quinta-feira, 30 de julho de 2009

muffin de banana com gotas de chocolate


Tenho o mau hábito de pegar receitas pela net, anota-las no meu caderninho e não escrever a fonte, algumas me lembro bem de onde vieram, já outras... Esta eu sei que veio do all recipes e só. Adaptei em colocar um pouco de farinha integral, e é bom usar sempre iogurte integral, pois já fiz com a versão desnatada e os muffins ficaram duros. De resto, eles são ótimos para qualquer lanchinho.

1 3/4 xícara de farinha de trigo, dessa quantidade coloco
1/2 xícara de farinha integral
¾ xícara açúcar
1 colher (chá) fermento em pó
1 ovo grande
1 pitada de sal
1/2 xícara de óleo de milho
1/2 xícara iogurte integral
1 xícara de banana amassada
3/4 xícara gotas de chocolate

Misture as farinhas, açúcar, fermento e sal. Noutra tigela misture óleo, iogurte, ovo. Combine as duas misturas. Acrescente a banana e misture. Por último acrescente as gotas de chocolate. Coloque em forminhas de papel e leve ao forno sempre pré-aquecido
Rende 15 muffins.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

esfiha


Gosto dessas esfihas bem pequenas (não aquelas minúsculas de festa infantil). Acho que deste tamanho os sabores do recheio e da massa se equilibram. Aqui usei um cortador de 10cm de diâmetro. A receita da massa peguei há muito tempo no programa da amiguinha Palmirinha.

350ml de água morna
125ml de óleo de milho
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
45g fermento biológico fresco (3 tabletes)
700g farinha de trigo (aproximadamente)

Misture o fermento e o açúcar e mexa até virar uma pasta, e adicione a água morna. Em outra tigela, misture a farinha, o sal e o óleo. Acrescente a água com o fermento. Amasse bem, não precisa sovar demais, só até a massa ficar macia. Deixe descansar um pouco. Abra a massa com um rolo, aproximadamente 1cm de espessura, levantando sempre a massa (não é necessário enfarinhar a superfície). Use um cortador redondo, coloque o recheio e feche, selando bem as pontas. Pincele com gema de ovo. Forno sempre pré-aquecido, coloque numa assadeira polvilhada com farinha.

Para o recheio, uso 700g de carne moída - sobra um pouquinho - e faço um refogado simples com cebola, alho, salsinha, uma pitada de canela em pó, etc. Deixe a carne secar bem na panela.
Consegui 50 esfihinhas, nada mal...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

sorvete de morango


Não sei qual é o encanto do sorvete no inverno, acho que combina melhor. Sou daquelas pessoas que toma sorvete de cachecol, e acha que nunca é frio demais. A receita veio daqui.

450g de morangos bem lavados e sem o cabinho
150g açúcar
1 colher (sopa) de vodca
240g de sour cream*
250g creme de leite fresco
1/2 colher (chá) sumo de limão

Coloque os morangos numa tigela juntamente com o açúcar e a vodca, misture bem, até o açúcar se dissolver. Cubra a mistura e deixe em temperatura ambiente por 1h, mexendo de vez em quando. No liquidificador, coloque os morangos, e os demais ingredientes, e pulse, a fim de deixar pedacinhos do morango. Leve à geladeira por 1h, e prepare o sorvete de acordo com as instruções da sorveteira.
* sour cream: misture creme de leite fresco e 1 colher (sopa) limão, numa tigela de vidro, e deixe em temperatura ambiente de 10 a 30 min. Depois desse tempo, guarde em geladeira até o momento de utilizar.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

mousse de limão siciliano


A receita não especificava o tipo de limão, como tinha apenas limões sicilianos na geladeira, foram estes mesmo. Talvez um pouco menos de açúcar ficaria melhor, de todo modo, a receita é ótima, nunca havia feito e/ou comido mousse com esta base.

3 ovos
3 limões
150g açúcar
1 colher (sopa) maisena
20g manteiga

Modo de preparo:
1. Separe as gemas e as claras.
2. Lave os limões, rale fino dois deles, e esprema os três.
3. Coloque as gemas em uma panela com o açúcar, a maisena e 200ml de água.
4. Aqueça em fogo baixo, junte o suco e as raspas de limão e cozinhe lentamente até que a mistura engrosse e envolva a colher.
5. Retire do fogo e junte a manteiga batendo. Deixe esfriar.
6. Bata as claras em neve firme e incorpore-as revolvendo delicadamente.
7. Despeje a mousse de limão em taças. Leve à geladeira até a hora de servir.

Rendimento: 6 porções