Meus dois últimos natais foram os mais diferentes da vida, eles aconteceram em Dublin. Na primeira vez estávamos só eu e o marido na cidade, viemos para conhecer e saber se valia todo o investimento de mudar de vida. Nossa ceia foi sanduíche de salmão defumado com cream cheese, enquanto assistíamos Father Ted na TV e descobríamos que esse programa é um dos ícones da cultura pop irlandesa. No último Natal tivemos visitas, um casal de amigos queridos veio passar as festividades conosco, foi minha primeira vez como anfitriã natalina e quis preparar um monte de comida para que eles se sentissem em casa. De tudo que cozinhei, certamente estes pães fizeram mais sucesso, tanto que repeti várias vezes desde então. A massa é incrivelmente macia e você pode utilizá-la como massa-base para outros pães. Recomendo não economizar na manteiga, cada bolota de massa mergulhada na manteiga derretida com alho e temperos garantirá um pãozinho crocante por fora e macio por dentro. Receita do Gather for Bread.
pão com alho e ervas
massa:
1 xícara água morna
2 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (chá) fermento biológico seco
2 colheres (sopa) manteiga, amolecida
1 xícara leite morno
2 ½ colheres (chá) sal
5½ - 6½ xícaras farinha de trigo
topping:
9 colheres (sopa) manteiga, derretida
¼ xícara salsinha, picada
1 colher (chá) orégano seco
4 dentes de alho, picadinhos
Numa tigela grande coloque a água morna, salpique por cima o açúcar e o fermento, aguarde 5-10 min até começar a borbulhar. Junte a manteiga, leite, sal e 3 xícaras de farinha de trigo, misture bem e vá adicionando o restante da farinha aos poucos (talvez não seja necessário usar toda a quantidade mencionada na receita) enquanto sova a massa por uns 10 min. Divida a massa em duas partes iguais.
Unte com manteiga duas formas de bolo de inglês, reserve.
Em uma tigela média misture a manteiga, salsinha, orégano e alho.
Corte a massa em pedacinhos de 3cm, faça uma bolinha e mergulhe na mistura de manteiga. Disponha as bolinhas na forma preparada. Repita com a outra metade da massa e a segunda forma. Deixe descansar a massa por 1 hora, de preferência num local morno e sem ventilação. Pré-aqueça o forno a 180℃. Asse os pães por 30 min, ou até dourar e produzir um som oco no fundo da forma.
Que bom que voltou!!! Irlanda então?? E todos vcs se adaptaram bem??? Moro na França há 10 anos. Momentos dificeis aconteceram mas pesando prós e contra valeu a mudança.... Esse pão está com cara divinaaa!!
ReplyDeleteOi, Daniella! Nos adpatamos bem, alguns perrengues são inevitáveis quando mudamos de país, né? Depois tudo vai se ajeitando. Fique bem!
Deletebeijos
Que alegria descobrir que tem postagem nova no blog! Eu estava aqui procurando o bolo de tangerinas com iogurte, que já fiz várias vezes e fiquei muito feliz com a novidade!
ReplyDeleteE Irlanda? Que legal, era o meu sonho de consumo conhecer a Irlanda, acho que é um dos países que eu mais tinha vontade de conhecer... Hoje em dia as coisas estão tão estranhas que nem dá para fazer muitos planos, pelo menos por enquanto.
Um beijo e agora vou passar aqui com mais frequência.
Oi, Tatiana! Obrigada pela visita! Na real não tinha muitas expectativas sobre a Irlanda e estou amando tudo, o país é muito bonito. Espero que possa realizar seu sonho e vir conhecer um dia
Deletebeijos!