloque em três vezes, misturando para incorporar - como se fosse mousse.  Coloque a massa numa forma redonda de 23cm*, untada com manteiga e forrada no fundo e laterais com papel manteiga, e untada novamente. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 min, ou até que as bordas da massa se desprenda da forma. Retire do forno, coloque numa gradinha para esfriar. Enquanto isso, prepare a cobertura.
Coloque as avelãs numa frigideira e deixe tostar, em fogo médio. É importante revirar sempre a panela, para as avelãs tostarem por inteiro. Também pode ser feito no forno. Uma vez tostadas, coloque sobre um pano, cubra e esfregue vigorosamente para as cascas se soltarem. Deixe esfriar.
Coloque numa panelinha o chocolate picado, creme de leite e rum, leve ao fogo para o chocolate derreter. Deixe esfriar um pouco, mexendo de vez em quando.
Desenforme o bolo, cubra com a ganache e espalhe as avelãs por cima.
*fiz 2/3 da receita, e coloquei numa forma redonda de 20cm de fundo removível, e a quantidade de massa foi exata para o tamanho do forma.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

scones de aveia e laranja


Mais uma receita que cai bem no café-da-manhã. Apesar de saber que é a refeição mais importante do dia, o mais comum é acordar sem apetite algum, aí sempre procuro algumas opções para driblar a falta de apetite. Nestes scones troquei uma parte da farinha branca pela integral, fica um pouco mais seco, mas passar um pouco de alguma geléia deixaram os scones bem equilibrados e saborosos. Receita deste livro.

8 colheres (sopa) manteiga, gelada
2/3 xícara de aveia em flocos
1 xícara farinha de trigo
½ xícara farinha de trigo integral
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) sal
1 colher (sopa) açúcar
2 colheres (chá) raspas de laranja
2/3 xícara creme de leite
1 ovo grande
½ xícara cranberries secas (opcional, ou use outra frutinha seca)

para cobrir os scones:
2 colheres (sopa) creme de leite
1 colher (sopa) açúcar

Corte a manteiga em pedaços de 1cm, e mantenha na geladeira. Coloque a aveia no processador de alimentos, e pulse até ficar fino (ou use ½ xícara da aveia mais fina). Adicione as farinhas, fermento, sal, açúcar e raspas de laranja. Pulse até misturar bem. Coloque a manteiga cortada e deixe o processador ligado até formar uma farofa úmida. Numa tigela grande, misture o ovo e o creme de leite. Acrescente a mistura da farinha à mistura do ovo, e misture para combinar, mas não mexa demais a massa. Neste ponto, coloque as cranberries e misture. Sobre uma superfície enfarinhada, abra um disco com a massa, de aproximadamente 18cm, corte em 6 pedaços. Pincele os pedaços de massa com o creme de leite e polvilhe com açúcar. Disponha os scones numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30min, ou até ficar dourado.
rendimento: 6 scones

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

galette de batata, cebola e gruyère


Fiquei um tempão de olho nesta galette, no livro tem uma foto tão bonita dela, que sempre me deixava com vontade, afinal, tem tudo o que eu gosto e não poderia dar muito errado. Exceto pela massa. Esta massa é  farelenta quando crua e quebradiça depois de assada, no entanto, fica muito saborosa. Não tentem fazer como eu, que para apressar o almoço coloquei a massa no freezer, quando deveria ficar na geladeira, resultado: quando fui levantar as bordas a massa quebrou (que óbvio!), tentei "colar" com o ovo na hora de pincelar. Mas apesar da minha trapalhada, a galette ficou bem saborosa. Receita deste livro.

massa:
100g manteiga, gelada
3 a 4 colheres (sopa) água gelada
1 ¼ xícara farinha de trigo
¼ colher (chá) sal

recheio:
1½ colher (sopa) azeite + 1 colher (sopa) para finalizar
1 cebola grande, finamente fatiada
½ colher (chá) de tomilho ou alecrim frescos (usei tomilho seco)
¼ colher (chá) sal
pimenta-do-reino a gosto
100g queijo gruyère, grosseiramente picado
2 batatas grandes - cerca de 450g, lavadas e cortadas em fatias finas de 0,5cm
1 ovo, ligeiramente batido



Corte a manteiga em cubinhos, coloque num prato e leve ao freezer por pelo menos 20 min. Na tigela do processador de alimentos, coloque a farinha e sal, processe por 10seg até combinar bem. Adicione a manteiga e pulse 6 a 10 vezes, até a mistura apresentar pedacinhos bem pequenos de manteiga. Retire do processador e adicione a água aos poucos, vá amassando com as mãos até que a massa fique unida, mas ainda alguns farelos irão se espalhar: este é o ponto da massa. Amasse mais um pouco, umas 6 vezes, não amasse demais. Abra a massa com um rolo, formando um círculo de aproximadamente 30cm, coloque sobre uma assadeira (eu forrei a assadeira com papel alumínio, facilita para retirar a galette da assadeira depois de pronta) e leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso prepare o recheio.

Numa panela aqueça 1 ½ colher (sopa) de azeite, adicione a cebola e deixe cozinhar por 8-10min, mexendo de vez em quando, até a cebola murchar e ficar douradinha, mantenha o fogo baixo, misture sal, pimenta e tomilho, mexa bem. Deixe esfriar. Depois de frio, numa tigela grande, misture a cebola, batata e o queijo, regue com mais azeite, se for necessário coloque mais sal e pimenta.

Retire a massa da geladeira, coloque o recheio por sobre o centro da massa. Levante as bordas da massa, uns 3-4cm, e dobre para dentro. Tente "empurrar" o recheio para dentro das bordas, se não estiver bem espalhado. Pincele o ovo batido na borda da massa, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por 45-50min, ou até a massa dourar e as batatas ficarem macias - teste com uma faca. Deixe esfriar por 5-10min antes de servir.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

madeleines de laranja-cardamomo


Antes de tudo, queria agradecer demais os comentários deixados no post anterior, fiquei emocionada com as palavras de vocês. Muito obrigada pelo carinho, de coração!
Sobre a receita, estava com muita vontade de experimentar madeleines, e não tinha a forma. Até que o marido trouxe de viagem, e rolou uma certa tensão porque quando fui testar no forno, quase-quase não cabia, a forma só permite fechar o forno se estiver na diagonal, não é o ideal, mas é o que tem pra hoje. Melhor do que pedir emprestado fornos alheios para assar os bolinhos ;)
Fiz antes a "tradicional" - em breve postarei aqui - e estas ficaram muito saborosas, ainda mais porque adoro a combinação laranja + cardamomo. Receita da tia Martha.

4 colheres (sopa) manteiga
1 colher (sopa) mel
¾ xícara farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
1 pitada de sal
¾ colher (chá) cardamomo em pó
¼ xícara açúcar
2 ovos

glacê:
¾ xícara açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher (chá) raspas de laranja
2 colheres (sopa) suco de laranja

Derreta a manteiga e misture o mel, mexa bem e deixe esfriar por 10 min. Numa tigela misture a farinha, fermento, sal e cardamomo. Adicione o açúcar, ovos e misture bem. Por último coloque a manteiga + mel e mexa até ficar homogêneo. Cubra e leve à geladeira por 30min. Prepare a forma de madeleines, untando com manteiga, e coloque a massa às colheradas, não se preocupe em nivelar, pois a massa se acomoda ao molde com o calor do forno. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC por 7-8min, ou até dourar. Densenforme e coloque numa gradinha para esfriar.
Para o glacê, misture todos os ingredientes, deve ficar firme e opaco, mas não muito ralo. Depois que as madeleines esfriarem, espalhe o glacê no lado do desenho de conchinhas, espere 15min até o glacê secar.
rendimento: 12 bolinhos

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

muffins de limão siciliano e papoulas


Andei sem muita noção do tempo nas últimas semanas, ora parecia que o tempo acelerou, ora pensava que as semanas se arrastaram. Fato é que pouco cozinhei recentemente, falta de ânimo, de interesse, e a dor por ter uma ferida aberta e pulsante: meu pai faleceu há pouco mais de um mês. Bom, aprendi que o mundo não pára pra gente juntar os cacos quando a gente se quebra em mil pedacinhos, então este é mais um recomeço dos tantos que passei recentemente. E também não tem outro jeito senão andar pra frente, e se tinha uma coisa que meu pai não gostava era ver minha cara triste... e eu achava a maior graça quando ele perguntava se os docinhos que levava para ele foram comprados na padaria pelo caminho ;)
Como faz um tempo que fiz a maioria das (próximas) receitas, e deixei as fotos guardadas, nem sempre lembrarei de todas as impressões. Mas desde sempre, tudo o que publico aqui foi porque gostei e achei que seria legal compartilhar. Estes muffins agradaram bastante, são perfeitos para o café da manhã, não testei, mas devem ficar bons com limão tahiti e sem as papoulas. Receita desse livro.

2/3 xícara açúcar
raspas e suco de 1 limão siciliano
2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
¾ xícara sour cream*
2 ovos grandes
1 colher (chá) extrato de baunilha
8 colheres (sopa) manteiga, derretida e fria
2 colheres (sopa) sementes de papoulas

Numa tigela grande misture o açúcar e as raspas de limão, e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Misture então a farinha, fermento, bicarbonato e sal. Numa outra tigela misture o suco de limão, sour cream, ovos, baunilha e manteiga. Combine as duas misturas, e por último adicione as sementes de papoula. Distribua a massa entre as forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 18-20 min, ou até que os muffins estejam assados, faça o teste do palito. Deixe esfriar completamente e só então coloque a cobertura.
Para o glacê misture o açúcar de confeiteiro e 1 ½ colher (sopa) do suco de limão, mexa bem e coloque mais suco aos poucos, sempre misturando bem, o glacê deve ficar um pouquinho grosso, se ficar muito ralo vai escorrer pelos bolinhos.
*para o sour cream, misture 1 xícara de leite, ou creme de leite, com 1 colher (sopa) de limão ou vinagre de maçã.
rendimento: 12 muffins.