14.5.20

pão com alho e ervas


Meus dois últimos natais foram os mais diferentes da vida, eles aconteceram em Dublin. Na primeira vez estávamos só eu e o marido na cidade, viemos para conhecer e saber se valia todo o investimento de mudar de vida. Nossa ceia foi sanduíche de salmão defumado com cream cheese, enquanto assistíamos Father Ted na TV e descobríamos que esse programa é um dos ícones da cultura pop irlandesa. No último Natal tivemos visitas, um casal de amigos queridos veio passar as festividades conosco, foi minha primeira vez como anfitriã natalina e quis preparar um monte de comida para que eles se sentissem em casa. De tudo que cozinhei, certamente estes pães fizeram mais sucesso, tanto que repeti várias vezes desde então. A massa é incrivelmente macia e você pode utilizá-la como massa-base para outros pães. Recomendo não economizar na manteiga, cada bolota de massa mergulhada na manteiga derretida com alho e temperos garantirá um pãozinho crocante por fora e macio por dentro. Receita do Gather for Bread.

pão com alho e ervas
massa:
1 xícara água morna
2 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (chá) fermento biológico seco
2 colheres (sopa) manteiga, amolecida
1 xícara leite morno
2 ½ colheres (chá) sal
5½ - 6½ xícaras farinha de trigo

topping:
9 colheres (sopa) manteiga, derretida
¼ xícara salsinha, picada
1 colher (chá) orégano seco
4 dentes de alho, picadinhos

Numa tigela grande coloque a água morna, salpique por cima o açúcar e o fermento, aguarde 5-10 min até começar a borbulhar. Junte a manteiga, leite, sal e 3 xícaras de farinha de trigo, misture bem e vá adicionando o restante da farinha aos poucos (talvez não seja necessário usar toda a quantidade mencionada na receita) enquanto sova a massa por uns 10 min. Divida a massa em duas partes iguais.
Unte com manteiga duas formas de bolo de inglês, reserve.
Em uma tigela média misture a manteiga, salsinha, orégano e alho.
Corte a massa em pedacinhos de 3cm, faça uma bolinha e mergulhe na mistura de manteiga. Disponha as bolinhas na forma preparada. Repita com a outra metade da massa e a segunda forma. Deixe descansar a massa por 1 hora, de preferência num local morno e sem ventilação. Pré-aqueça o forno a 180℃. Asse os pães por 30 min, ou até dourar e produzir um som oco no fundo da forma.

No comments:

Post a Comment