quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

pudim de mirtilo e coco


Nos últimos tempos não tenho muita paciência para redes sociais (e nem para ser sociável por aí, admito), entro muito rapidinho no FB e logo vou fazer outra coisa. O que mais tem chamado minha atenção por lá é receber as atualizações da BBC Good Food com receitas simples, fáceis e fotos de babar. Foi assim que consegui dar fim a boa parte do meio quilo de blueberries que comprei por impulso (oito reais meio quilo, e estavam docinhas para comer com iogurte). É um pudim, mas se parece muito com um bolo, é ideal para comer morninho. Fiz minhas modificações na receita, e além disso, li nos comentários que fazer com morangos fica muito bom também.

50g açúcar
30g manteiga, amolecida
1 ovo grande
50g farinha de trigo com fermento*
30g coco ralado + um pouco para polvilhar
50g iogurte natural (usei desnatado)
raspa e suco de ½ limão
180g blueberry

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata o açúcar a manteiga até formar um creme claro e macio, adicione o ovo e misture para incorporar. Em seguida acrescente a farinha, coco ralado, iogurte e raspa de limão, misture bem. Num refratário de aproximadamente 18cm, espalhe boa parte dos mirtilos, esprema o limão por cima, às colheradas, espalhe a massa e uniformize com as costas da colher. Salpique um pouco mais de coco ralado por cima e distribua os mirtilos restantes. Leve ao forno por 30-40min, ou até a massa crescer e dourar. Se preferir, sirva com creme.
* para a farinha com fermento, você pode preparar em casa: para 1 xícara de farinha de trigo, coloque 1 colher (chá) fermento em pó, ¼ colher (chá) bicarbonato de sódio e ¼ colher (chá) sal.