quinta-feira, 28 de outubro de 2010

torta alla gianduia


Depois de uma certa idade, não lembro direito qual, meus aniversários passavam em branco por mim: vontade nula para comemorar, e por essas idiossincrasias inexplicáveis, eu adoro os aniversários dos outros. Daí que há alguns anos, meu único momento especial é escolher e fazer um bolo que seja inteiramente do meu agrado, só com coisas que eu gosto. Foi assim que nasceu este bolo de chocolate e avelãs. Devo dizer que este é um bolo para quem é tarado por chocolate! Acho que é um dos bolos mais "fortes" que já provei, um pedacinho de "dois dedos" já é mais que suficiente para saciar a vontade. E o melhor da história: o bolo fica mais gostoso com o passar dos dias, em casa durou quase uma semana e se manteve super úmido. Achei que se parece bastante com este, mas ainda melhor. A receita é deste livro da Nigella.

6 ovos, claras e gemas separadas
pitada de sal
½ xícara (100g) manteiga, amolecida
390g Nutella
1 colher (sopa) rum
½ xícara (130g) avelãs moídas
112g chocolate meio-amargo, derretido

cobertura:
112g avelãs sem casca
1/3 xícara creme de leite
1 colher (sopa) rum
112g chocolate meio-amargo


Bata as claras com o sal, até ficar firme, mas não muito seco. Numa tigela grande misture a manteiga e Nutella, mexa bem. Em seguida adicione as gemas, rum e avelãs moídas. Misture bem, e por último coloque o chocolate derretido. Pegue cerca de ¼ das claras em neve, e coloque na mistura de chocolate, mexa vigorosamente. Já o restante das claras, coloque em três vezes, misturando para incorporar - como se fosse mousse.  Coloque a massa numa forma redonda de 23cm*, untada com manteiga e forrada no fundo e laterais com papel manteiga, e untada novamente. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 min, ou até que as bordas da massa se desprenda da forma. Retire do forno, coloque numa gradinha para esfriar. Enquanto isso, prepare a cobertura.
Coloque as avelãs numa frigideira e deixe tostar, em fogo médio. É importante revirar sempre a panela, para as avelãs tostarem por inteiro. Também pode ser feito no forno. Uma vez tostadas, coloque sobre um pano, cubra e esfregue vigorosamente para as cascas se soltarem. Deixe esfriar.
Coloque numa panelinha o chocolate picado, creme de leite e rum, leve ao fogo para o chocolate derreter. Deixe esfriar um pouco, mexendo de vez em quando.
Desenforme o bolo, cubra com a ganache e espalhe as avelãs por cima.
*fiz 2/3 da receita, e coloquei numa forma redonda de 20cm de fundo removível, e a quantidade de massa foi exata para o tamanho do forma.

11 comentários:

  1. ui. cê disse que o bolo era bem chocolatudo, e eu acreditei.
    mas vendo assim, aaai, quero AGORA!
    lindo bolo, altamente copiável lá em casa. só que ele não vai durar MESMO uma semana.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! E nem leva farinha! Adorei seu espaço, Tatiane! Volterei mais vezes. Bj

    http://quiitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Uau Tati
    Essa torta mexeu comigo! Que maravilha. Então esse bolo foi feito pra mim, pois sou "tarada" por chocolate. Esse aniversariante é um grande felizardo!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Hummm, estou aqui babando!!!Que delícia!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. Ai Tati, que cara linda a do teu bolo! E essas avelãs, tudo de bom! Além de ser super molhadinho, já copiei!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Menina, esse bolo é só pra ocasiões especiais...apesar de não ser assim tãoooo fã de chocolate fiquei com vontade, mais pelas avelãs...que adoro!!!!
    Bolo super gourmet, chic até!

    ResponderExcluir
  7. O bolo ficou com uma aparência linda.

    Vi que comparou com uma outra receita do Pierre Herme e realmente são bem parecidas.
    Prefiro bolos mais fortes, com sabor intenso de chocolate. A maioria das receitas dele são assim e pelo jeito eu sou uma das poucas pessoas que AMO os livros do Herme, já vi tanta gente reclamando. rs
    Pelo menos todas as receitas que testei até hoje deram super certo e me surpreenderam. Concordo que algumas explicações são ruins mas no geral é um belo livro, recheado de receitas incríveis e que tem um resultado surpreendente.


    Também adoro as receitas da Nigella, ela só exagera um pouco no açúcar. Ainda bem que nesse bolo só vai Nutella. rs

    Fiquei com vontade só de olhar essa textura.

    ResponderExcluir
  8. Tati, apesar de não ser tarada por bolo de aniversário sempre fiquei de olho nesta receita da Nigella - ficou lindo o teu bolo! Adorei! Que idéia boa para quando eu precisar de uma sobremesa com mais "sustância". :D
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  9. Tati,
    Eu sou suspeita para falar, porque amo chocolate!
    Mas seu bolo está maravilhoso!
    aquela foto da fatia no prato, onde dá para ver melhor a cobertura, me deixou com agua na boca.
    Eu também, não gosto muito de comemorar o meu aniversário, mas aqui em casa, com crianças....fica dificil, tudo vira motivo para fazer um belo bolo e brigadeiros.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Tati,

    Oh, mon Dieu, este bolo ficou fantástico! E como eu vivo fazendo bolos de aniversário (dos outros, of course, pois também tenho esta idiossincrasia de não me animar nos meus aniversários, rsrs), já vou copiar a receita!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Tati, que torta pecaminosa! Como c conseguiu que esse bolo durasse uma semana, gente!rs

    Seu blog é garantia de boas receitas! Sempre q venho aqui fico fuçando!

    bjo

    ResponderExcluir