quinta-feira, 10 de novembro de 2011

mini cheesecake de framboesa


Fiz cheesecake apenas uma vez na vida, apesar de todo mundo ter gostado, achava que ainda não estava bom. Até que fiz novamente esta versão mini. Segui todas as instruções da receita, principalmente temperatura e tempo de forno, quando retirei do forno e vi os bolinhos balançando com jeitão de ainda crus, logo pensei que havia algo errado, voltaram para o forno. Um leve desespero, faço drama. Até que achei esse texto bem explicativo, que me fez pensar que a base de um bom cheesecake é a confiança. Quando o cheesecake está pronto, nunca vai parecer que está pronto, tem que confiar. E aí me dei conta que tenho problemas com docinhos que não parecem assados quando saem do forno, como brownies que demorei a acertar o ponto.
A primeira fornada ainda passou um pouco do ponto, depois resolvi deixar a segunda no tempo correto, mandei pra geladeira de um dia para o outro e deu tudo certo. Ah, como base usei aquela bolacha de aveia e mel, da Nestlé, triturei a bolacha, tudo certinho. Sobrou muita mistura de cream cheese, e para não perder apenas coloquei uma bolacha no fundinho da forma - o tamanho era certinho - e achei que ficou mais saboroso só com a bolacha inteira. Para quem quiser fazer assim, queima uma etapa e economiza tempo ;)
Receita do livro aqui.

1 ½ xícara de bolacha doce, tipo maizena, moida
3 colheres (sopa) manteiga, derretida
1 ½ xícara + 2 colheres (sopa) açúcar
170g framboesa
900g cream cheese, temperatura ambiente
pitada de sal
1 colher (chá) baunilha
4 ovos grandes, temperatura ambiente


Pré-aqueça o forno a 170ºC. Coloque forminhas de papel dentro das formas de muffin. Triture a bolacha, misture a manteiga. Pressione 1 colher de sopa da bolacha no fundo de cada forminha. Leve ao forno por 5min. Deixe esfriar. Enquanto isso, passe as framboesas pelo processador, até formar um purê, depois passe por uma peneira para descartas as sementes, misture 2 colheres (sopa) de açúcar e reserve. Na batedeira coloque o cream cheese e bata em velocidade média até ficar fofo. Adicione o açúcar. Em seguida coloque o sal e baunilha. Por último adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição.  
Coloque 3 colheres de sopa da mistura nas forminhas preparadas, por cima pingue algumas gotinhas do purê de framboesa, e com um palito de madeira, faça movimentos circulares para mesclar. Coloque as forminhas numa assadeira alta (minhas forminhas de muffin são individuais), despeje água na assadeira até cobrir metade das forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC, por 22min, virando a forma na metade do tempo. Retire do forno, deixe esfriar bem, e leve à geladeira - ainda dentro das forminhas de metal - por pelo menos 5 horas antes de servir - o ideal é passar uma noite na geladeira.
Rendimento: 32 mini cheesecakes. Fiz 1/3 da receita e obtive 10. Aconselho a preparar um pouco mais de base de bolacha.

22 comentários:

  1. muito lindas estas miniaturas, ficaram 5*

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. parabéns, ficou lindo a versão mini...

    ResponderExcluir
  3. Suas receitas são ótimas e as fotos são lindas.
    Sou fã de cheesecake, estes mini, ficaram uma tentação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã de cheesecake, os teus ficaram lindos e originais nunca experimentei assim em miniaturas.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. belo visual...amei essa versão mini...parabens..

    ResponderExcluir
  6. Um tempinho atrás eu inventeid e fazer um muffin/cupcake que era metade bolo de chocolate e por cima mousse de maracujá, porém as forminhas deformaram e esparramaram a mousse toda, um desastre. Fiquei num medinho de fazer essa rezeita mas vou me arriscar! O que será q errei hein?

    ResponderExcluir
  7. D Augusto, você usou uma forma de metal para "segurar" a massa? Pode ser forma de muffin, ou mesmo de empada, que não vai esparramar a mousse até ela se firmar completamente. O mesmo com esta cheesecake, que vai para a geladeira dentro da forma de metal.
    Espero ter ajudado ;)

    ResponderExcluir
  8. eu parei naquele micro cheesecake do Atenas. até agora não comi mais nenhum, não é uma tristeza infinita essa vida???

    tão uma fofura os seus minis. comia uns 10 deles, sem dó!
    =***

    ResponderExcluir
  9. Oiiis Tati!!!!!q saudades!!!
    Amei seus mini!!!!vou fazer!!!ando a louca da cozinha...pena q não fica tão bonito quanto os seus...mas já me conformei q dotes culinários eu não nasci com e portanto, nunca terei....snif...beijos mil

    ResponderExcluir
  10. Oiiis Tati!!!!!q saudades!!!
    Amei seus mini!!!!vou fazer!!!ando a louca da cozinha...pena q não fica tão bonito quanto os seus...mas já me conformei q dotes culinários eu não nasci com e portanto, nunca terei....snif...beijos mil

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tati,

    Eu também já tive essa neura com os tempos de cozimentos de bolos e biscoitos e o pior é que o meu forno não ajuda, pelo contrário, rsrs. E também fiz uma vez os pequenos cheesecakes marmorizados (os seus ficaram tão lindinhos!), mas nem tive tempo de fotografar, depois que endureceram só eu comi três, numa sentada (que vergonha, ter de admitir isso! rsrs).

    Beijoca e boa noite, querida!

    ResponderExcluir
  12. ADORO CHEESECAKE E ACHEI ESSES FANTÁSTICOS..QUE DELICIA QUE DEVEM TER FICADO.
    ASSIM NESSAS FORMAS FICAM BEM LINDOS.
    BJS

    ResponderExcluir
  13. Tati, realmente esses mini cheesecakes são lindos, além de deliciosos. Os seus ficaram muito caprichados.
    Sempre dá um medinho de fazer novas receitas, mas aí que a aventura tem sua graça...rsrs...pelo menos pra mim...rsrs
    beijos e um fim de semana muito gostoso

    ResponderExcluir
  14. Ficaram uma graça! Uma sobremesa deliciosa! bjs

    ResponderExcluir
  15. Que lindeza!!!! Amei!
    Beijoka pra vc!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Meu deus!
    Só encontrei delicias neste blog, vou seguir certamente!
    E estes cheesecakes hummm uma maravilha!

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  17. Também tenho problemas com pratos que não parecem assados ao sairem do forno!rs...
    Esse cheesecake, parece delicioso!!

    ResponderExcluir
  18. E ficaram mesmo bastante especiais!

    Acho que os doces assim em versão mini ficam muito mais charmosos,não é?

    Bjo pra você

    ResponderExcluir
  19. estes little cheese cakes ficaram fantásticos. vou tentar amanhã, e frequentar seu blog - ops, site! - está me engordando. abraços

    ResponderExcluir
  20. Uau Tati, que espetáculo!
    Essa receita é perfeita, adorei.
    Hehehe, temos o mesmo problema! Estou sempre voltando para o forno meus doces, por achar que estão crus e depois passa do ponto!
    Gostei dessa "confiança", vou praticá-la!
    Adorei a ideia de colocar a bolacha inteira no fundo!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir