3.5.20

carne louca


Crazy beef, crazy times! Por aqui estamos em quarentena desde 12/03, ninguém pode andar mais que 2km de suas casas e só estamos autorizados a deixar a casa para comprar comida e fazer exercícios, senão a polícia para, e a polícia prende. Polícia para quem precisa de polícia, como diz a música. Enquanto vivemos esse Estado policial mais da metade das mortes acontece em casas de repouso e estas pessoas mais vulneráveis não recebem a devida atenção do governo, nem cuidados preventivos. Pois é.
A gente vai vivendo como dá. Dá desânimo, dá desespero, dá vontade de sair correndo pra Marte, dá insônia, dá vontade de chorar... Mas a vida sempre se impõe, é a força mais poderosa de todas, e eu me lembro disso cada vez que olho para a janela e vejo a primavera em pleno esplendor, o ninho de corvos vigilantes contra qualquer tentativa de gaivotas querendo roubar seus ovos.
E em meio a esse turbilhão emocional que é minha vida cotidiana a gente come. Pra ser honesta, não como tanto, as roupas alargaram e não tem loja aberta para comprar calças que não escorregam na cintura. Ainda assim a gente come. Nas primeiras semanas de quarentena me recusei a fazer estoque desnecessário de comida e seguimos na normalidade de compras semanais cheias de alimentos frescos, porque estes nunca faltaram no mercado. E na nossa escassa normalidade e sincronia de casal que está junto há muito tempo, marido e eu começamos a ter vontade de comer pratos da nossa infância, daqueles que levam a gente para um lugar bom e quentinho do passado. Eu repeti várias vezes essa carne louca, e na primeira vez que fiz me dei conta que nunca havia cozinhado antes! Uma busca na internet, tentando achar uma receita que lembrasse minhas carnes loucas preferidas, achei esta, do Rafael Capanema - quem nunca fez um teste do Buzzfeed de autoria dele? - fiz um monte de adaptações.

carne louca:
600g carne (pode usar acém, p.e.)
pimenta-do-reino, sal
2 colheres (sopa) óleo
1 colher (sopa) azeite
1 colher (sopa) manteiga
1 cebola grande, picada
2 dentes de alho, picadinhos
1 pimentão (verde ou vermelho), picado
1 lata de tomate pelado
1 xícara caldo de carne 
2 colheres (sopa) molho inglês
molho de pimenta, a gosto
3 colheres (sopa) salsinha picada

Corte a carne em cubos médios, tempere com sal e pimenta-do-reino, aqueça o óleo numa panela grande e coloque os pedaços de carne até dourar de todos os lados. Retire e reserve. Na mesma panela aqueça o azeite e manteiga, refogue a cebola, alho e pimentão, por uns 3 min. Junte o tomate, caldo de carne, molho inglês, pimenta e retorne a carne para a panela. Tampe a panela e deixe em fogo médio até a carne ficar macia. Dá pra fazer na panela de pressão, claro. Quando a carne estiver macia, retire, desfie, volte para a panela, adicione a salsinha e acerte o tempero.