quinta-feira, 30 de maio de 2013

bolo de banana com pecãs


Gosto tanto desses dias nublados, meio chuvosos. Não sei explicar direito, apenas me sinto bem e confortável com a paisagem cinza e menos luz, fico mais disposta e ironicamente meu humor melhora - confesso que dias seguidamente ensolarados me deixam de mau humor. Por isso achei este bolinho perfeito para dias chuvosos, fácil de fazer - nem usei batedeira - super perfumado e macio. Receita daqui.

4 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
½ xícara açúcar mascavo
1 ovo grande
½ xícara banana amassada
¼ xícara iogurte (ou buttermilk)
½ colher (chá) baunilha
1 xícara cake flour*
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) canela em pó
pitada de cravo em pó
pitada de sal
xícara pecãs, picadas
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte e enfarinhe uma forma redonda de 15cm, e forre o fundo com papel manteiga, reserve. Numa tigela misture a banana, iogurte e baunilha, noutra tigela misture  farinha, bicarbonato, fermento, canela, cravo e sal. Bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme claro, adicione o ovo e misture bem. Coloque a mistura de farinha, alternando com a mistura de banana e bata bem. Por fim, adicione as pecãs. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por 45min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar antes de desenformar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, se quiser.
* cake flour: adicione 1 colher de sopa de amido de milho, complete a xícara com farinha de trigo e misture.

8 comentários:

  1. Que bolo delicioso!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi bolo com banana .
    Esse tem um aspecto delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Tatiane,
    Eu também adoro dias chuvosos. Ontem aqui em Brasília foi um dia assim, o que me deu muito prazer.Hoje o sol já está brilhando novamente.
    Um bolinho assim é bom demais pra curtir um tempinho mais frio.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Tati, eu prefiro o sol, noto melhor o meu humor.
    Mas aprecio dias mais frescos e nublados, junto ao mar e junto ao fonro, fazendo e comendo bolinhos!
    Adorei esse bolo da tia Martha, perfeito e fofo, bem leve.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Tati,

    Taí uma coisa que temos em comum: o gosto pelos dias meio cinzas, rsrs. Eu também fico mais disposta nesses dias, acho que tudo funciona melhor (menos a roupa que demora a secar, pois não temos secadora, rsrs).
    Um bolinho delicioso como este, num dia assim, é tudo de bom!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. AO CONTRÁRIO DE VC PREFIRO O SOL GOSTO APENAS DO TEMPO MAIS FRESQUINHO QUANDO TENHO VONTADE DE TOMAR SOPINHAS, CALDINHO.....ETC.......

    ESTE BOLO FICOU DIVINO, ÓTIMO PARA ACOMPANHAR UM CAFÉZINHO COM LEITE BEM QUENTINHO!!!!

    BJS....

    ResponderExcluir
  7. Um bolo perfeito para um dia cinzento. :)
    Combinação banana e nozes é uma delicia!

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir