23.5.13

bolo de abóbora


Na atual fase, talvez o blog devesse mudar de nome para "comida de café-da-manhã", pois é a refeição do dia que mais me motiva a procurar variedades. Já comentei que as padarias do meu bairro deixam muito a desejar e aquele pãozinho quente e delicioso de manhã é mais um ideal do que a realidade. Este é um bolo bem fácil de preparar, e apesar de abóbora soar meio estranho pra gente, aqui as especiarias dominam o sabor e fica ótimo, apenas troquei buttermilk por iogurte, deixando-o super macio - e perfumado. Receita da infalível dona Martha.

1½ xícara farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) pimenta-da-jamaica
1¼ colher (chá) canela em pó
¼ colher (chá) noz-moscada
¼ colher (chá) sal
1 xícara purê de abóbora
½ xícara açúcar mascavo
½ xícara açúcar 
2 ovos grandes
¼ xícara óleo vegetal
⅔ xícara iogurte (ou buttermilk)

Misture a farinha, fermento, bicarbonato, pimenta-da-jamaica, canela, noz-moscada e sal. Na tigela da batedeira coloque a abóbora e açúcares, bata até ficar bem homogêneo, cerca de 2min. Adicione em seguida os ovos, um a um e o óleo. Coloque o iogurte e a mistura de farinha, alternadamente, começando e terminando pela farinha. Coloque a massa numa forma retangular (20x10cm) untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 55-60min, ou até que um palito saia seco quando inserido no centro. Deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar.
 

9 comments:

  1. Oi, Tati,

    Vem cá, é verdade que a dona cegonha irá prestar a vocês os seus préstimos? rsrs. Se você falou sobre isso e a informação me escapou me desculpe, é que eu ando numa correria tão louca que é possível sim que eu tenha perdido esta linha de algum texto seu, rsrs. De qualquer forma, sendo verdade, receba os meus parabéns, garota! Que o bebê traga muitas alegrias ao casal.
    Este bolo ficou lindo e faz bem o meu gênero, de bolo simples mas saboroso!

    Quanto ao congelamento dos cheesecakes, todos os manuais dizem que SIM PODE-SE CONGELAR SEM PROBLEMAS! eu, porém, nunca o fiz, já que o povo aqui consome logo os que faço, rsrs. Aqueles mini cheesecakes, contudo, não devem congelar bem, porque levam farinha demais no recheio, coisa que faz deles quase uns pudins de padaria, rsrs.

    Um beijo e ótima tarde!

    ReplyDelete
  2. Eu também gosto muito de pequeno-almoço e brunch Tati :)
    Ficou um bolinho de abóbora fabuloso, com cores lindas.
    E imagino o perfume das especiarias :)
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  3. Oi Tatiane,

    Esse bolo de abóbora com especiarias deve ser realmente muito gostoso. Lembra um pouco o sabor da pumpkin pie, que adoro.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  4. Esse bolo de abóbora me deixou com água na boca, que delicia...
    bjos

    ReplyDelete
  5. Que delícia este bolo! Vou levar uma fatia :)
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Uso muito abobora na sopa nunca me dá para fazer bolo.
    E tenho bastante congelada.
    Esse bolo ficou com um aspecto maravilhoso.
    bjs

    ReplyDelete
  7. Tati, sei bem que falta faz um pãozinho francês de manhã, mas essa sua fase pra mim está ótima!.
    Ficou com uma cor diferente de um bolo de abóbora com coco que eu fiz, acho que por conta do açúcar mascavo. Vou testar essa receita, esses bolos que acompanham bem os lanches estão me apetecendo mais atualmente do que os "melados". Acho que é o frio, associo com chá.
    Respondendo ao seu questionamento, o livro é nacional e de pessoa conceituada. Não vale a pena citar porque foi só uma bola fora, tendo testado várias receitas do mesmo livro e todas saíram-me bem. "Herrar é umano", né? rsrs
    Beijocas pra vc e pra pequenota

    ReplyDelete
  8. Eu preciso testar esta receita. Desesperadamente.

    ReplyDelete
  9. Deu vontade de levar essas duas fatias!
    Cor deliciosa. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete