5.1.16

torta de morangos


Esta torta é bem conhecida, né? Lembro que era uma das favoritas do meu pai e aprendi a fazer assistindo os programas da Palmirinha. Quando fazia faculdade, entrava em greve toda hora (três greves para cinco anos de curso, tá bom, né?) e não tinha muitas coisas para fazer à tarde, então via a Palmirinha. Enfim, aqui vai a receita, a massa da torta é desta aqui que adotei para todas minhas tortas doces.
E por fim, um lindo 2016 para todos os que por aqui passam :)

massa:
1 xícara farinha de trigo
xícara cake flour*
1 colher (sopa) açúcar
pitada de sal
8 colheres (sopa) manteiga, gelada
3 colheres (sopa) água gelada, ou mais
recheio:
1 xícara leite
3 gemas (eu passo pela peneira)
½ lata leite condensado
2 colheres (sopa) amido de milho
200ml creme de leite, sem soro
1 caixa de morangos
geleia de brilho:
1 copo água
½ saquinho de gelatina de morango
1 colher (sopa) polvilho doce 

Comece pela massa. No processador coloque a farinha, cake flour, açúcar e sal, pulse algumas vezes para misturar. Em seguida coloque a manteiga cortada em cubinhos e ligue o aparelho, quando virar uma farofa adicione a água aos poucos até formar uma massa homogênea. Faça um disco com a massa, embrulhe em papel filme e leve à geladeira por 1 hora, ou faça com um dia de antecedência. Retire a massa da geladeira, abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e cubra uma forma redonda de 26cm, aperte a massa nas laterais. Coloque uma folha de papel alumínio cobrindo a massa e espalhe feijões para dar peso à massa e não estufar, não esqueça de fazer alguns furos com garfo para o vapor sair. Coloque a massa por uns 10 minutos no freezer para endurecer, especialmente se o dia estiver muito quente. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 min. Retire os feijões e volte ao forno até a massa dourar, mais uns 15 minutos. Retire do forno e espere esfriar completamente.
Para o recheio dissolva o amido de milho em um pouco de leite, misture ao leite restante numa panela, coloque as gemas e o leite condensado, leve ao fogo baixo e mexa sempre, até engrossar, quando engrossar, deixe cozinhar por mais 1 minuto. Se empelotar use um fouet. Coloque o creme de leite, misture bem e reserve até esfriar.
Para a geléia de brilho misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo de vez em quando até ficar transparente, não deixe fever. Demora um pouquinho. Também deixe esfriar.
Para a montagem: espalhe o creme sobre a massa da torta. Lave bem os morangos e seque bem, retire o cabinho, corte cada morango ao meio e coloque por cima do creme. Espalhe a geleia de brilho, cobrindo todos os morangos. Leve à geladeira até o momento de servir. Eu coloquei um pouco de bolacha maisena quebrada para decorar, se quiser pode colocar castanhas também.
*cake flour: a cada 1 xícara da farinha de trigo coloque 1 colher de sopa de amido de milho