quinta-feira, 30 de maio de 2013

bolo de banana com pecãs


Gosto tanto desses dias nublados, meio chuvosos. Não sei explicar direito, apenas me sinto bem e confortável com a paisagem cinza e menos luz, fico mais disposta e ironicamente meu humor melhora - confesso que dias seguidamente ensolarados me deixam de mau humor. Por isso achei este bolinho perfeito para dias chuvosos, fácil de fazer - nem usei batedeira - super perfumado e macio. Receita daqui.

4 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
½ xícara açúcar mascavo
1 ovo grande
½ xícara banana amassada
¼ xícara iogurte (ou buttermilk)
½ colher (chá) baunilha
1 xícara cake flour*
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) canela em pó
pitada de cravo em pó
pitada de sal
xícara pecãs, picadas
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte e enfarinhe uma forma redonda de 15cm, e forre o fundo com papel manteiga, reserve. Numa tigela misture a banana, iogurte e baunilha, noutra tigela misture  farinha, bicarbonato, fermento, canela, cravo e sal. Bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme claro, adicione o ovo e misture bem. Coloque a mistura de farinha, alternando com a mistura de banana e bata bem. Por fim, adicione as pecãs. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por 45min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar antes de desenformar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, se quiser.
* cake flour: adicione 1 colher de sopa de amido de milho, complete a xícara com farinha de trigo e misture.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

bolo de abóbora


Na atual fase, talvez o blog devesse mudar de nome para "comida de café-da-manhã", pois é a refeição do dia que mais me motiva a procurar variedades. Já comentei que as padarias do meu bairro deixam muito a desejar e aquele pãozinho quente e delicioso de manhã é mais um ideal do que a realidade. Este é um bolo bem fácil de preparar, e apesar de abóbora soar meio estranho pra gente, aqui as especiarias dominam o sabor e fica ótimo, apenas troquei buttermilk por iogurte, deixando-o super macio - e perfumado. Receita da infalível dona Martha.

1½ xícara farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) pimenta-da-jamaica
1¼ colher (chá) canela em pó
¼ colher (chá) noz-moscada
¼ colher (chá) sal
1 xícara purê de abóbora
½ xícara açúcar mascavo
½ xícara açúcar 
2 ovos grandes
¼ xícara óleo vegetal
⅔ xícara iogurte (ou buttermilk)

Misture a farinha, fermento, bicarbonato, pimenta-da-jamaica, canela, noz-moscada e sal. Na tigela da batedeira coloque a abóbora e açúcares, bata até ficar bem homogêneo, cerca de 2min. Adicione em seguida os ovos, um a um e o óleo. Coloque o iogurte e a mistura de farinha, alternadamente, começando e terminando pela farinha. Coloque a massa numa forma retangular (20x10cm) untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 55-60min, ou até que um palito saia seco quando inserido no centro. Deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar.
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

mousse de chocolate sem ovos


Nos últimos tempos andava com vontade de mousse de chocolate, mas a restrição a ovos crus me impedia de fazer em casa e a inevitável decepção com mousses de confeitaria (que utilizam ovos pasteurizados) também me tirava a vontade. Até que essa receita caiu no colo quando olhava o meu novo livro da Alice Medrich, sem ovos e rápidos de preparar usando apenas o processador. Tive apenas um problema com a receita, causado por mim: não piquei o chocolate (sempre utilizo em gotas da Callebaut, e estes são bem duros) e achei que o processador daria conta, mas ficaram uns grânulos de chocolate, nada que uns segundinhos no microondas não dessem conta. No mais, é a mousse mais cremosa que já provei e fica ainda melhor no dia seguinte.

200g chocolate meio-amargo, picado
1 colher (chá) baunilha
1 colher (sopa) vinho tinto ou licor (não utilizei)
2 colheres (sopa) óleo vegetal 
xícara leite ou água (usei leite)
pitada de sal
2 colheres (sopa) açúcar
1 xícara creme de leite fresco

Coloque o chocolate no processador até ficar bem fininho, reserve. Numa tigelinha misture a baunilha, vinho e óleo, reserve. Leve para ferver o leite (ou água), sal e açúcar, assim que o açúcar se dissolver desligue o fogo. Com o processador ligado despeje aos poucos a mistura quente, até o chocolate derreter, em seguida coloque a mistura de óleo e processe até combinar tudo. Transfira a mistura para uma tigela e espere esfriar completamente. Bata o creme de leite até formar picos bem suaves. Despeje ⅓ do creme batido à mistura de chocolate e mexa bem, despeje o creme restante, misturando levemente, até incorporar tudo. Distribua entre potinhos, cubra e leve à geladeira. Se preferir, no momento de servir, coloque um pouco de pimenta-do-reino moída na hora.


quinta-feira, 9 de maio de 2013

muffin de especiarias


Tenho caprichado mais no café-da-manhã, nunca tive muito apetite ao acordar, agora é a fome que me empurra para fora da cama: uma xícara de leite, um bolinho, fruta e mais uma xícara de espresso para começar o dia. Nem preciso dizer que a parte do bolinho é a minha preferida, né? Faço uma receita pra semana e deixo na geladeira para não correr o risco de estragar, uns segundos no microondas e voilá! Estes ficaram super macios - pelo acréscimo do creme de leite à massa - e um sabor muito suave, apesar de todas as especiarias. Receita do Cooking at Home.

2 xícaras farinha de trigo
⅔ xícara açúcar
1 colher (sopa) fermento em pó
½ colher (chá) sal
1 colher (chá) canela
1 colher (chá) noz-moscada
½ colher (chá) cravo em pó
½ colher (chá) pimenta-da-jamaica
1 ovo
1 xícara creme de leite
½ xícara leite
⅓ xícara (90g) manteiga, derretida
¼ xícara uva-passa (opcional, eu coloquei)

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa tigela coloque a farinha, açúcar, fermento, sal, canela, noz-moscada, cravo e pimenta-da-jamaica, misture. Em outra tigela misture o ovo, creme de leite, leite e manteiga. Adicione a mistura de ovo à mistura de farinha e mexa até incorporar tudo, não mexa demais, adicione as passas, se as utilizar, misture. Coloque a massa em forminhas, enchendo cerca de dois terços da forminha. Leve ao forno por 20min, ou até passar no teste do palito.
rende: 12 muffins grandes. 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

farfale com tomates, azeitona e queijo


Hoje o post é tão vapt-vupt quanto a receita. Faço de vez em quando esta massa naqueles almoços em que a fome não está disposta a esperar por algo mais demorado, mas nem por isso menos saboroso. Costumo fazer a olho - para uma porção - colocando mais ou menos das coisas que gosto, aqui transcrevo a receita do livro mais como indicativo das medidas.

450g farfale (ou outra massa curta)
½ xícara azeitonas pretas, sem caroço, picadas
600g tomates, picados
¼ xícara azeite extra-virgem
1 colher (sopa) hortelã, picadinha
1 ½ xícara queijo feta, esmigalhado (usei queijo de cabra)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Cozinhe o macarrão, escorra e volte tudo para a panela. Enquanto isso, numa tigela misture a azeitona, tomate, azeite e hortelã, coloque sal e pimenta. Adicione a mistura à panela do macarrão, misture ligeiramente, coloque o queijo, e se preferir acerte o sal novamente. Sirva em seguida.
serve: 4 porções.