quinta-feira, 4 de novembro de 2010

crumble de maçã e pecãs


Neste feriado fez dias quentes e noites frias, e aproveitei uma dessas noites para preparar novamente este crumble, enquanto assitia um filme de pijama no sofá. Tem coisa melhor?
Adaptei as quantidades da receita, me parecia doce demais, e vocês já devem ter percebido que apesar de adorar doces, não gosto deles carregados no açúcar. Receita adaptada daqui.

3 maçãs (usei Gala)
2 colheres (chá) açúcar
pitada de canela

cobertura:
1/3 xícara pecãs, picadas
1/3 xicara farinha de trigo
¼ xícara açúcar mascavo
pitadas de sal, noz-moscada e pimenta-da-jamaica
35g manteiga, derretida e fria

Unte um refratário e espalhe as maçãs cortadas em cubinhos, polvilhe a canela e o açúcar. Para a cobertura, misture as pecãs, farinha, açúcar mascavo, sal, noz moscada e pimenta-da-jamaica. Coloque a manteiga derretida e misture bem. Então, coloque esta farofinha por cima das maçãs e leve ao forno  - pré-aquecido a 180ºC - coberto com uma folha de papel alumínio, até começar a borbulhar, cerca de 30-40min.
rende 2 porções.

8 comentários:

  1. Tati, faz tempo que não faço nenhum crumble... Que vontade deu agora (gosto deles até no calor, confesso). :D
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. que preguiça que eu tenho de cozinhar esses tempos!!!
    refiz a galette aqui em casa e o povo adorou, mas pediu outra (em seguida, bom frizar - aliás, é com s ou z?), e eu corri. hihihih.

    agora tô pensando que eu quero fazer uma comemoraçãozinha de aniversário.
    não me acerto com os doces, porque a parte 'temática' do almoço tá resolvida e eu não sei o que combina.
    mas há chances de eu copiar seu bolão chocolatudo com avelãs.

    comentário gigante e sem sentido, só pra falar que eu ainda não comi crumble.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Adoro crumble mas a cobertura do meu sempre acaba ficando mas lisa, e eu gosto assim, empelotadinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah, realmente, noite fria, pijama, filme e uma tigelinha com este crumble é sinônimo de delicioso prazer! Receita copiada!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Filminho de pijama no sofá pede uma comidinha assim confortable...acho que foram feitos um para o outro!

    Muito, muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Tem razão Tati, nada melhor que comer algo gostoso, enquanto assiste filme no sofa'!
    Adorei a receita, pois como ja' disse, nunca comi crumble.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Tati,
    Também aproveitei o feriado, para descansar(depois da maratona halloween..kkk).
    Já fiz o crumble de morangos, mas acho que já está na hora de testar com outra fruta, vou anotar a sua receita..hummmmm.
    Ah, hoje fiz outra receitinha sua...de muffins de chocolate com lascas de amêndoas, que delicia!
    vou postar amanhã.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Haaaa, eu tb não gosto deles muito doces(enjoativos), este parece maravilhoso!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir