terça-feira, 8 de novembro de 2011

panna cotta de baunilha com morangos


Sempre que via uma receita de panna cotta, ficava me pergundo, por que ainda não preparei? Cri-cri-cri. É, nenhuma justificativa para minha falta. Até comentei com o marido do que ele achava (leia-se: você me ajuda a comer?) - ao listar os ingredientes ele pensou que era algo parecido com aquela mistura branca da gelatina mosaico (uma sobremesa super na moda nos idos de 1980) e logo rejeitou a idéia da panna cotta. Eu simplesmente ignorei a cara feia dele e pensei: é impossível esse treco ser ruim! Estava certa, ficou deliciosa, os morangos combinaram muito bem... e ainda fiz o marido feliz com uma sobremesa cremosa :)
Receita desse livro.

¼ xícara água
3 ½ colheres (chá) gelatina em pó sem sabor
3 ¼ xícaras creme de leite fresco
¾ xícara açúcar de confeiteiro
1 fava de baunilha



Coloque a água numa tigelinha e aos poucos salpique a gelantina em pó sobre a água, deixe por 5min. Numa panelinha coloque o creme de leite, açúcar e a fava da baunilha - abra no sentido do comprimento, raspe as sementes com uma faquinha e coloque tudo na panela. Deixe aquecer em fogo médio-baixo por 5min, mexendo de vez em quando. Coloque a gelatina hidratada na panela e sem parar de mexer, deixe no fogo por 2min. Distribua a mistura em potinhos, espere amornar, cubra e leve à geladeira por 4-6 horas. Sirva com os morangos cozidos.
Para os morangos, usei 1 bandejinha de 300g. Lave, retire os cabinhos e corte no sentido do comprimento os morangos maiores. Coloque numa panela com 2 colheres (sopa) de açúcar, e leve para aquecer. Quando os morangos estiverem cozidos e ainda firme, reitire-os da panela, transfira para uma tigela. Terá se formado uma calda junto com os morangos, abaixe o fogo para o mínimo e deixe esta calda reduzir, até ficar como um xarope. Despeje a calda sobre os morangos.