quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

sorvete de gengibre e limão


Sorvete tem sido a sobremesa preferida em casa, fácil de fazer, não precisa ligar o forno e dura bastante tempo guardado no freezer. E com o calorão dos últimos dias, essa combinação de gengibre e limão ficou muito refrescante, e ao mesmo tempo o sabor é suave. Fiz inúmeras adaptações nas quantidades, não utilizei gemas (não tinha tantos ovos na hora) e resultou num arremedo da receita original. É refrescante, e os sabores ficam bem discretos, só achei um pouco doce demais, talvez 100g de açúcar seja ideal. Receita desse livro.

70g gengibre fresco, descascado
350ml creme de leite fresco
400ml leite integral
150g, ou ¾ xícara, de açúcar
raspas de 1 limão verdinho
pitada de sal
1 colher (sopa) amido de milho

No processador de alimentos coloque o açúcar e raspas de limão e processe até ficar pulverizado. Corte o gengibre em fatias finas, coloque numa panelinha e cubra com água, leve ao fogo e deixe ferver por 2min, desligue o fogo, descarte a água. Coloque as fatias de gengibre numa leiteira, adicione o creme de leite, leite, açúcar com limão, pitada de sal e aqueça até amornar. Desligue o fogo, tampe a leiteira e deixe em infusão por 1hora. Retire algumas colheres da mistura fria, coloque numa tigelinha e adicione o amido de milho e misture. Descarte os pedaços de gengibre e reaqueça a mistura. Quando começar a borbulhar, adicione o amido e mexa constantemente por 2min, até engrossar. Coloque numa tigela e leve à geladeira por várias horas. Passe a mistura pela sorveteira.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

biscoitos integrais de manteiga de amendoim


Depois da compulsão vem a culpa. Falei aqui da minha compra extra de manteiga de amendoim, e de olho no prazo de validade, vi que precisaria usar mais rápido que esperava, e para aliviar um pouco o estoque culpa preparei estes biscoitinhos com farinha integral. Ficam bem gostosos, enquanto assavam ficou um belo aroma de amendoim recém-torrado, é pouco doce e o toque de sal por cima dos biscoitinhos deixa bem especial. A receita achei via Pinterest, e acho que perdi o link...

2 xícaras farinha integral
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
1 xícara de manteiga de amendoim (usei cremosa)
1 colher (chá) baunilha
3-4 colheres (sopa) azeite
açúcar e sal granulados, para polvilhar por cima

Numa tigela misture a farinha, bicarbonato e sal. Em outra tigela misture muito bem a manteiga de amendoim, baunilha e azeite, adicione a mistura de farinha e mexa até formar uma massa homogênea, se for necessário coloque mais uma colher de azeite. Faça bolinhas com a massa, utilizando uma colher de chá, achate as bolinhas com um garfo (usei um garfo de sobremesa, para ficar mais bonitinho). Salpique açúcar e sal sobre a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 11min. Depois de frios, guarde em potes.
Fiz meia receita e obtive 46 biscoitinhos.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

pudim de mirtilo e coco


Nos últimos tempos não tenho muita paciência para redes sociais (e nem para ser sociável por aí, admito), entro muito rapidinho no FB e logo vou fazer outra coisa. O que mais tem chamado minha atenção por lá é receber as atualizações da BBC Good Food com receitas simples, fáceis e fotos de babar. Foi assim que consegui dar fim a boa parte do meio quilo de blueberries que comprei por impulso (oito reais meio quilo, e estavam docinhas para comer com iogurte). É um pudim, mas se parece muito com um bolo, é ideal para comer morninho. Fiz minhas modificações na receita, e além disso, li nos comentários que fazer com morangos fica muito bom também.

50g açúcar
30g manteiga, amolecida
1 ovo grande
50g farinha de trigo com fermento*
30g coco ralado + um pouco para polvilhar
50g iogurte natural (usei desnatado)
raspa e suco de ½ limão
180g blueberry

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata o açúcar a manteiga até formar um creme claro e macio, adicione o ovo e misture para incorporar. Em seguida acrescente a farinha, coco ralado, iogurte e raspa de limão, misture bem. Num refratário de aproximadamente 18cm, espalhe boa parte dos mirtilos, esprema o limão por cima, às colheradas, espalhe a massa e uniformize com as costas da colher. Salpique um pouco mais de coco ralado por cima e distribua os mirtilos restantes. Leve ao forno por 30-40min, ou até a massa crescer e dourar. Se preferir, sirva com creme.
* para a farinha com fermento, você pode preparar em casa: para 1 xícara de farinha de trigo, coloque 1 colher (chá) fermento em pó, ¼ colher (chá) bicarbonato de sódio e ¼ colher (chá) sal.